
"Em sua liberdade original, o indivíduo utiliza todos os meios e não se restringe a nenhum; usa quaisquer técnicas que sirvam a finalidade que tem em mente. Eficiência é tudo que importa." (Bruce Lee)
Quanto vale a faixa preta?
Muito, é a resposta
correta, a faixa preta é o símbolo de dedicação, estudos, vitórias, suor,
dor e até mesmo lágrimas do atleta. Ela realmente é muito valiosa, mas não
é a coisa mais importante. Acima dela existe o respeito, a conduta como pessoa,
a honestidade e fidelidade com a academia e o professor. Tudo isso fazia com que
nós víssemos os faixas preta como pessoas diferentes, por que não dizer
especiais. Infelizmente hoje é diferente, o símbolo de exemplo do instrutor
formado (faixa preta) está
totalmente banalizado, pessoas totalmente sem preparo, tanto tecnicamente como
moralmente, fazem uso como se fosse apenas um adorno, um acessório que qualquer
pessoa pode comprar ou ganhar de presente (o que parece acontecer).
É muito difícil apontar quem é culpado por essa situação, mas devemos nos
apegar aos fatos: quem autoriza os alunos a participarem dos exames de graduação?
A grande maioria dos alunos tem a pretensão de se tornar um faixa preta, quem
tem a obrigação de vetar ou não são os professores. Sabemos que existe pressão
do aluno, dos amigos e principalmente dos pais, que sempre acha que seu filho
está preparado. Ceder a pressão dos pais pode virar uma bola de neve, hoje um
pai pede e o professor autoriza, amanhã mais uma dezena virão com a frase
“se o filho de “fulano” pode, por que o meu não”, e não adianta
procurar uma desculpa, pois não existe.
Os pais e os atletas devem se preocupar com os treinamentos, as obrigações, o
estudo, a família, os amigos, a academia e o professor, não apenas com a
graduação, pois isso será apenas uma conseqüência da sua dedicação. Mais
importante do que ser faixa preta, é merecer a faixa preta.
Realmente não é fácil entender os pais, às vezes se ouve de uma pessoa “o
professor do meu filho é uma pessoa muito justa, um ótimo educador”, mas a
opinião dele logo muda se o professor for contra um desejo seu. Os verdadeiros
professores passam pro seus alunos a importância da humildade e da hierarquia,
infelizmente não contamos que os verdadeiros necessitados de ter orientação são
alguns pais. Por isso não se deve tentar agradar à todos, deve se preocupar em
fazer o que é certo.
Muitas pessoas infelizmente ainda pensam nas graduações como uma questão de status, pensam que é simples você colocar uma faixa preta ou outra qualquer. Se fosse simplesmente uma questão de status, bastaria irmos a uma loja, comprarmos a faixa e estaria tudo certo.
O que muitas vezes esquecemos é que para alcançarmos uma nova graduação, devemos atender uma série de requisitos além de assumirmos mais responsabilidades. A graduação não se vende, a verdadeira graduação é conquistada com muita dedicação, entrega, suor e até renúncias, conquistar algo é muito gratificante e quanto mais nos dedicamos, o sabor desta conquista fica mais apurado. Cada graduação que atingimos significa amadurecimento, se não estamos amadurecidos o suficiente, não podemos trocar de graduação,. Tanto na arte marcial como na vida, experiência é muito importante.
Ser faixa preta não é apenas ficar na frente de um grupo e ser chamado de Instrutor ou Professor. Até porque nem todo o faixa-preta é instrutor, afinal existem faixas pretas alunos que querem permanecerem assim. Mas dentro do grupo a qual faz parte, significa, mais tempo de treino, mais responsabilidades, mais cobrança e mais experiência na Arte Marcial.
A graduação de preta para muitos é vista como o final de um ciclo, quando na realidade deveríamos considerar o começo de um novo ciclo.Também é o marco de um novo ciclo, pois dentro da academia, a diferença visual não é mais aparente e o novo faixa-preta assume a responsabilidade de ser um exemplo para o grupo a que pertence. Podemos dizer que é o final da construção de mais um pilar, na fundação do grupo.