28/02/2005

Águas Minerais e a Nestlé: A Quem Recorrer?

A Plurinacional Nestlé, que explora as águas minerais da cidade da São Lourenço-MG, conseguiu o Licenciamento de Ação Corretiva junto ao COPAM (Conselho Estadual de Meio Ambiente), dia 17/02/04, para a extração da Água Pure Life que explora no subsolo de São Lourenço- MG, desde 1998.

É incompreensível para nós cidadãos, que esse licenciamento tenha saído, tendo em vista a cidade de São Lourenço estar lutando desde 2001 contra os problemas que vem acontecendo no Parque das Águas com a superexploração das fontes, onde a vedete principal é exatamente a Pure Life- água desmineralizada adicionada de sais. Liberaram um licenciamento para uma atividade ilegal da Empresa que produz uma água desvitalizada a partir de uma água mineral curativa, em uma Estância Hidromineral.Liberaram um licenciamento para uma água que é provavelmente a causadora do secamento das demais fontes devido à exploração excessiva.E isso, totalmente surdos aos clamores de uma cidade.

...Mesmo que a legislação brasileira proíba tal atividade(desmineralizar uma água mineral- Código de Águas Minerais-1945 e port. 222 DNPM);

... Mesmo que exista um livro com 5000 assinaturas de cidadãos contrariados com a exploração das águas minerais pela Empresa Nestlé, que vem destruindo o parque das águas;

...Mesmo após os cidadãos terem conseguido, junto ao Ministério Público, que fosse movida a máquina judiciária contra a ação predatória da empresa Nestlé na cidade (Ação Civil Publica -proc. 6370101255-6);

...Mesmo que as águas minerais do Parque das Águas, e a estrutura do solo de São Lourenço, estejam sofrendo as conseqüências danosas exploração das águas pela empresa Nestlé;

...Mesmo que uma das fontes já tenha secado (magnesiana);

...Mesmo que as demais fontes estejam sem o sabor característico e sem pressão e constantemente fechadas (vichy,sulfurosa);

...Mesmo que rachaduras evidentes nas construções do Parque das Águas estejam aumentando devido, provavelmente, aos milhares de litros de água extraídos do solo diariamente para engarrafamento da Pure Life;

...Mesmo que os altos pinheiros ao redor da fábrica de engarrafamento tenham secado;

...Mesmo que a Empresa Nestlé esteja atuando sem autorização ambiental (EIA/RIMA, por exemplo) para explorar essa água no Parque das Águas;

...Mesmo que o Procurador Geral da Justiça de Minas Gerais - Almir Alves Moreira - tenha se pronunciado pela suspensão das atividades da Empresa no que concerne à água Pure Life: "A transformação da água mineral em água comum de mesa é algo inexplicável. Mas o mais grave é a superexploração para produzir um produto que não exige água mineral como matéria prima"

E mesmo assim... a FEAM/COPAM deu parecer favorável ao licenciamento, atitude totalmente incompreensível para um cidadão comum, ainda porque:

-em 1994 a Empresa Nestlé começou a construir a nova fabrica ocupando extensa área do parque das Águas, por cima das fontes minerais, sem nada informar à FEAM;

-em 1997/98-proc-058/98/01/98- a Empresa Nestlé esconde o fato de que a ampliação ali requerida era do que já havia sido feito em 1994 informando enganosamente que a atividade exercida pela empresa é de pequeno porte (900.000 litros por dia!!!!);

-produziu impacto ambiental na área considerada "santuário ecológico", construindo um muro com pranchas de cimento de 12,5 metros de altura fincadas no solo para bloquear a percolação do lençol freático em zona de proteção ambiental máxima;

-destruiu também o Fontanário Oriente(registro histórico da cidade) para a construção do referido muro.

...Mesmo que a FEAM não seja o órgão responsável para conceder licenciamento sobre águas minerais...

...Mesmo que exista o Critério de Precaução (decreto Legislativo 1 de 3/02/94) "Quando houver fundada suspeita da existência de déficit no balanço hídrico em função dos usos já outorgados na área afetada o Departamento Nacional de Produção Mineral_DNPM determinará a imediata interrupção das atividades potencialmente causadoras do déficit"....

Quando nossos órgãos públicos são insensíveis aos apelos de uma cidade diante dos desmandos de uma multinacional que visa apenas seus investimentos e lucros, perguntamos: A QUEM RECORRER?

Resta-nos a Justiça, que através dos Ministérios Públicos vem tentando, ainda que lutando contra os próprios órgãos constituídos, fazer com que a lei seja cumprida e atendendo ao pedido da população.Continua correndo a Ação Civil Publica.

Leia a Carta do Ministério Publico Federal ao órgão COPAM, antes da votação que contemplou a Empresa Nestlé com o licenciamento.Consultar site: cidadaniapelasaguas.net.

Movimento Cidadanias pelas Águas

 

Fonte: http://www.circuitodasaguas.org/modules.php?name=News&file=article&sid=48

Hosted by www.Geocities.ws

1