Eu estive no inferno

Relato de Eliane Tavares sobre ida ao CCZ de Porto Alegre

Centro de Zoonoses de Porto Alegre comete crime ambiental

Cães saudáveis são mortos sumariamente no CCZ de Porto Alegre todos os dias. Os animais recolhidos na rua ou abandonados por seus donos são degolados e jogados dentro de um contêiner. Filhotes também são vítimas da matança. O lugar, que se diz "modelo" brasileiro no setor, foge de suas obrigações e comete crime ambiental.

Após visitar o Centro de Controle de Zoonoses de Porto Alegre dia 14 de fevereiro, Eliane Tavares, presidente da APROCAN de Canoas relata o cenário visto no órgão público.
Ao invés de cumprir a função de proteger a vida animal e controlar doenças, o CCZ mata sumariamente cães - visivelmente saudáveis -, inclusive filhotes, sem qualquer justificativa compatível com o papel do órgão.


Confira abaixo o relato de Eliane Tavares

"Estive no CCZ de POA em 14/2 para resgatar um animal que teria sido capturado pelo CCZ em 10/2; captura esta descrita pelas pessoas que viram "com requintes de crueldade". Fico indignada quando isto acontece, pois já recolhi vários cães na rua e estes são dóceis e carentes, normalmente eles vem a nós e pedem ajuda.
Gostaria de ver estes "covardes" capturando bandidos na rua ou cães adestrados para guarda bem sadios!
Chegando lá, fomos aos canis para ver o cão e acena é sempre a mesma: olhares carentes nos pedindo para ir embora dali. É muito doloroso não ter uma situação financeira boa e muito espaço para poder levar todos.
Não gosto de ir ao CCZ, pois quando se vai embora existe um grande vazio em nossos coração.Sentimo-nos impotentes e covardes por não poder fazer nada por eles naquele momento e sabemos que o destino vai ser um só.
Com a experiência que tenho com animais, sei que 98% destes bichos tem tratamento e até a longo prazo teriam uma chance de adoção.
O que vi nos canis do CCZ Modelo foram animais doentes e sadios: cães de grande porte com pequenos, molhados e acuados nos cantos das jaulas, sob os olhares de supervisão dos funcionários que por sua atitude insensível, devem ser os carrascos dos mesmos. Uma estagiária de veterinária, dando desculpas bestas para a falta de atendimento de um cão com cinomose.
Não estava com as pessoas que acharam os animais no container, mas acredito nelas e sei que as fotos são verdadeiras, pois na saída do CCZ, uma delas estava em estado de choque e nos mostrou as fotos que havia tirado.
Acredito fielmente, pois já vi estas cenas quando fotografamos e filmamos o canil de Canoas e tivemos que assistir esta cena por dois dias seguidos  para poder denunciar o vet covarde.
As pessoas me perguntam como pude assistir calada à morte de 50 animais e eu respondo que foi sofrido mas necessário, pois há 18 meses não morrem mais animal neste canil;já pensaram quantas vidas foram salvas?
Em nenhum momento pensei ou disse que os cães decapitados foram mortos por degola ou coisa parecida pois sei que os crânios são enviados pra estudo de raiva.Sei também enviados por clínicas; sei também que a raiva está erradicada há 21 anos; sei que estes exames poderiam ser feitos por himunoflorescência;  sei que as cabeças geram recursos para o CCZ e que a SMS não vacina mais em campanhas.Sei também que os animais que estavam no canil do cão resgatado não estão mais no CCZ "nenhum"! Tenho certeza pois estive ontem, 23/02 no canil e nenhum estava lá (foram doados???/besteira). Sei que o CCZ tem horrores de material (para sacrifício) comprado com dinheiro público e sei que estes covardes "veterinários" não iriam sujar suas mãos (que deveriam ser cortadas por seus pais,pois se um de meus dois filhos estudasse 6 anos pra salvar vidas e fosse trabalhar no CCZ "eu, sua mãe" iria sugerir que as cortasse ou talvez eu mesma fizesse o serviço ! E tenham certeza que amo meus filhos).  Sei que os companheiros de cela do cão resgatado devem ter sido doados ao mesmo saco plástico e ao mesmo container, pois o Dr. Marcelo pensa que somos imbecis ao dizer que eram politraumatizados ou mortos de causas naturais.Não tenham dúvidas que tudo o que vimos foi verdadeiro! Que os CCZs são verdadeiros campos de concentração e não sei se as pessoas que se dizem defensoras dos animais, não saírem de seus casulos , não forem par a rua, para a Tribuna Popular, para os jornais e para os gabinetes dos políticos, pois estes se elegem com nosso voto, não vamos conseguir nada!!Pois se os animais não forem castrados e não pararem de vir a este mundo podre, conviver com estes tais de serse humanos, que os criam para agradar seus filhos e no primeiro xixi ou cocô fora de lugar, os atiram na rua.
Conheci, ontem o Dr. Marcelo Vallandro que se diz Coordenador do CCZ e fiquei decepcionada!  Um jovem vet com 25 anos,que tem um pai médico e dia que trabalha com saúde pública não deixa grandes esperanças para nossas metas. Não vi propostas de vida para os animais. Ele só falou em doenças. Achei ótima a observação do jornalista Políbio Braga que disse que Hitler achava que estava fazendo a coisa certa. Acho que os vets que trabalham no CCZ também acham!
Estivemos ontem no CCZ, a Zélia, a Malu, o Adrian, o Políbio e o Melo. Fomos barrados no portão e nos disseram que só poderiam entrar o Melo e o Políbio. As protetoras não! Estas teriam inventado calúnias sobre o CCZ. Depois do Melo e do Políbio dizerem que não entrariam sem nós e após vários contatos e telefonemas apra meio mundo,o vet Marcelo veio para  nos escoltar;eles sabem que nós conseguimos ver atrás de escoltas de guardas armados e garis com "caras de anjos".
Sabem, ontem tinha até estagiária dando mamadeira para filhote em frente ao portão! (Que lindo!) Pena que o jornalista não fotografou (he,he,he...).
Bem pessoal, desculpem a minha indignação, mas já estou cheia de ver pessoas com as casa lotadas de cães e gatos, devendo para Deus e o mundo, tentando salvar os animais dos carrascos do CCZ!
Aliás, o CCZ deveria trocar de nome: CCP - Campo de Concentração de POA.
Estava pensando em um nome para este texto e encontrei: "Eu estive no inferno".
Ainda não estou louca como dizem os vets e outros, mas vou começar logo, logo a tomar "Prozac", pois dizem que a pílula da felicidade, e talvz eu veja com outros olhos a irresponsabilidade do poder público e de pessoas qu8e jogam ninhadas e ninhadas de animais em nossas portas e nas ruas pensando em diminuir sua culpa perante Deus ao lhes dar uma chance da adoção e nos passar a responsabilidade destes animais, amanhã pois não temos dinheiro para castrar todos e as pessoas que os adotam, não tem esta responsabilidade.
Peço que nos ajude nesta jornada que está sendo muito difícil, não abandonando nossa luta e participando mais ativamente na luta do bem estar animal."

Eliane Tavares
Presidente da Aprocan
Canoas/RS

VOLTAR