Esta página será sempre dedicada a uma pessoa
marcante e relevante da comunidade ASCAPRI: Copacabana, Capricórnio,
Jardim Califórnia, Delfim Verde, Recanto Som do Mar.
Se você tem uma sugestão de Homenagem, para que uma entrevista seja realizada e divulgada, entre em contato conosco.Estaremos desenvolvendo a nossa "Galeria Praiana", com as entrevistas e homenagens.
Mande sua sugestão!
Líbia Ghirotti Caputo conhecida e carinhosamente chamada por "Da. Líbia", nasceu em Lencóis Paulista (SP) em 18 de novembro de 1918, sob o signo de escorpião.
Com 22 anos casou-se com Atílio Caputo. Casada, foi viver em Bauru. Tem três filhos: Álvaro, Lauro e Marcos. Suas noras Eunides (Coca), Nilza e Merci e destes casais tem oito netos, quatro mulheres e quatro homens. Dos netos, já tem quatro bisnetos e mais um a caminho. Orgulha-se muito de cada um deles.
Da. Líbia estava muito feliz quando soube da possibilidade de ter esta foto reproduzida.

Como sempre,
muito bonita...
E o mais marcante: fotografada pelo seu ainda namorado, futuro noivo e marido.
Atílio era vendedor em Bauru e foi nessa condição que resolveu mudar-se para Caraguá, representando uma marca de óleo culinário. Logo em seguida aposentou-se. Passou então a trabalhar como Corretor de Imóveis. Vendeu lotes no Capricórnio e também na Tabatinga.
Assim
que veio visitar a nova propriedade vendeu o lote dos sonhos... constatou
que o "rio não era tão rio" assim.
Vendeu sua parte e imediatamente fez nova parceria e adquiram uma casa na
Av. Leão, no Capricórnio. Agora mais perto da praia, era uma
casa e nela poderiam morar.
O casal
mudou-se de Bauru em 21 de maio de 1971.
Da. Líbia conta que Atílio havia combinado com ela que só
compraria os alimentos básicos como arroz, feijão, óleo,
etc, porém a "mistura" ela teria que ajudá-lo a
pegar.
Todos os dias pescavam quatro peixes, nem mais, nem menos. Atílio permitia à Líbia escolher se preferia limpar os peixes ou cozinhar, ao que ela preferia limpar os peixes pois ele era muito bom cozinheiro.
Ouvindo dela não dá para dizer que é estória de pescador: " Da.Líbia pescou, aqui na frente do Capricórnio, um robalo de mais de três quilos. E teve que tirá-lo da água sozinha, "você pescou, você tira", ouviu de Atílio com certa dose de desfeita... (risos)
Como Corretor Imobiliário trabalhou com o Jacques, e foi o vendedor dos lotes na faixa entre as Avenidas Balança e Erídano
Bem
dizem que atrás de um grande homem há sempre uma grande mulher...
Da. Líbia sentia
falta de um quintal e de um jardim. Quando viu Atílio vendendo estes
lotes grandes, convenceu-o a ficar com um deles (só faltavam três
para serem vendidos), Atílio ouviu Da. Líbia: vendeu sua parte
na casa, comprou um lote na Av. Balança onde construíram uma
boa casa e ali passaram a viver. É nela que ela mora e não
quer de lá sair. Ali é o
RECANTO DA LÍBIA.
Já faz
alguns anos que Atílio faleceu mas Da. Líbia resolveu continuar
morando aqui. Já tinha fincado raizes.
Seus filhos e noras questionam essa decisão, acham um absurdo uma
senhora de 84 anos morar sozinha, longe dos filhos. Líbia não
se importa com isto.
É aqui que ela
se sente feliz!
Gosta da beleza do lugar, do ar puro, da vida que leva aqui.
Nos também gostamos de compartilhar a vida com a Da. Líbia, a nossa "Prefeita do Capricórnio". Esperamos conviver ainda muitos anos com esta pessoa maravilhosa, querida, agradável, amiga, boa vizinha, LIBIA.
Alguém
pode imaginar esta área sem luz? e sem água?
Pois é, quando mudamos para cá a água vinha do córrego,
aquele mesmo que o Atílio imaginou ser "o rio". Durante
o dia um trator, movido a diesel, bombeava água para as poucas casas
e para o canteiro de obras do Jacques.
À noite esse trator gerava a eletricidade para nós.
Veio a eletricidade algum tempo depois, mas só por volta dos anos
80 começou a iluminação pública.
E a água,
depois do tempo do trator, vinha da serra. Tubulação de mangueira
trazia o líquido precioso. Um dia eu subi o morro, na região
que hoje é chamada de Capricónio III. Aquele reservatório
era uma sujeira só.
E pagava-se pela água, mesmo com aquela origem. A SABESP é
coisa muito recente. E esgoto... está chegando.
Da. Líbia
está muito feliz com o progresso do "nosso pedaço":
a chegada da luz, da água, do telefone, da televisão, do correio,
dos ônibus e as das boas amizades que ela tem por aqui. Só
falta uma avenida de entrada mais cuidada, um calçamento e menos
buracos...
O nascimento da ASCAPRI lhe dá muita alegria pois ela sabe que com
esta diretoria seremos bem assistidos e muita benfeitoria será realizada.
![]() |
Da.
Líbia
|
![]() |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||
|
Esta
é uma homenagem que a ASCAPRI presta à nossa querida e
respeitada amiga, parceira, vizinha....
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||