Com
as lentes de Deus
- Jacqueline Collodo Gomes
Vi
na televisão um programa destinado ao público
infantil onde um garotinho que usava óculos colou em
cada uma das lentes um pedaço de papel celofane azul,
e saiu andando pela casa. A mãe o chamou para almoçar,
e lá foi ele sentar-se à mesa.
- Mãe, me dá um pouco desse arroz azul
- ele falou olhando para a travessa de arroz branco que a
mãe acabara de colocar no centro da mesa.
Era a visão que ele tinha detrás daquelas lentes
improvisadas. Você pode imaginar como um garotinho daquela
idade estaria radiante por poder ver o mundo inteiro azul.
A mãe riu e meneou a cabeça, enquanto lhe servia
o almoço no prato.
Muitas vezes agimos como esse garotinho sem percebermos. Colocamos
em nossa visão as lentes da aflição,
do medo, do desespero, da baixa auto-estima, ou até
mesmo uma lente muito escura que não nos permite enxergar
com clareza por onde estamos andando, e aí vamos caminhando
olhando o mundo sobre aquela lente que deturpa todas as imagens
que passam à nossa frente e não nos deixam enxergar
a segurança, a paz, o perigo daquela proposta ilusória,
ou o valor que temos.
Precisamos jogar fora essas lentes sujas, quebradas, que empatam
nossas vidas e distorcem os valores e as alegrias às
nossas vistas, para colocar à frente de nossos olhos
a lente de Deus que nos dá a visão do ângulo
pelo qual Deus vê os nossos problemas: de cima, tão
minúsculos e fáceis de serem resolvidos.
O perigo, o sofrimento, têm um limite, uma fronteira
que não precisamos atravessar. Mas essas lentes danificadas
com que escolhemos olhar a vida trazem para perto a obscuridade
de trás daquele monte que está bem longe de
nós, lá do outro lado da fronteira, e a reproduz
como que ao nosso lado.
Tiremos agora a lente que está nos fazendo ver só
o sofrimento. Olhemos através da lente divina que enxerga
a saída, a solução, a esperança;
para nos abrirmos às possibilidades e conquistas.
É possível vencer e conquistar ideais sim, se
escolhermos olhar pela lente de Deus que enxerga que é
possível vencer! É possível viver um
grande amor e muitas felicidades, porque o amor existe e a
felicidade também! Depende unicamente da lente através
da qual escolhermos olhar para as nossas vidas.
*texto
original da coluna Em
Poucas Palavras.
<voltar
|