Genilda
Amorim de Souza
Será possível
atravessar esse rio sem sair dos limites do amor, do respeito
e do carinho? Todos possuímos temperamentos diversos.
Nenhum temperamento é melhor ou pior que outro.
Todos podem ser ruim nos seus defeitos não curados
pela palavra de Deus e pelo Espírito Santo. E para
aqueles que estão atravessando a idade crítica:
Adolescência ou Juventude, esse é um período
de grandes conflitos que geram dores terríveis
para pessoas que se amam e precisam umas das outras.
Sempre existiram os conflitos de gerações,
mas a natureza desses conflitos tem mudado radicalmente.
A cultura que respeitava e apoiava os pais, agora, se
volta contra os pais, como uma terrível inimiga.
As informações que chegam aos nossos adolescentes
e jovens, vêm com a força do discurso antifamília,
com mensagens perturbadoras sobre o uso de drogas, sexo
e violência.
Exemplo disso são
as músicas que normalmente são divulgadas
pelos meios de comunicação; e adolescentes
e jovens (a maior população atingida) não
as ouvem apenas uma vez, mas muitas vezes, e aquela mensagem
envolvente e sedutora fica gravada na mente e consequentemente
são forçados a lidar com pressões
e tentações que as gerações
passadas não tiveram que enfrentar.
É como se eles estivessem num corredor cheio de
grandes portas , e cada porta trazendo indicações
diferentes, como: Álcool, maconha, entorpecentes,
pornografia, jogos, homossexualismo, sexo pré-conjugal,
etc.Estas são as portas das ilusões, dos
sonhos desfeitos e das promessas vazias, portas que indicam
uma estrada que não leva a lugar nenhum.
A palavra de Deus aponta
um desejo inato no ser humano de ter um propósito,
uma direção na vida. Sem propósito,
sem projeto de vida, sem orientação, sem
sonhos, não chegaremos a lugar algum. Vivemos um
rápido e assustador declínio dos padrões
morais, e a família vem sofrendo bombardeios e
se tornando cada vez mais enfraquecida dentro de uma sociedade
desigual, injusta, onde a maioria dos seus membros não
conhecem a Deus, e perderam o referencial do certo e do
errado e por isso mesmo mais violenta.
As mentes são diferentes,
extremadas, com valores diversos e de difícil convivência.
Provérbios capítulo 4 e versículo
23 afirma que tudo que é de vital importância
para o ser humano, procede do seu coração.Se
agimos de forma consciente ou não, isso não
vem ao caso, o que importa é que todos nós
sabemos disso, e por essa razão levantamos paredes
e muros de proteção ao redor de nosso coração.
Acontece porém que
essa "proteção" que imaginamos
é enganosa, pois acaba se tornando em muralhas
que por muitas vezes servem para nos aprisionar, impedindo
que tenhamos um relacionamento bom e saudável com
nossos familiares e até com os amigos, como Deus
requer e a sua palavra nos orienta.
A mais mortífera
arma de satanás é uma auto-imagem negativa.
O inimigo de nossas almas é um adversário
inteligente, ardiloso e muito perigoso, e como ele pertence
ao mundo espiritual conhece nossas fraquezas, nossas enfermidades
e as utiliza contra nós. Dentre outras, as armas
mais fortes "dele" são aquelas de natureza
psicológica, como: o medo, a dúvida, a raiva,
a hostilidade, o sentimento de culpa, de inferioridade,
esses sentimentos que se acham enraizados no mais profundo
de nosso ser, "ele" usa tudo isso para isolar-nos
dos outros.
Por isso é importante
para os nossos relacionamentos que tenhamos uma imagem
própria sadia. As pessoas de mais difícil
convivência são aquelas que não gostam
de si mesmas. Quem tem uma auto imagem negativa está
pedindo aos outros seres humanos que façam por
ele algo que ninguém pode fazer, que é leva-lo
a sentir-se capaz e ajustado no meio em que vive. Isso
representa um peso muito grande sobre os ombros de uma
esposa, de um esposo, filhos, pais, amigos, vizinhos,
membros da igreja.
A melhor ilustração
desse fato está registrado no livro de Números
nos capítulos 13 e 14. Josué e Calebe eram
diferentes. Provérbios capítulo 23 verso
7 "Assim como imaginamos em nosso coração,
assim somos." O valor humano não depende da
beleza, inteligência, ou posses materiais. Mas cada
um de nós vale mais do que todas as riquezas do
mundo inteiro, simplesmente por que Deus nos deu esse
valor.
Nossa maior necessidade
é o relacionamento com Deus Pai.Todos precisamos
ter um conhecimento pessoal do caráter e da natureza
de Deus Pai.Será que o conhecemos no coração?
Até onde Ele é real para nós? Certa
vez, o profeta Neemias permitiu que Deus Pai, pelo seu
Espírito lhe revelasse o estado de seu próprio
coração. Só depois desse fato, foi
que ele começou a ter um conhecimento real do coração
de Deus Pai.
Somente assim, vamos experimentar
verdadeiras mudanças em nossa maneira de viver.Precisamos
entender que fomos feitos- frágeis, vulneráveis,
limitados, carentes e dependentes uns dos outros. Família
só se sustenta quando existe amor incondicional,
doação espontânea. Com Deus é
tempo de amar, crescer e ser feliz!