::Maná Diário::
"A Prática do Jejum no Velho e no Novo Testamento"

Significado da Palavra Jejum: segundo o dicionário Aurélio, a palavra jejum é, abstinência ou abstenção total ou parcial de alimentação em determinados dias, por penitência ou prescrição religiosa ou médica. Privação ou abstenção de alguma coisa.
Ao estudar sobre jejum, pude verificar que o povo judeu sempre praticou o jejum em algumas situações especificas como: Dia da Expiação (dia da purificação) de pecados, em momentos de sofrimentos, perda de alguém, arrependimento e confissão de pecados, e também para pedir algo a Deus.
O Dia da Expiação foi instituído pela lei de Moíses, era a única ocasião no ano, em que todos os israelitas usavam o jejum como penitência. Neste dia todos os judeus eram convidados a “afligir a sua alma”, ou seja estar em abstinência completa de jejum. (Levitico 23:28-30)
Em ocasiões de lamentação e tristeza, o povo judeu também usava o jejum como forma de dizer a Deus o quanto estavam tristes, por tal fato acontecido, ex : II Samuel 1:10
A bíblia relata que Davi rasgou as suas vestes, e assim fizeram também todos os homens que estavam com eles, e prantearam, e choraram e jejuaram até a tarde por Saul e por Jonatas seu filho e pelo povo do Senhor, e pela casa de Israel, porque tinham caído a espada.
Sabemos que Deus usa até mesmo os momentos de tristezas, para promover o nosso crescimento. Quando estes momentos acontecem, Deus sempre tem algo a nos ensinar, porém não há necessidade de jejum para curtir uma tristeza.
Como Cristo nos resgatou da maldição da Lei, fazendo-se Ele próprio maldição em nosso lugar (Gl 3:13), foi sacrificado pelos nossos pecados, esse tipo de jejum não tem mais sentido, e não devemos mais praticá-lo com esse objetivo, pois Ele condenou no seu próprio corpo todos os nossos pecados.
O Jejum da Nova Aliança não é feito para que circunstâncias mudem, e nem para pessoas, mas é feito para “fortalecer o nosso espírito”, subjugando a nossa carne, as nossas vontades, nos tornando sensíveis no espírito. Aleluiaaaaaa
Debaixo desta Nova Aliança, sigamos a recomendação de Paulo (Fil 4), Regozijai-vos sempre no Senhor, outra vez vós digo, regozijai-vos.



Sejam Abençoados na Prática da Palavra !



"Marlene Toni"



**VOLTAR**
Hosted by www.Geocities.ws

1