+Principal==Mensagens==Regiões==Eventos==Liderança=\Download=\Links=\Mapa=\Contato

--- Mensagens
- Testemunhos
- Oração
- Pregador
- Humor
- Música
- Fórum
- Dúvidas
- Crença

- Regiões
- Eventos
- Liderança
- Conheça-nos
- Links
- Download
- Mapa
- Contato
Procurar neste site

 

O novo nascimento
Robson José Brito

É de suma importância que compreendamos plenamente o que as palavras de Jesus a Nicodemos significam na íntegra: "Necessário vos é nascer de novo". "Quem não nascer da água e do Espírito não pode ver o Reino de Deus". A história da igreja mostra claramente a tendência das organizações religiosas, depois que esfria "o primeiro amor" para considerar a conversão como um ato cerimonial da igreja, ou um ato voluntário da vontade humana, ao invés de um ato sobrenatural do Espírito Santo.

Antes de entendermos o que é a regeneração, o novo nascimento, parece ser mais fácil verificar o que ele não é.

O NOVO NASCIMENTO NÃO É UMA REFORMA

A regeneração em Cristo não é uma reforma. O homem natural confunde o novo nascimento com uma reforma. Reforma é de origem humana. A reforma é exterior e não atinge a corrupção interna do homem.

Imagine um relógio com mola principal quebrada - o relojoeiro ao invés trocar essa peça protagonista, troca somente a capa, poli o visor e ajeita a pulseira ele não irá funcionar. Assim, a educação familiar, a educação formal, as regras de conduta social e o esforço pessoal poderão tentar melhorar a natureza má, congênita do homem, mas a mudança radical de sua natureza somente Deus poderá realizar.

Do ponto de vista espiritual não há o que reforma no homem. Há sim o que re-criar. O apóstolo Paulo que tivera essa experiência mostra isso claramente em seus escritos: "Pelo que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo"( 2 Co 5:17). "Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé no filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim".

O novo nascimento significa o ato sobrenatural em que a pessoa é gerada por Deus, e abandona a prática deliberada do pecado, conforme lemos na Primeira Epístola de João 5:18: "Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não vive pecando; antes o guarda aquele que nasceu de Deus, e o Maligno não lhe toca".

O novo nascimento é um milagre porque é meio pelo qual um mortal passa ser participante da natureza divina. Isso foi claramente ensinado pelo apóstolo Pedro: "Graça e paz vos sejam multiplicadas no pleno conhecimento de Deus e de Jesus nosso Senhor; visto como o seu divino poder nos tem dado tudo o que diz respeito à vida e à piedade, pelo pleno conhecimento daquele que nos chamou por sua própria glória e virtude; pelas quais ele nos tem dado as suas preciosas e grandíssimas promessas, para que por elas vos torneis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo.(2 Pe 1: 2- 4).

NÃO É TORNAR-SE RELIGIOSO

A religião pode ser meramente exterior. Se a religião por si só salvasse, Nicodemos (um ultra-religioso) não precisaria nascer de novo. Entretanto, Jesus lhe decretou "quem não nascer de novo não pode entrar no reino do céu". Dessa forma novo nascimento não é aderir a uma religião, mas sim, é receber uma vivificação.

Os primeiros cristãos da cidade de Éfeso foram orientados claramente a esse respeito: "Ele vos vivificou, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, nos quais outrora andastes, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos de desobediência, entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como também os demais. Mas Deus, sendo rico em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, estando nós ainda mortos em nossos delitos, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), e nos ressuscitou juntamente com ele, e com ele nos fez sentar nas regiões celestes em Cristo Jesus, para mostrar nos séculos vindouros a suprema riqueza da sua graça, pela sua bondade para conosco em Cristo Jesus. Porque pela graça sois salvos, por s gentios, e eles à vem de vós, é dom de Deus; não vem das obras, para que ninguém se glorie" (Ef 2:1-9).

NÃO É SIMPLESMENTE MUDANÇA DE CORAÇÃO

Daqui em diante, veremos esse tema de modo bem sintético.

O novo nascimento não é a mudança de algo no homem, nem a remoção de algo do ser humano, mas a comunicação de algo ao ser humano - algo que ele jamais possuiu antes. O novo nascimento é literalmente a doação da natureza divina ao coração e a vida do pecador - o que faz dele uma nova criatura.

O novo nascimento se opera mediante uma união pessoal com Jesus Cristo. Por isso, somente o Cristianismo tem o poder de mudar integralmente a pessoa. Cristo mesmo declarou: "...Se alguém me amar, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos a ele, e faremos nele morada" (Jo 14:23).

Nesse sentido, observamos que não existe meio termo para esse fato, ou indivíduo passa a ter um compromisso com Jesus Cristo, vindo a nascer de novo e, portanto, está vivo para Deus; ou, então, está morto: "Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida" (1 Jo 5: 12).

NECESSIDADE DO NOVO NASCIMENTO.

"Não te admires de eu te dizer: Importa-vos nascer de novo (do alto)" (Jo 3:7). Essas são as palavras de Jesus. Todavia, adiramo-nos e ficamos imaginando. Talvez a principal pergunta que permaneça em nossas mentes seja: "Por que alguém deve nascer do alto?" Esta é uma pergunta válida e exige uma resposta direta.

Estudaremos hoje quatro razões da necessidade do novo nascimento.

1. PORQUE O REINO DE DEUS NÃO PODE SER VISTO SEM O NOVO NASCIMENTO.
a) O novo nascimento é uma necessidade absoluta (Jo 3:3).

b) Sem o novo nascimento o homem não pode compreender o reino de Deus (1 Co 2:14).

2. POR CAUSA DA NATUREZA DO PRIMEIRO NASCIMENTO.
Vemos que por causa da natureza do primeiro nascimento do ser humano (da carne), um segundo nascimento é necessário (do espírito).

a) Todos nascemos de pais pecadores e somos, portanto, pecadores. Uma das leis indiscutíveis da natureza é que as espécies se reproduzem segundo a sua espécie. Vejamos as seguintes referências: Sl 51:5; Jo 3:6; Rm 8:7,9.

b) Quem não nasceu de novo não pode ser chamado "filho de Deus", do ponto de vista espiritual. Jesus condenou os que O rejeitaram (Jo 8:44).

c) A pessoa que não nasceu de novo não pode reivindicar Deus como Pai. Não é possível simplesmente juntar-se à companhia dos salvos. É preciso nascer na família de Deus. A carne e o espírito são duas esferas completamente diversas, por isso é absolutamente necessário que a pessoa nasça de novo.

3. PORQUE O HOMEM NÃO SERIA FELIZ NO CÉU SEM O NOVO NASCIMENTO.

a) O céu é um lugar, mas é também um estado ou condição. Possivelmente, ninguém poderia ser feliz na presença do Senhor e na companhia dos remidos a não ser que a sua natureza íntima estivesse em harmonia com Deus. E isso só é possível depois que a pessoa "nasceu de novo".

b) Se fosse possível alguém entrar no céu sem nascer de novo, possivelmente, depois que essa pessoa satisfizesse sua curiosidade em conhecer o céu, iria buscar satisfazer algum desejo pecaminoso.

4. PORQUE O HOMEM SEM O NOVO NASCIMENTO ESTÁ MORTO.
a) O homem natural está morto em seus delitos e pecados (Ef 2:1). Não existe qualquer vida espiritual nele e a única maneira pela qual a vida pode ser recebida é pelo nascimento.

b) O ser humano longe de Deus é separado da vida de Deus pela ignorância, pela dureza de coração (Ef 4:19), mas, quando essa pessoa nasce de novo, ressuscita juntamente com Cristo para uma nova vida (Ef 2:5,6).

c) Portanto, o novo nascimento é um milagre porque se trata da vivificação de m homem morto no pecado (Ef 2:1- 4; Cl 2:13; 1 Tm 5:6).


Você está aqui: principal > mensagens > O novo nascimento

| PRINCIPAL | MENSAGENS | ORAÇÃO | PREGADOR | HUMOR | MÚSICA | FÓRUM |
| DÚVIDAS | CRENÇA | REGIÕES | EVENTOS
| LIDERANÇA | CONHEÇA-NOS |
| LINKS | DOWNLOAD |
MAPA |
CONTATO |


© UMADEPAR 2000, Fazendo a Diferença - Todos os direitos reservados
MAC Designer - dúvidas ou sugestões contate nossos webmastes
Hosted by www.Geocities.ws

1