Geléia Verde
Marine
Boldiere de Souza
Todos
os anos multidões espremem-se nas bordas do continente durante o verão,
vestindo trajes minúsculos e cheias de protetor solar, só
para boiar numa imensa geléia verde e salgada chamada “mar”.
A
bíblia diz: “Do pó vieste, ao pó voltarás”. Mentira. Toda a vida veio do mar,
do mar viemos ao mar voltaremos, se não após a morte
ao menos durante a vida, em todas as férias, feriados em fins de semana, sempre
que possível.
Dizem
que quando a gente morre a vida inteira passa em nossa cabeça. Na cabeça de muitas
pessoas não faltarão cenas de cambalhotas e mergulhos nas águas do Atlântico.
Dois terços da superfície de nosso planeta e coberta pelo mar. Por isso dizem
que mais correto seria se disséssemos que vivemos na Água, e não na Terra. Do
mar vem o sal, que além de dar sabor aos alimentos os conserva. Em Roma os
soldados recebiam como pagamento sal, por isso o dinheiro que recebemos
chama-se salário. Salário esse que permite a pessoa de férias, quase pelada, espremer-se nas bordas dos continentes, besuntar-se de
protetor solar, e boiar na imensa geléia verde.