
![]()
Sinopse dos Compositores
É
carnaval, que maravilha, as margens do Mangue vimos à alma deste dia.
Um
grupo de amigos, amantes do Carnaval e componentes das escolas de samba,
resolveu fazer um churrasco na Av. Presidente Vargas, ao lado da concentração
de desfile. Fazendo isso, chegaram eles a conclusão de que nem um dos amigos
estaria só naquela noite mágica e por sinal, que noite mágica foi aquela!
Todos
ali contentes, batendo papo, comendo e bebendo.
Do
céu parecia cair sobre todos a liberdade e dos corpos transbordava alegria, a
alegria de livrar-se das preocupações com as aparências.
Ali debaixo daquela árvore, as margens do mangue o Mundo pareceu parar e todos podiam dizer naquele momento: Estou feliz. Assim neste clima maravilhoso aconteceu o inesperado, todos presentes no churrasco se deram conta que ali circulavam várias pessoas e se colocaram a observa-las. A visão deles era incrível e fascinante, o pobre, o rico e o turista caminhando no mesmo lugar quase sem estarem separados e também com pouca repulsa e discriminação.
No outro lado do mangue a concentração demonstrava um pouco do trabalho e preocupação que dá o desfile das escolas de samba. Um carnavalesco estava louco com seus aderecistas tentando acabar um carro alegórico, os fiscais de desfile, operadores de guindaste e seguranças, também trabalhavam. Tanto dentro da concentração como do lado de fora dela, policiais, bombeiros, garis e a imprensa trabalhavam sem parar. Puramente do lado de fora da concentração, os ambulantes com churrasquinho, cerveja e mais iguarias, juntos com catadores de latinhas e outros elementos, iam aproveitando o momento para ganhar um dinheiro enquanto os outros se divertiam. A necessidade muitas vezes, fala mais alto.
Porem a folia naquele local era a ordem e para não deixa-la de lado, os foliões a seguravam com humor e irreverência, contagiavam até quem ali estava trabalhando. Bate-bolas, Baianas, Passistas e Ritimistas figuras tradicionais do carnaval, somadas a Travestis com suas animações coloridas e os outros foliões fantasiados ou não, convidavam os demais presentes a caírem na brincadeira e serem felizes.
Problemas como em todos os lugares ali existiam. Extorsões feitas por guardas em ambulantes, Cambistas, Bêbados, Prostitutas, Mendigos, Ladrões e outros também habitavam o local. Confusões havia em vários lugares, assaltos e também perversões como sexo em alguns cantos existia, porem nada disso tirou a beleza da festa.
Mais
tarde, perto da hora que os primeiros raios de sol rasgaram o céu a fadiga e
o sono dominavam as pessoas. A quantidade de lixo no local demonstrava o número
de gente que ali tinha passado e as que ainda iam embora. A despedida é o
momento que definiu o fim da observação do grupo sobre festa.
O que restou foi só na memória as imagens daquele dia, naquele local e a partir disto o grupo chegou a uma simples conclusão: Somos todos iguais, porem diferentes e nas margens do mangue naquele dia de carnaval isso se resumia em sua forma mais compacta e simples.
O Nosso enredo é dividido em 06 (seis) tópicos para o samba:
Esta ordem deve ser respeitada e o texto que descreve o enredo, anexo acima, respeita esta ordem. Peço que vocês tenham toda a atenção possível com esta ordem e que procurem fazer o que de melhor podem. Lembrem-se, Carnaval é alegria e brincadeira, o samba deve então expressar estes sentimentos. Estou certo de que terei ótimos trabalhos.
Qualquer duvida entrem em contato, as letras devem ser entregues por e-mail [email protected] ou [email protected] , até o dia 24 de dezembro de 2004.
Desde de já grato Luiz Paulo