MINISTÉRIO DE MÚSICA

Oscar F. Silva

 

O povo de Israel encontrou nos Salmos, uma maneira de entabular com Deus um diálogo existencial profundo e rico em forma e conteúdo. Essencialmente são hinos, cantos, poesias e orações que em forma de súplica e louvor se elevam ao Criador porque reconhecem nele, quem conduz a história de vida de seu povo.

Quem melhor interpreta nesse sentido a espiritualidade dos Salmos é o rei Davi. A ele se atribuem a maior parte dos Salmos, que por sua vida e experiência foram inspirá-lo. Talvez seja ele quem represente a verdadeira espiritualidade de um músico. O rei Davi é um homem que foi chamado, eleito, ungido pelo Senhor para ser rei de Israel. Um homem que conheceu a graça deste chamado. É o homem a quem Deus há cumulado de todas suas bênçãos. Porém ele pecou profundamente. Cometeu um dos pecados mais graves aos olhos de Deus. Cometeu adultério e para esconder seu pecado, mando assassinar Urias, o marido de Betsabé. Deus, através do profeta Natã ilumina sua realidade. Davi reconhece seu pecado e se arrepende.

Este homem conhecerá a mais profunda consequência de romper com o amor de Deus: a tristeza, a desolação e a angústia que conduz ao pecado.  Essa experiência o leva a reconhecer em Deus o perdão. O rei Davi compreenderá a profunda realidade da existência humana e clamará do fundo do seu coração elevando um cântico de louvor, súplica e perdão. O rei Davi é o humilde, que reconhecendo sua fragilidade pode reconhecer a grandeza de Deus. Por isso Deus lhe promete a descendência do Messias. Por isso Davi tem motivos para cantar, já que conheceu a graça e o perdão. Sobretudo viu que Deus ama o pecador.

Então, dele surge o canto:

"Te dou graças Javé de todo coração

Vou proclamar todas as suas maravilhas..." (sal 9,2)

"Cantai para Javé aqueles que os amam

Recordai sua santidade com louvores" (sal 30,5)

"Dai graças a Javé com a cítara

Tocai com a harpa de dez cordas

Cantai um cântico novo

Acompanhai a música com aclamações

Pois reta é a palavra de Javé

Sua obra é fundada na verdade" (sal, 33, 2s)

"Bendirei todo tempo a Javé

Sem cessar o louvor ficará em minha boca" (sal 34,2)

"Pus em minha boca um cântico novo

Um louvor a nosso Deus"(sal 40,4)

"Povos todos batei palmas

Aclamai a Deus com gritos de alegria"(sal 47,2)

"Aclama a Deus ó terra inteira

Cantai a seu nome glorioso

Dai honra com louvores

Dizei a Deus "Que admiráveis suas obras"" (sal 66,2)

Qual é a espiritualidade do Músico?

A espiritualidade daquele que viu o amor gratuito, daquele que experimentou a vitória da ressurreição em sua vida...isso desperta nele um canto de alegria.

Aquele que reconhece a profundidade do coração do homem, nossa pobreza, nossa miséria e que desde a morte pode reconhecer o amor de quem nos amou em seu filho Jesus Cristo, pode elevar um canto em espírito e em verdade.

Ninguém pode cantar as maravilhas do Senhor se não viu, como a virgem Maria que o senhor olhou a humilhação de sua escrava. Um músico cristão está chamado a experimentar em sua vida o amor de Deus. Mesmo tendo sido seus inimigos um dia, a graça nos dá o poder de proclamar como o salmista que "em minha casa não existe maldade".

Nossa missão como músicos é a de bendizer e anunciar em nosso canto a boa notícia do perdão, da paz, da vitória sobre a morte. É por ele que em seus salmos o rei Davi nos mostra a verdadeira espiritualidade do cristão que é cantor, músico e poeta, já que Jesus diz que todos os salmos falam dele.

Busquemos nos salmos uma fonte de inspiração para nosso canto: "Para ti é minha música Senhor"

Hosted by www.Geocities.ws

1