Encontrando
Deus na calçada da vida
- Jacqueline Collodo Gomes
Todos
os dias uma senhora fazia o mesmo caminho ao voltar para casa
do trabalho, sempre reclamando por ter que passar por uma
calçada coberta de terra e pedregulhos. Resmungava
ao longo do trecho enquanto tentava se equilibrar em cima
das lascas de pedras, e por diversas vezes acabava virando
os pés e quase caindo no chão, o que a fazia
se irritar mais ainda.
Uma menininha passou a observar de longe aquela cena um tanto
engraçada. A senhora nunca ria, nunca sorria! Será
que nada poderia fazê-la feliz? "Ela reclama
das pedrinhas. Se eu tirá-las, acho que ela ficará
feliz”, a menininha pensou consigo mesma.
E no dia seguinte, lá foi ela remover todos os pedregulhos
da calçada.
Os que passavam e a viam recolhendo as pedras ficavam sem
entender nada, achavam a cena curiosa, pensavam ser alguma
travessura de criança. Mas a menininha estava determinada
a não parar até que tivesse recolhido todas
as pedrinhas.
Algum tempo depois, já exausta, ela se levantou, passou
a mão pela testa e correu para se esconder. Queria
ver a reação daquela senhora quando visse a
calçada de terra lisa e clara. Não podia esperar
para vê-la sorrir pela primeira vez!
De repente a senhora passou, mas estava distraída reclamando
de seus problemas e de sua vida, e só notou a calçada
lisa no meio do caminho. Olhou pra trás, olhou pra
frente, olhou pra baixo. Fazia feição de quem
não tinha entendido nada, e então falou: - "Tiraram
as pedras, mas deixaram esta terra imunda! Por que não
cimentam esta calçada logo de uma vez? Olhe como estão
os meus sapatos, as minhas meias! Todos cobertos de poeira!
Pelo menos as pedras não colocavam meu sapato e minha
roupa em contato com toda essa sujeira!", e
seguiu mais carrancuda do que antes.
Ouvi-se um suspiro de criança ali pertinho. A menininha
estava triste, mas não havia desistido. No dia seguinte,
bem cedinho, ela ia repor as pedras na calçada. "As
pedras de volta farão àquela senhora ficar feliz
e sorrir. Eu tenho certeza!", pensou consigo
mesma.
Logo pela manhã estava a menininha distribuindo os
pedregulhos na calçada e os arrumando com seus pezinhos.
Quem passava por ela sorria; aos seus olhos era alguma travessura
de criança. Mas a menininha queria mesmo que aquela
senhora fosse feliz.
Quando acabou, ela correu pra se esconder. E lá vinha
a senhora se aproximando quando notou as pedras de volta à
calçada. Pôs as mãos na cintura e soltou
logo uma exclamação bem feia. A menininha deu
um pulo de susto.
- Outra vez essas pedras! Ainda que só com
a areia não danificava tanto o solado dos meus sapatos.
Isso sem contar a dor nas minhas pernas!
A menininha se sentiu decepcionada e confusa. Não agüentou
e saiu de onde estava escondida, parando na frente daquela
senhora. A mulher estranhou e ergueu as sobrancelhas, desconfiada.
- Tirei as pedras pra senhora ficar feliz. A senhora
quis as pedras de volta e eu as coloquei, pensando que assim
a senhora ficaria feliz. Eu queria mesmo fazer alguma coisa
pra senhora ficar feliz, mas acho que nem se eu fizer uma
careta ou contar uma piada a senhora dá uma risada!
Então, eu não posso fazer mais nada... Nem a
senhora sabe com o que fica feliz!
Quando escrevi essa historinha,
não imaginei que a mensagem poderia ir bem além
do que eu realmente tinha planejado ilustrar.
Aquela senhora tinha uma visão restrita a si mesma,
por isso não pudera notar o gesto da criança,
nem muito menos demonstrar gratidão ou sentir o carinho
com que a menininha planejara lhe fazer aquele agrado. Muitas
vezes agimos assim, nos fechando em nosso próprio mundo,
e não reparamos nas pessoas ao nosso redor, nem nos
seus esforços para nos alegrar ou não nos deixar
faltar o que precisamos. Não percebemos que a vida
continua, que as outras pessoas também tem seus próprios
problemas e nem por isso deixam de fazer alguma gentileza
para alguém ou demonstrar respeito e consideração
em alguma situação.
Quantas vezes nos são postas novas oportunidades, e
as ignoramos, talvez movidos por orgulho, pretensão,
medo, ou por estarmos envolvidos numa carga de estresse e
preocupação. Para aquela senhora era a oportunidade
de ter a amizade da menininha, de aprender a ser mais otimista,
de aprender a criar a sua felicidade em meio às dificuldades!
Uma oportunidade de transformação de vida!
Quantas vezes retribuímos gentileza com indiferença?
Aquela senhora poderia ter questionado, pensado mais um pouco
em quem teria se incomodado em retirar aquelas pedras e por
que o teria feito. Havia uma menininha que a achava especial
e a queria muito bem! Mas a senhora não gostava de
si mesma, já que achava e dizia que ninguém
mais gostava. Como ela pôde se dar ao direito de responder
pelos outros, pelos sentimentos dos outros? Quantas boas amizades
já deixamos de lado porque desprezamos o carinho desinteressado
que nos é oferecido, julgando que os outros não
nos dão valor sincero quando somos nós que não
nos damos o devido valor!
Quantas vezes Deus tira as pedras de nossos caminhos e nós
voltamos a colocá-las, por falta de sabedoria e falta
de amor próprio!
A menininha estava decepcionada porque a senhora não
quis lutar por si mesma e se dar uma oportunidade de sorrir
e viver algo diferente em sua vida. Ela não podia mesmo
fazer mais nada, pois cabia à senhora repensar seu
modo de viver e tomar uma decisão. Mas mesmo quando
as pessoas não podem nos ajudar, ou quando nós
mesmos não conseguimos nos ajudar, podemos contar com
a ajuda de Deus. Ele nos salva de nós mesmos! De nossos
traumas, medos, ansiedade, fraquezas, tudo o que nos move
a agir de uma maneira que nos prejudica, e nós não
conseguimos entender nem nos curar sozinhos. Ele é
o grande Doutor, dono da ciência e especialista em fazer
o que é impossível aos olhos humanos, e coloca
Seus serviços ao nosso dispor em qualquer momento que
necessitamos ou clamamos por Ele!
Deus tem o poder de curar
suas feridas, de te dar um novo coração, de
te ajudar a superar o que te prejudicou. Creia nisso!
Não se preocupe com resultados instantâneos,
não tenha pressa! Deixe Deus te curar completamente
e só desfrute o tempo do "tratamento". E
se alguma vez você errar em algo, não desanime.
Perdoe-se e libere-se para seguir em frente. Tente de novo,
tente!
Deixe Deus te fazer feliz! Olhe para o que Ele tem feito por
você; Ele ainda fará muito mais! Agradeça-O!
Abra a portinha do seu mundinho particular e saia para ver
quantas coisas boas te esperam!
Respire fundo e viva, com responsabilidade!
<voltar
|