.enviam novas armas à Terra,os Gundams, feitos
de um metal super resistente,o Gundalidium E aqui começam as
aventuras de uma turminha cheia de gás: Heero Yuy, Duo Maxwell,
Quatre Raberba Winner, Trowa Barton e Chang WuFei contra Treize Khushrenada,
Zechs Marquise, Lady Une & Cia. A Operação Meteoro
começa aqui, na tentativa das colônias de viverem em paz.
Heróis e vilões, cada um cumpre seu papel, em busca de
um objetivo maior.
Dos personagens principais, Heero é o soldado perfeito, frio
e calculista; Duo se alto denomina "Shinigami", o Deus da
Morte, e assim o parece quando está lutando, contrariando seu
caráter alegre; Trowa (podem chamá-lo de "soldado
sem nome", como ele mesmo diz) não tem passado, parece não
se importar com isso, e é expert em estratégias de combate;
Quatre é o único bonzinho da turma, mas isso não
quer dizer que não seja uma fera quando está lutando;
e, finalmente, Wufei, com uma personalidade esquisita, baseada em honra,
com certeza o mais problemático dos cinco.
Claro, não poderia deixar de falar do Coronel Treize Khushrenada,
o líder dos "Especiais", um grupo de elite, vencedor
de muitas guerras e que, por este motivo, conquistaram o direito de
interferir em qualquer batalha... claro que isso deixou muitos descontentes.
Não há como não falar também de Zechs Marquise,
braço direito de Treize, um excelente piloto que se esconde atrás
de uma máscara. Por quê? Assista e descubra.
A última consideração fica por conta de Relena,
"filha" do Primeiro Ministro Darlian que, sem dúvida.
é uma das personagens mais arrogantes da história dos
animes. Insistente e mandona, acho eu que somente Saori (Saint Seya),
em seus tempos áureos de patricinha, ou Asuka, de EVA, seriam
páreo para tamanha chatice, mas sua participação
é fundamental para o desenrolar da série.
Os pontos negativos de Gundam W são poucos, mas a série
cansa depois de um tempo... é o que normalmente acontece com
séries que se estendem além dos 26 episódios (Gundam
W tem 49), mas isso não quer dizer que a série perde o
pique. Basta você não ver um episódio para se perder
na história. Quando comparado ao mangá, que no Brasil
só rendeu 10 exemplares, contando com os dois destinados ao desfecho
dos OVAs, a história foi esticada ao extremo. Outro detalhe fica
por conta novamente de Relena, que possui uma trajetória no mínimo
esquisita... de filha de ministro a rainha num piscar de olhos... hum...
sem maiores comentários.
Uma curiosidade: basta navegar um pouco para encontrar uma quantidade
absurda de sites "yaoi" e "shonen-ai" com os personagens
de Gundam Wing... por quê? Apesar de em nenhum momento a série
se referir à homossexualidade, o relacionamento insistente entre
Duo e Heero chega a um ponto que dá pra pensar em alguma coisa,
e entre Quatre e Trowa dá pra notar uma certa "atenção"
demasiada. Mas talvez o principal motivo seja a quantidade de personagens
muito jovens e bonitos... um prato cheio para a imaginação
de alguns.
Yoshiyuki Tomino, em parceria com Hajime Yadate (leia-se: time de roteiristas
da Sunrise) criaram um roteiro que é certamente um dos mais originais
e elaborados a que tive o prazer de assistir. Se você curte o
estilo "espacial", onde mocinhos e bandidos estão realmente
em lados opostos (até que se prove o contrário... hehe),
uma trama que cansa a cabeça, mas envolve, e um final que surpreende,
assista Gundam W. É uma série que realmente vale a pena.
Fonte: Animehaus
Autor: Cátia Nunes