![]()
Marisa Antoniazzi - palestrante da Argentina
Presidente do CMSAZ -ASOCIACIÓN AMIGOS DEL CENTRO MUNICIPAL DE SANIDAD ANIMAL Y ZOONOSIS
PROGRAMA DE CONTROLE ÉTICO
DA FAUNA URBANA
Alte. Brown é a primeira prefeitura que não extermina animais do estado de Buenos Aires. Também é a que realiza o maior número de esterilizações de animais em massa, sistemáticas, gratuitas, abrangentes e precoces.
Este programa, iniciado em 1996, é pioneiro e considerado referência para o estado.
Tomou maior impulso em 1998, quando obteve respaldo legislativo, através da lei Nº 7295 que transformou o instituto Anti-rábico em Centro Municipal de Saúde Animal e Zoonoses.
Seu objetivo principal é conseguir um equilíbrio real entre a Saúde Pública e o Bem Estar Animal, tendo como base a Prevenção, alcançando assim um efetivo controle das Zoonoses.
BASE PROGRAMÁTICA
Campanha de Esterilização Massiva, Sistemática, Gratuita, Abrangente e Precoce
Se realiza todos os dias úteis do ano. São esterilizados, em média, 15.000 animais por ano. As vagas são agendadas a traves dum número telefônico. A variável de desistência é compensada por inscrições excedentes. A equipe, treinada em ritmo de mutirão consegue o tempo meio de cirurgia de: 5 minutos para as cadelas, 3 minutos para as gatas e 2 minutos para machos.
2 profissionais veterinários e 8 assistentes realizam 70 esterilizações diárias.
· Campanha Permanente de Vacinação Antirrábica
Realiza-se na sede e também a domicilio, totalizando 30.000 doses anuais. Além disso, é feito o tratamento contra sarna.
· Identificação de Animais Esterilizados
É feita uma tatuagem da letra "C" que significa "castrada" com tinta preta na parte interna da orelha esquerda.
· Campanha Permanente de Adoção
São adotados, em média, 200 animais por ano. Desde o inicio do programa as adoções já superam os 3000 animais. Voluntários da Associação Amigos fazem o acompanhamento das adoções.
· Projeto Educativo "Abraçando a Vida"
Trata-se dum projeto que visa incentivar sentimentos de responsabilidade e de respeito pela vida em crianças. Há um ambicioso projeto, que ainda não saiu do papel, voltado para mobilizar todos os alunos de 6ta série da prefeitura a visitarem as instalações do CMSAZ.
· Rede de Interação Comunitária
É uma iniciativa solidária que surgiu espontaneamente e cresceu com a abertura do CMSAZ para a comunidade. Entidades intermediárias, Sociedades de Fomento e vizinhos em geral formam esta rede que descentraliza o serviço de esterilização.
· Programa "Recicle uma Vida"
Para quem recolhe um animal adulto das ruas são doados medicamentos e atenção veterinária gratuita por toda a vida. Este sistema funciona também para os animais internados, recuperados e doados no CMSAZ.
· Serviço de Assessoria
Anualmente são enviados 300 cadernos informativos e vídeos em cd-rom a todas as cidades do país e do exterior que solicitam assessoria. Também são recebidas periodicamente as visitas de funcionários e entidades que desejam percorrer as instalações e observar pessoalmente o funcionamento do programa. Para os bairros e cidades que têm dificuldade em ampliar e agilizar o serviço de esterilização, é oferecida a capacitação gratuita para os profissionais envolvidos, que são convidados a presenciar dentro das salas de cirurgia o trabalho da equipe treinada para os mutirões de esterilização.
· Programa "Não mordo mais"
Com total êxito, aplica-se em animais mordedores reincidentes a técnica de desgaste dos dentes que possam provocar ferimentos. Graças a este método recolocam-se em novos lares animais agressivos, que, depois de um período de adaptação modificam seus problemas de conduta.
· Convocação para Encontros Regionais de Bem Estar Animal
Entre 1998 e 2002 realizaram-se 5 eventos convocando as delegações de todo o país para compartilhar uma jornada de conferências, debates e intercâmbio de informação. Atualmente, a Associação de Amigos promove a realização destes eventos em cidades do interior. Também se oferece a organização duma Demonstração do Serviço de Esterilização em esquema de mutirão em outras comunidades.
· Programa de Esterilização Precoce
Tendo a assessoria do Dr. Marvin Mackie, da Association of Veterinarians for Animal Rights, U.S.A., a esterilização precoce é uma prática comum no CMSAZ, havendo-se iniciado um Programa de Esterilização Pre-Entrega em Adoção, em cachorros a partir de 10 semanas de idade.
· Programa "Volto Esterilizado"
Aplica-se com sucesso o sistema conhecido mundialmente como TNR ( trap-neuter-return ) que consiste em capturar animais que vagam pelas ruas ou sem dono, esterilizá-los, vaciná-los e devolvê-los ao seu lugar de origem. Isto faz com que aumentem as chances destes animais serem adotados, tanto para os machos como para as fêmeas. Este programa é o mais apreciado pelas comunidades.
· Compromisso Ético para um Programa Integral
Dentro dum projeto abrangente e de respeito à vida em todas suas formas, foi sancionada a lei Nº 7621 que proíbe em todo o âmbito do município a apresentação de espetáculos circenses ou similares quando, entre seus números artísticos, esteja incluída a participação de animais.
· Criação da Associação Amigos do CMSAZ
Esta entidade colabora com a prefeitura desde que se iniciou o programa em 1996. Sua sede fica dentro do próprio CMSAZ onde ocupa a metade das instalações. Possui uma enfermaria para atendimento dos animais, um setor de doações, um setor para animais convalescentes, canis maiores para a recreação diurna dos cães e um pavilhão com 50 canis. Os integrantes da Associação doam 50.000 horas anuais de trabalho voluntário durante os 365 dias do ano e realizam as tarefas especificas de alimentação, recreação e doação dos animais internados. Também, são os responsáveis pela manutenção e decoração do edifício.
· Campanha "Minha Cadela está Castrada"
É uma Campanha de Conscientização dirigida à população, sobre a necessidade de controlar a reprodução dos animais de estimação.
Enquanto esperamos pela conscientização coletiva,
a Prefeitura, com seu exemplo e sua ação,
oferece o serviço que a sociedade exige, ao mesmo
tempo em que educa as futuras gerações sobre
o respeito ao valor supremo da vida
MUNICÍPIO QUE EXTERMINA ANIMAIS
"Gera Indiferença"
O Estado captura e extermina animais. Cada ano deve matar mais animais e aumentar o orçamento. Por ser um método ineficaz a superpopulação persiste. As pessoas se acostumam a ver animais de rua doentes, fracos, perdidos, abandonados, atropelados ou mortos. Também se acostumam a ver caixas com filhotes, abandonados à própria sorte. Ainda mais comum é ouvir as crianças contando como suas mães matam os filhotes indesejáveis. Inevitavelmente uma população que não pode abrigar mais animais se torna indiferente - como mecanismo de defesa - diante da dor do animal.
A política de extermínio condiciona assim a conduta do cidadão, gerando em seu inconsciente esses mecanismos que o levam ao desapego, ao desamor, a tomar distância em relação ao animal.
O processo de desvalorização da vida animal se agrava com a reposição permanente de gerações que nascem e morrem em cada etapa reprodutiva. Os filhotes em número excessivo permanecem sem ser vermifugados, sem ser vacinados, sem ser esterilizados, porque não têm "valor", já que são facilmente substituíveis. Os poucos que sobrevivem entram no cio, fogem e se reproduzem levados pelo instinto de preservação. A questão pouco preocupa à família, que para isso então já têm uma nova ninhada em casa.
As ONGs confundem seu papel, tentam substituir o Estado e acabam desgastadas e criando inimizades com o governo e a comunidade.
As campanhas de conscientização baseadas na educação discursiva não conseguem penetrar na consciência coletiva, porque exigem do cidadão uma capacidade de reação que escapa aos seus padrões culturais e às suas possibilidades econômicas.
A MENSAGEM SE DILUI porque a família é incapaz de resolver os problemas que extrapolam sua capacidade.
Enquanto a política do Estado for a de depreciar a vida dos animais o futuro será pouco promissor no âmbito privado.
ESTADO == ONGs == COMUNIDADE
MUNICÍPIO QUE NÃO EXTERMINA ANIMAIS
"Gera Compromisso"
A política de controle ético da população animal administrada pelo Estado e com critério epidemiológico logo reduz a superpopulação, já que demonstrou ser um método correto e eficaz. Por ser uma política preventiva também reduz o orçamento destinado ao controle populacional no futuro.
Além de alcançar o impacto populacional desejado, os filhotes abandonados são rapidamente absorvidos pela comunidade. O sistema de TNR ajuda na adoção de alguns cães adultos.
A esterilização, com seus efeitos saudáveis sobre a vida dos animais, que proporciona uma maior longevidade detém imediatamente a reposição de exemplares. A família aprende a conter seus animais e começa um longo processo de consolidação dos vínculos afetivos. É aqui onde o PROGRAMA tem seu maior impacto, porque consegue reverter o processo, agilizar etapas e acelerar mudanças culturais.
Governar é educar. E governar educando com o exemplo é a arma mais poderosa.
Esse Programa visa criar uma tríade de RESPEITO, AMOR e RESPONSABILIDADE. Nessa ordem, primeiro respeito pela vida do animal, logo amor e por último, responsabilidade. O Estado "revaloriza" o animal, porque o trata com respeito. Pela primeira vez aparece a integração entre o plano normativo e o valorativo. O valor é o fundamento da norma, em outras palavras, a vivência do valor dá sentido à norma.
Desta maneira, todo o Programa é um ato de aprendizagem. Não se faz necessária uma campanha convencional de conscientização, uma vez que o exemplo é a melhor maneira de se exercer influência. A população copia esse padrão no trato com os animais. De repente a existência de um animal ferido ou enfermo na via pública se torna inaceitável.
As ONGs cumprem o indelegável papel para o qual foram criadas.
A MENSAGEM PERDURA, cria hábito. O hábito com o tempo se transforma em lei social. As leis sociais criam uma nova cultura. Essa nova cultura cria um mercado do qual se beneficiará a atividade privada.
E uma vantagem adicional para o setor será a enorme população geriátrica. É sabido que o maior investimento familiar em gastos veterinários ocorre nos três últimos anos de vida do animal, se este chega a uma idade avançada.
ESTADO + ONGs + COMUNIDADE
ASOCIACIÓN AMIGOS DEL CENTRO MUNICIPAL DE SANIDAD ANIMAL Y ZOONOSIS
Almirante Brown, Buenos Aires, Argentina, Octubre de 2004
![]()