ZOOS
(Prisioneiros
até à morte... Que crime cometeram?)
Está
a pensar em passar um dia agradável no jardim zoológico?... Mas já pensou no
sofrimento causado aos animais pelo seu aprisionamento?
As pessoas continuam a
defender a existência dos jardins zoológicos pelo seu carácter pedagógico.
Não há nada que se aprenda neste local sobre vida natural dos animais, as suas
estruturas sociais, o seu relacionamento com o meio ambiente, a sua forma de
comunicação e os seus instintos e comportamentos naturais.
Na maior parte dos zoológicos assistimos ao intenso sofrimento de animais que
chegam a viver mais de 30 anos em condições imundas, espaços minúsculos,
privados da sua liberdade e expostos a uma sobrevivência rotineira. Muitos
deles já tiveram uma família e um habitat e foram tirados violentamente às mães.
O estudo do comportamento das diferentes espécies demonstrou que todos os
animais sofrem em cativeiro.
Está provado que além de
fome, os animais sentem frio, calor, alegria, tristeza, dor, aborrecimento, repulsa e sofrem de stress
(e muitos peritos
afirmam que os mais evoluídos têm memória).
Uma das causas de aborrecimento é o facto dos animais não terem de caçar os
seus alimentos, já que o tratador se encarrega de fornecer a alimentação.
Esta situação agrava-se se pensarmos que quando estão em liberdade gastam
grande parte do tempo e energia a procurar comida.
Todo este aborrecimento é a causa principal da perda das suas capacidades
naturais. O seu comportamento torna-se apático, neurótico (batendo em si próprio
e repetindo continuamente o mesmo gesto).
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, os zoos não desempenham nenhum
papel na conservação das espécies.
O local adequado
para os programas de conservação devem ser as regiões a que os animais pertencem naturalmente
e não a milhares de
quilómetros de distância, longe da selva, da floresta, do deserto, das
montanhas, dos oceanos, num ambiente e clima completamente diferentes.
O cativeiro provoca danos físicos e psíquicos, impossibilitando uma reintrodução
eficaz dos animais na natureza.
Os animais não precisam de ajuda na reprodução, precisam sim, de ajuda para
sobreviver. Precisam que lhes seja dado território e nele protecção.
Que direito temos nós de condenar estes animais à prisão
perpétua, a uma vida aborrecida, de aprisionamento e sofrimento?
Devemos ensinar as crianças a respeitar a vida animal. Nos zoos ensinamo-las a
olhar para os animais como objectos que se expõem, se explora e de que se
abusa. As crianças podem aprender muito mais sobre os animais observando o seu
comportamento em filme por exemplo...
