Escutando
a resposta de Deus - Jacqueline Collodo Gomes
O avô tinha muito zelo por seu neto adolescente,
e por isso, sempre que encontrava uma oportunidade, falava-lhe
do amor de Deus e de Sua Palavra.
O jovem escutava, em respeito ao avô, mas por dentro
achava aqueles assuntos muito chatos, coisas de velhos,
de religiosos e gente alienada; e apenas sorria e seguia
sem dizer nada.
Um dia o jovem estava apreensivo para conseguir uma vaga
em uma das empresas onde ia fazer entrevistas de emprego.
O avô, percebendo seu nervosismo, resolveu perguntar
o que estava acontecendo, e então o jovem lhe inteirou
do assunto.
- Olhe, meu filho, para você ficar tranquilo,
fale com Deus e diga o que você precisa. Depois,
confie e espere. Deus tem o melhor pra nos dar. Ele nos
ama, e sempre responde as nossas orações.
Num gesto de carinho, o jovem deu um tapinha
nas costas do avô, achando tudo aquilo uma tolice.
E saiu.
Dias depois, tenso e decepcionado, procurou o avô
e o acusou: - O senhor me disse que Deus me amava,
e responderia minhas orações. Pois bem.
Todas as vagas foram preenchidas, e eu fiquei sem nada!
É assim que Deus me ama? Respondendo "não"
à minha oração?
O avô sorriu, pois sem perceber, o jovem
havia admitido que tinha pedido a Deus que o ajudasse,
e isso era um sinal de que o neto não o ignorava
tanto assim quando lhe falava da Bíblia. Tranqüilamente
respondeu ao jovem: - Sim. Deus te ama tanto que
às vezes te responde "não" para
o seu próprio bem.
O jovem ficou perplexo com a resposta que acabara
de escutar, e pensou em retrucar vários desaforos,
mas se calou e saiu bufando de braveza. E não falou
mais com o avô naquele dia.
Na manhã seguinte uma ligação solicitava
o comparecimento do rapaz numa importante multinacional.
Ao desligar o telefone, o jovem ainda estava trêmulo,
e não podia acreditar que havia sido chamado para
a seleção daquela imponente empresa, pois
havia pensado que nunca ia conseguir trabalhar lá,
que não tinha o que era necessário para
ser um empregado da empresa. Ele viu o avô passando
da sala para a cozinha, cantarolando uma canção
cristã, e ficou um pouco envergonhado por não
ter falado mais com o homem no dia anterior depois daquele
momento hostil. Então resolveu sair sem dizer nada.
À tarde, o jovem chegava no portão da casa,
e o avô cuidava de algumas plantas no jardim da
frente. Levantando-se para recebê-lo, o homem percebeu
uma expressão mista de surpresa, alegria e espanto,
em sua face.
- Consegui um emprego naquela multinacional.
- o neto contou. - É um cargo bem maior
do que o cargo que eu estava tentando nas outras empresas.
O
avô tirou as luvas de jardinagem para saudá-lo,
e falou: - Eu também te disse que Deus
tem o melhor para nos dar. Ele sabe como nos responder,
e porque deve nos responder de tais formas. Às
vezes entendemos o "não" de Deus como
algo definitivo, quando Ele só está nos
encaminhando para aquilo que é nosso mesmo. Por
isso devemos continuar confiando. Sabe, meu filho, Deus
nos ama demais para nos deixar sem resposta.
Emocionado,
o jovem abraçou o avô. E acreditou em Deus.
Que maravilhoso sabermos que podemos contar com Deus!
Ele não nos desampara! Sempre tem o melhor para
nós. Podemos confiar que Ele trará a solução,
pois tem por nós um amor imenso e cheio de coragem,
até mesmo para nos exortar ou dizer a verdade acerca
de algo que quer nos iludir.
Quando
entregamos a Deus em oração aquilo de que
precisamos, e fazemos nossa parte permitindo que Deus
faça a Dele (sem tentarmos fazer a parte de Deus),
somos encaminhados para aquilo que é nosso, definitivo;
seja uma vaga de trabalho, seja um imóvel, seja
a real salvação de alguém por quem
clamamos, e até mesmo o esposo/esposa que Ele tem
preparado para nós.
Então, vamos entregar para Deus o que não
podemos resolver. Aquilo que necessitamos, vamos entregar
para Deus em oração, deixar em Suas mãos,
e confiar. Ele está escutando. E também
vai responder. Basta esperarmos e confiarmos.