22.3.05

 

A Década da Água (2005-2015)



A partir do dia 22 de Março, consagrado como dia mundial da água, tem início a Década da água por iniciativa das Nações Unidas (ONU)
Trata-se de mais um esforço para reverter o quadro dramático e progressivo de eliminação dos mananciais e deterioração da qualidade das águas do planeta Terra.


A esse objetivo há que acrescentar a luta contra a privatização e mercantilização das águas.


Gerir quantidades limitadas de água, aproveitar os reservatórios ainda existentes, preservar os mananciais, cuidar da qualidade das águas, serão certamente tarefas para o resto dos dias da humanidade.

 

Aos problemas antigos – e que, afinal, são tão recentes! - acrescentam-se outros ainda mais recentes. Assim, os últimos estudos sobre o aquecimento global mostram que os gelos milenares estão já a derreter, principalmente as do Himalaias, que alimentam os rios da China, Índia e Nepal. Estima-se que o recuo do gelo seja de dez a quinze metros por ano.


O gelo do monte Kilimanjaro, na Tanzânia derreteu pela primeira vez em toda a sua história. Esse fenômeno significa no imediato mais enchentes.


Porém, a longo prazo, significa muito mais : a perda da fonte que abastece os maiores e mais importantes rios do planeta.


Além do mais, significa que haverá uma mudança drástica na equação planetária da proporção entre as águas doces e águas salgadas – na atualidade, 97,6% de salgadas versus 2,4% de águas doces -, já que 2% das águas doces existentes estão exatamente nos regiões geladas.


O fenômeno converterá a água doce em água salgada - a proporção passará a ser de 99,6% de salgadas contra apenas 0,4% de águas doces – provocando a diminuição da oferta de água doce, elevando o nível dos oceanos e inundando as áreas baixas dos litorais e das ilhas com pouca altura

Fonte: http://pimentanegra.blogspot.com/

Hosted by www.Geocities.ws

1