O FATO: UM HOMEM TEMENTE A DEUS

                                     ( PARTE FINAL )  

O FATO desta quinzena  tem como texto bíblico o livro de Atos dos Apóstolos, capítulo 10, versículos de 1 a 8 e os versículos 23 a 33. Relata a história do Centurião romano Cornélio. 

4 - Sobre toda a nação judaica - Cornélio era conhecido como homem piedoso e não escondia sua fé. Os judeus davam bom testemunho, e sentiram que sua religião era sincera e tinha poder sobe sua vida. E assim se tornou uma verdadeira bênção para os seus queridos, para os seus amigos, para os seus subordinados e para todos quantos o conheciam. Os cristãos precisam, realmente, exercer forte influência sobre os outros, especialmente sobre os mais próximos, parentes, empregados, amigos e mesmo os estranhos.

C - SUA CARÊNCIA

Encontramos nos evangelhos dois casos que são muito parecidos ao do nosso centurião. Como Cornélio, Nicodemos e o moço rico eram bom caráter, eram religiosos, procuravam fazer a vontade de Deus.  Mesmo assim, ainda faltava-lhe alguma coisa. Para Nicodemos faltava o nascimento espiritual; al moço rico, dar ao Senhor Jesus Cristo a primazia em sua vida e para Cornélio faltava conhecer seu Salvador e Senhor Jesus. Pela graça de Deus conseguiu ouvir a sua mensagem. Nicodemos e Cornélio alcançaram a salvação. Quanto ao moço rico, não sabemos.

O mesmo se dá hoje com os homens. Cristo é o único que satisfaz plenamente. Muitos têm riquezas, têm sabedoria, têm prestígio, têm fama, têm religião, mas porque não têm Cristo, estão sem alegria, sem paz, sem satisfação íntima. O homem é por natureza religioso. Religião é uma das coisas mais comuns do mundo. Mas a satisfação, a paz espiritual, é uma das coisas pouco comuns entre os homens. Não é suficiente pertencer à igreja, é preciso ter Jesus Cristo no coração, como Salvador pessoal, como Senhor absoluto de sua vida. crendo que Ele é Deus e que voltará para nos buscar. O que falta na vida de muitos homens e de muitos dos que se dizem cristão, é Cristo.

até ouvir a mensagem de Pedro, Cornélio conhecia Deus só de ouvir falar. Mas depois, pela fé, passou a conhecê-lo na pessoa de Jesus Cristo e senti-lo com a presença do Espírito Santo em seu coração. Não somente ele mas todos os que estavam em sua casa. Viu, amigo leitor, como é maravilhoso ver a ação de Deus na vida  daqueles que são dele. O centurião gastava horas em oração. Porém, havia alguma coisa em seu coração que não estava certa. Faltava algo. O Senhor sabia o que era e ouviu a sua oração. Então preparou Cornélio para receber a mensagem da salvação e também o mensageiro. Foi um dia de grande alegria tanto para o pregador como para como para os ouvintes da Palavra.

A mensagem foi simples, mas belíssima. Podemos destacar três partes:

1 - Jesus Cristo é o Senhor de todos (vv.36-38).  Ele não é o Deus apenas dos judeus, mas de todos os homens. É Senhor da humanidade inteira. Fez-se homem e habitou  entre nós cheio  de graça e de verdade. Ele andou por toda a parte fazendo o bem.

2 - Jesus Cristo foi crucificado  e ressuscitou (vv,39-42). Tendo passado pela vida  cheio do Espírito Santo, fazendo o bem e ensinando a verdade, foi perseguido, maltratado,  aprisionado e crucificado no  Calvário. Parecia derrotado, mas operou-se um grande e extraordinário milagre, que coroou a sua vida gloriosa e útil, confirmando a sua missão divina. Deus o ressuscitou no terceiro dia, aparecendo aos discípulos e apóstolos, inclusive a Pedro. É agora o  juiz dos vivos e dos mortos.

3 - Em Jesus Cristo há remissão de pecados (v.43). Cristo fez sacrifício de expiação e todo aquele que nele crê recebe remissão de pecados.

Nesta altura Pedro teve de parar, não podendo continuar mais. O Espírito Santo havia descido sobre todos. Parece que o grande problema de Cornélio era exatamente a remissão dos seus pecados. Como poderia ele se tornar justo diante de Deus? Havia acompanhado com interesse toda  a exposição, mas, ao ouvir  Pedro falar da remissão dos pecados, pela fé em Jesus Cristo, ele encontrou a solução do seu problema. Em Cristo há libertação do pecado e a sua alma vibrou de alegria e de satisfação espiritual, caindo sobre todos o Espírito. E foram batizados. A grande bênção de Cornélio foi encontrar Jesus Cristo.crerem seu nome e sentir que seus pecados estavam perdoados, sendo admitido à Igreja pelo batismo.

 

Hosted by www.Geocities.ws

1