FACULDADE DE SÃO BERNARDO DO CAMPO

Adriano Pinheiro Fernandes

 

 

 

 

 

 

 

 

ARTIGO

JÃO E A COMUNICAÇÃO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

São Bernardo do Campo

2007

Jão e a Comunicação

Jão era um moço simples criado no interiro do Ceará, um menino cheio de sonhos e que pela pobreza de sua cidade queria muito mudar. 

Jão era calado, como dizem  na região era matuto de mais.

 

Nas tardes quentes do calor escaldante do Ceará, seu pai trabalhando na roça gritava bem alto no meio do terreiro: Traga a Enxada Jão, e Jão ali calado leva uma bola de futebol para seu pai.

 

Seu Manú irritado gritava com Jão e dizia com um sotaque nordestino bem arretado:  Num é a bola não Jão é a Enxada de carpi o mato, vá já busca.

 

Jão calado chegou, calado saiu e trouxe a ferramenta correta  para o seu Manu.

AH !  Jão quanto desentendimento, dizia Seu Manu.

 

Jão era assim quieto, no colégio só respondia a presença, não tinha namorada e era bem diferente de seus amigos.

 

Jão foi crescendo e queria muito sair da cidade pequena no agreste,  foi direto para a capital Fortaleza, vender doces nas ruas.

 

Quando o povo perguntava quanto era o preço, Jão não sabia responder e o povo com pena pagava o que achava justo, em certos casos Jão até perdia dinheiro.

Um dia uma garota se encantou por aquele calado moço e chegou bem de frente com ele e disse: Jão tu quer namora mais eu ? Jão confuso sem saber o que dizer ficou quieto a  moça achando que jão era mudo foi embora.

 

Um dia Jão achou uma passagem de ônibus na porta da rodoviária, perdida caída no chão, o destino era São Paulo e o ônibus sairia as 15:00 hs, faltava apenas 2 minutos para  a partida, seria a grande chance de Jão sair da pobreza e conseguir uma chance na cidade grande, quem sabe ser doutor ou professor como seu pai sempre sonhou.

 

Jão não pensou duas vezes e correu para dentro da rodoviária só que ao chegar na plataforma de saída dos ônibus Jão viu vários ônibus com destino a São Paulo, um era amarelo, outro era branco, outro vermelho e Jão ali com sua passagem na mão e alguns trocados que tinha ao vender suas balas, ficou olhando e olhando, para as pessoas, para os fiscais para a passagem e o tempo passou.

 

Todos os ônibus foram saindo um a um e Jão ali sem perguntar para ninguém qual era o ônibus de sua passagem.

                       

Todos foram embora e Jão ficou ali olhando para sua passagem.

 

É Jão tu perdeu mais uma oportunidade, uma voz sussurrou em seu ouvido.

 

E Jão ficou ali na sua pacata cidade do agreste do Ceará a vida toda até os últimos dias de suas vidas, Jão foi enterrado de boca fechada Amém!

 

Quantas oportunidades Jão perdeu em sua vida por que não se comunicar?

Diz um velho ditado popular:  Quem não se comunica se Estrumbica.

 

Mas será que é verdade mesmo que boca fechada não entra mosquito ou quem fala de mais da bom dia para Cavalo ?

 

Como seria a vida de Jão se ele utiliza-se a comunicação, se ele ao menos perguntasse ao moço do lado se sua passagem era do ônibus amarelo ou do azul ?

Como seria o final dessa história ?

Para e pense

Agora pare e pense será que você também não é um Jão ?

Se você não é um Jão me diga o que fazes com a comunicação, ao menos sabe me dizer para que serves ?

 

Segundo o dicionário Aurélio, a comunicação é ao to ou efeito de emitir, transmitir e receber mensagens por meio de métodos e ou processos convencionados, quer através de linguagem falada ou escrita, quer de outros sinais, signos ou símbolos, quer de aparelho técnico especializado, sonoro e/ou visual.

 

Vem do latim Communicatio, que significa romper o isolamento e praticar uma ação ou hábitos com outras pessoas. Já a mais recente etimologia divide o termo assim: COMUM (tornar um determinado conhecimento comum) + AÇÃO (intenção de se comunicar). Todos temos uma necessidade em nos comunicarmos e isso que torna a comunicação um processo ativo.

 

Comunicação humana é um processo que envolve a troca de informações, e utiliza os sistemas simbólicos como suporte para este fim. Estão envolvidos neste processo uma infinidade de maneiras de se comunicar: duas pessoas tendo uma conversa face-a-face, ou através de gestos com as mãos, mensagens enviadas utilizando a rede global de telecomunicações, a fala, a escrita que permitem interagir com as outras pessoas e efetuar algum tipo de troca informacional.

 

A palavra comunicação vem do latim communis que traz a idéia de comunhão. Comunhão significa, de maneira bastante restrita, comungar, participar em comum, transmitir, compartilhar, e é nesse sentido que entendemos comunicação. (PEREZ, Clotilde )

 

Tornar comum, fazer saber, estabelecer comunhão por meio do intercâmbio de informações

 

Vamos entender um pouco tudo isso.

A comunicação serve para transmitir algo, utilizando algum meio para algum receptor

Assim nesse processo temos alguém que emite  a mensagem por um meio e um receptor que recebe essa mensagem codifica e da um retorno ao emissor esse retorno é chamado de Feedback.

 

Porém no meio desse processo existem uma grande barreira chamada de ruído de comunicação.

É o famoso telefone sem fio

Como ocorre o ruído ?

O ruído de comunicação acontece quando o emissor emite sua mensagem e no caminho quer essa mensagem percorre até o receptor acontece distorções, ou seja, chega de forma confusa, distorcida, diferente do que foi emitido.

 

E Ai que  mora o perigo de tudo

E agora Jão com fazer uma boa comunicação

Algumas dicas são importantes

A comunicação deve ser clara, concisa, simples e objetiva.

 

Para uma comunicação eficiente, é necessário o total conhecimento do processo de comunicação.

 

 

Abaixo um dos primeiros modelos de comunicação, proposto por Aristóteles:

 

 

Quem                Diz o que             A quem

 

De maneira bastante simplificada, podemos identificar o emissor, a mensagem e o receptor. Aristóteles procura demonstrar o fluxo da comunicação, importante para sua base de estudo à época, o discurso. Porém, o modelo torna-se insuficiente para estabelecer os mecanismos por meio dos quais se desenvolve o processo, como a interatividade entre as pessoas antes, durante e depois do processamento da mensagem, sem dizer é claro, da subjetividade da comunicação, o que, aliás, ainda está em discussão nos dias atuais

 

Já Harol Lassell, por volta de 1948, propôs um modelo de comunicação que apresentava progressos em relação ao de Aristóteles. Lasswell incorporou novos elementos que passaram a se chamar zonas de processo comunicação, permitindo a análise da interação dinâmica entre todos os elementos do processo.

 

 

Quem               Diz o que            Em que Canal            A quem  com que efeito

 

Na década de 40 Shannon e Weaver construiu um novo modelo de comunicação a partir de um sistema eletrônico de comunicação.

 

 

 

 

 

Fonte de informação

 

 

 
 

 

 

 


              Mensagem      Sinal Emitido                       Sinal percebido          Mensagem

                                                      Fonte de interferência

 

Apesar das evoluções e transformações ocorridas nos vários modelos de processo de comunicação, podemos observar, contudo a presença constante de alguns  de alguns elementos.

 

Um emissor envia mensagem a um receptor por meio de um canal, que pode ou não ser efetada por um ruído

 

Emissor: aquele que codifica a mensagem original e emite sinais codificados ao receptor da mensagem. Algumas vezes a fonte da mensagem e o emissor são coincidentes.

                       

Receptor: Aquele que recebe sinais emitidos, decodificado-os de forma a recuperar a mensagem original produzida.

 

Canal: Também conhecido como o veículo. Diz respeito ao caminho pelo qual podemos fazer trafegar as mensagens.

 

Mensagem: traduz a idéia em seu conteúdo e que pode ser passada de inúmeras formas, utilizando-se de variadas opções de canais raramente é neutra. Mesmo quando emitimos uma mensagem bastante objetiva, ela normalmente não é neutra; está inserida em um determinado contexto e pode conter outras mensagens não-verbais dentro de si mesma

                       

Ruído: é tudo o que modifica, distorce ou atrapalha o fluir da mensagem, em qualquer fase do processo comunicativo.

 

Você sabia que foi um brasileiro o primeiro cientista a transmitir a voz humana a distancia sem o auxilio de fios ?

 

Roberto Landell de Moura, gaúcho, nascido em Porto Alegre,  aos 21 de janeiro de 1861.

Conseguiu de forma pioneira estender um ponto, sobre um grande desafio da época, a transmissão da voz humana a distancia, sem auxilio de fios.

O rádio, tal como o conhecemos nos dias atuais.

 

Ele foi mais longe. Além de se antecipar aquele que, oficialmente é considerando em todo mundo o inventor do rádio, o italiano Guglielmo Marconi, Landell de Moura aperfeiçoou o sistema de telegrafia sem fio, foi precursor da televisão do teletipo e da lâmpada de três eletrodos ( Peça fundamental no desenvolvimento da rádio de fusão).

Com suas experiências, o gaúcho Landell de Moura  tornou-se também o primeiro cientista a transmitir sons através de onda continuas.

 

Essa ondas são superiores ondas amortecidas que foram utilizadas nos primeiros tempos das rádio comunicação por outro cientista.

 

As ondas continuas são empregadas até agora

Landell de Moura recomendou um emprego das ondas curtas para aumentar a distancia das transmissões.

Só duas décadas depois as ondas curtas passariam a ser consideradas.

 

Para transmissão de mensagens, Landell de Moura utilizava-se da luz, outro sistemas, o mesmo principio é pesquisado atualmente no aperfeiçoamento das comunicações empregando-se o laser e as fibra óticas.

 

O tempo passou em 1928 as emissoras de rádio se espalharam pelo Brasil e pelo Mundo e a televisão e o teletipo logo se tornou realidade.

 

Daquela época até os dias de hoje a tecnologia saltou, a cada dia temos mais novidades, mais formas de nos comunicar com rapidez em qualquer quanto do mundo

Em 700 Ac utilizava-se para se comunicar com outra pessoa o pombo correio as garrafas jogadas ao mar com mensagens, os mensageiros... Demorava-se dias e dias par receber uma noticia, 1844 surgiu o telegrafo,1876 o telefone.

 

Em 1920a tv , em 1939 as e 1960 o satélite em 1972 o correio eletrônico e hoje a internet.

E ai que quero chegar o perigo do ruído de comunicação hoje é a internet

 

O mundo ficou totalmente interligado, temos acesso a milhares de informações, a qualquer hora do dia, minuto a minuto

 

E que  fazer com tanta informação?

Essa informação deve ser filtrada, devemos verificar as fontes confiáveis

Hoje  se comunicar  ficou mais fácil, e rápido, Temos o – e-mail, MSN. Icq, celular...

Em qualquer lugar a qualquer hora em menos de um milésimo de segundo trocamos informações.

 

Vejamos abaixo a importância da comunicação no Marketing

 

No mundo atual, não basta ás empresas oferecerem um excelente produto a um preço convidativo em locais de grande acessibilidade. Cada vez mais, é necessário comunicar-se não só com seus clientes atuais e potenciais, mas também com fornecedores, colaboradores, entidades de classe, investidores, ambientalistas, instituições de crédito, governo  e público em geral. Todo e qualquer empresa assume o papel de comunicadora na sociedade, mesmo que não tenha consciência disso.

 

As empresas comunicam-se através do chamado composto de comunicação e ou composto promocional em que envolve a propaganda, merchandising, promoção de vendas, relações publicas a venda pessoal e o marketing direto.

 

Os objetivos da comunicação em marketing.

 

Os profissionais de marketing utilizam-se das ferramentas da comunicação para atingir objetivos estratégicos, bem específicos, que passam por :

 

Criar consciência: pode ser traduzida como o reconhecimento pelo público-alvo da marca do seu produto ou empresa. Criar consciência significa estar presente na mente do consumidor.

 

Construir imagens favoráveis: tornar a imagem de sua empresa ou produto simpática aos consumidores também pode ser um dos objetivos da comunicação. Como no próprio titulo, depende de construção, não sendo possível, portanto, resultados imediatos.

 

Identificar clientes potenciais: há determinadas situações em que são reconhecidos grupos de pessoas que se identifiquem com a comunicação de organização, sem que fossem previamente selecionados como alvo.Passam então a se configurar como potenciais clientes,uma vez que se identifiquem com a organização, pelo menos em algum aspecto.

 

Formar e intensificar relacionamentos a aproximação dos consumidores através de programas de fidelidade, por exemplo, possibilita o estabelecimento de um elo entre a organização e o cliente, levando ao aumento do conhecimento sobre suas necessidades e desejos, facilitando e dando suporte a novas inserções da empresa e do departamento de marketing.

 

Reter clientes: quando os clientes estão convictos de que não há dissonância entra a comunicação do produto  e o seu comprovado uso ou consumo, a comunicação poderá contribuir para fixar esse cliente.

 

Vender: levar o cliente ao ato de troca, e aqui nos referimos a compra, é um dos objetivos da comunicação.

 

Como desenvolver comunicações eficazes

 

Ser eficaz na comunicação é, sem duvida, o desejo de todos, a seguir, elencarmos passos que deverão ser seguidos para obter o Maximo de produtividade e qualidade da comunicação que se deseja:

 

Identificar o publico ou audiência-alvo;

 

Determinar os objetivos da comunicação;

 

Desenvolver a mensagem;

 

Selecionar os canais;

 

Definir o orçamento;

 

Decidir sobre o composto comunicacional;

 

Mensurar resultados;

 

Administrar o processo de comunicação;

 

Hoje o que mais me assunta nos ruídos de comunicação é porque ele ainda Acontece já que temos tanta tecnologia desde da época em que Landell de Moura transmitia  a voz ?

 

O ruído aquele coisa que interfere no processo de comunicação que faz a mensagem chegar destorcida ao outro lado

Imagine a quantidade de informações que circulam segundo a segundo pela rede mundial de computadores.

E ai que pergunto e a qualidade dessas informações ?

Imagine se você fosse uma torre de comunicação, quanta informações passaria para você nesse segundo.

 

O X da questão é comunicar-se de forma correta, evitar os ruídos

Hoje observo que os ruídos são gerados  pela grande quantidade de opções que temos para nos comunicar, por termo  tanta facilidade não nos dedicamos o em escrever corretamente e passar ao mensagem de forma correta e esse é o risco, ficamos no comodismo.

 

Talvez se recolhêssemos todos os celulares e computadores do mundo teríamos uma comunicação mais objetiva, seriamos mais preocupados em passar a informação correta.

Por isso administradores do futuro, sejam conscientes, comunique-se, mas de forma correta, utilizem os canais de comunicação para transmitir corretamente suas idéias , trabalhem para eliminar os ruídos.

 

Trabalhe o seu lado de falar em publico, fale até cansar a voz, passe sua mensagem, utilize a essa ferramenta  que Deus lê deu, muita gente hoje gostaria de ter essa ferramenta funcionando corretamente, transmita emoção, alegria, tristeza, conhecimento, experiência

Você pode !

Até mesmo o seres humanos que possuem dificuldades  de fala de audição se comunicam corretamente, se esforçam para transmitir uma mensagem corretamente.

 

Seja igual a eles, não deixe que essa ferramenta se estrague utiliza e a comunicação para vender o seu produto para transmitir o quais seus benefícios.

 

Utilize a comunicação em pró da humanidade

Ai eu pergunto Jão você já aprendeu comunicação ?

Ainda há tempo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

REFERÊNCIAS

 

FORNARI, Ernani, O Incrível Padre Landell de Moura, Editora Globo, 1960.

PEREZ, Clotilde, Comunicação & Marketing, São Paulo: futura, 2002.

http://www.numaboa.com/content/view/549/57/  acesso 10 de Outubro de 2007.

 

 

 

 

 

Hosted by www.Geocities.ws

1