A PALAVRA DE DEUS
B�blia de Estudos Pentecostal: CPAD.

Isa�as 55.10-11: Porque, assim como descem a chuva e a neve dos c�us, e para l� n�o tornam, mas regam a terra e a fazem produzir, e brotar, e dar semente ao semeador, e p�o ao que come, assim ser� a palavra que sair da minha boca; ela n�o voltar� para mim vazia; antes, far� o que me apraz e prosperar� naquilo para que a enviei.  

A NATUREZA DA PALAVRA DE DEUS 

A express�o "a Palavra de Deus" (tamb�m "a Palavra do Senhor", ou simplesmente "a Palavra") possui v�rias aplica��es na B�blia. 

1. Obviamente, refere-se, em primeiro lugar, a tudo quanto Deus tem falado diretamente. Quando Deus falou a Ad�o e Eva (Gn 2.16,17; Gn 3.9-19), o que Ele lhes disse era, de fato, a palavra de Deus. De modo semelhante, Ele se dirigiu a Abra�o (Gn 12.1-3), a Isaque (Gn 26.1-5), a Jac� (Gn 28.13-15) e a Mois�s (�x 3-4). Deus tamb�m falou � totalidade da na��o de Israel, no monte Sinai, ao proclamar-lhe os dez mandamentos (�x 20.1-19). As palavras que os israelitas ouviram eram palavras de Deus. 

2. Al�m da fala direta, Deus ainda falou atrav�s dos profetas. Quando eles se dirigiam ao povo de Deus, assim introduziam as suas declara��es: "Assim diz o Senhor", ou "Veio a mim a palavra do Senhor". Quando, portanto, os israelitas ouviam as palavras do profeta, ouviam, na verdade, a Palavra de Deus.  

3. A mesma coisa pode ser dita a respeito do que os ap�stolos falaram no NT. Embora n�o introduzissem suas palavras com a express�o "assim diz o Senhor", o que falavam e proclamavam era, verdadeiramente, a palavra de Deus. O serm�o de Paulo ao povo de Antioquia da Pis�dia (At 13.14-41), por exemplo, criou tamanha como��o que, "no s�bado seguinte, ajuntou-se quase toda a cidade a ouvir a palavra de Deus" (At 13.44). O pr�prio Paulo assegurou aos tessalonicenses que, 'havendo recebido de n�s a palavra da prega��o de Deus, a recebestes, n�o como palavra de homens, mas (segundo �, na verdade) como palavra de Deus' (1Ts 2.13; cf. At 8.25).   ,

4. Al�m disso, tudo quanto Jesus falava era palavra de Deus, pois Ele, antes de tudo, � Deus (Jo 1.1,18; 10.30; 1Jo 5.20). Lucas, escritor do terceiro evangelho, declara explicitamente que, quando as pessoas ouviam a Jesus, ouviam na verdade a palavra de Deus (Lc 5.1). Note como, em contraste com os profetas do AT, Jesus introduzia seus ditos: Eu "vos digo..." (Mt 5.18,20,22,23,32,39; 11.22,24; Mc 9.1; 10.15; Lc 10.12; 12.4; Jo 5.19; 6.26; 8.34). Noutras palavras, Ele tinha dentro de si mesmo a autoridade divina para falar a palavra de Deus. � t�o importante ouvir as palavras de Jesus, pois "quem ouve a minha palavra e cr� naquele que me enviou tem a vida eterna e n�o entrar� em condena��o" (Jo 5.24). Jesus, na realidade, est� t�o estreitamente identificado com a palavra de Deus que � chamado "o Verbo" ["a Palavra"] (Jo 1.1,14; 1Jo 1.1; Ap 19.13-16; ver Jo 1.1).  

5. A palavra de Deus � o registro do que os profetas, ap�stolos e Jesus falaram, i.e., a pr�pria B�blia. No NT, quer um escritor usasse a express�o "Mois�s disse", "Davi disse", "o Esp�rito Santo diz", ou "Deus diz", nenhuma diferen�a fazia (At 3.22; Rm 10.5,19; Hb 3.7; 4.7); pois o que estava escrito na B�blia era, sem d�vida alguma, a palavra de Deus. 

6. Mesmo n�o estando no mesmo n�vel das Escrituras, a proclama��o feita pelos aut�nticos pregadores ou profetas, na igreja de hoje, pode ser chamada a palavra de Deus.  6.1. Pedro indicou que, a palavra que seus leitores recebiam mediante a prega��o, era palavra de Deus (1Pe 1.25), e Paulo mandou Tim�teo "pregar a Palavra" (2Tm 4.2). A prega��o, por�m, n�o pode existir independentemente da Palavra de Deus. Na realidade, o teste para se determinar se a palavra de Deus est� sendo proclamada num serm�o, ou mensagem, � se ela corresponde exatamente � Palavra de Deus escrita.  6.2. O que se diz de uma pessoa que recebe uma profecia, ou revela��o, no �mbito do culto de adora��o (1Co 14.26-32)? Ela est� recebendo, ou n�o, a palavra de Deus? A resposta � um "sim". Paulo assevera que semelhantes mensagens est�o sujeitas � avalia��o por outros profetas. Todavia, h� a possibilidade de tais profecias n�o serem palavra de Deus (1Co 14.29 ). � somente em sentido secund�rio que os profetas, hoje, falam sob a inspira��o do Esp�rito Santo; sua revela��o jamais deve ser elevada � categoria da inerr�ncia (1Co 14.31).  

O PODER DA PALAVRA DE DEUS 

A palavra de Deus permanece firme nos c�us (Sl 119.89; Is 40.8; 1Pe 1.24,25). N�o �, por�m, est�tica; � din�mica e poderosa (Hb 4.12), pois realiza grandes coisas (55.11). 

1. A palavra de Deus � criadora. Segundo a narrativa da cria��o, as coisas vieram a existir � medida que Deus falava a sua palavra (Gn 1.3,4,6,7,9). Tal fato � resumido pelo salmista: "Pela palavra do SENHOR foram feitos os c�us" (Sl 33.6, 9); e pelo escritor aos Hebreus: "Pela f�, entendemos que os mundos, pela palavra de Deus, foram criados" (Hb 11.3; cf. 2Pe 3.5). De conformidade com Jo�o, a Palavra que Deus usou para criar todas as coisas foi Jesus Cristo (Jo 1.1-3).  

2. A palavra de Deus sustenta a cria��o. Nas palavras do escritor aos Hebreus, Deus sustenta "todas as coisas pela palavra do seu poder" (Hb 1.3; Sl 147.15-18). Assim como a palavra criadora, essa palavra relaciona-se com Jesus Cristo segundo Paulo insiste: "todas as coisas subsistem por ele [Jesus]" (Cl 1.17).  

3. A palavra de Deus tem o poder de outorgar vida nova. Pedro testifica que nascemos de novo "pela palavra de Deus, viva e que permanece para sempre" (1Pe 1.23;  2 Tm 3.15; Tg 1.18). � por essa raz�o que o pr�prio Jesus � chamado o Verbo da vida (1Jo 1.1).  

4. A palavra de Deus tamb�m libera gra�a, poder e revela��o, por meio dos quais os crentes crescem na f� e na sua dedica��o a Jesus Cristo. Isa�as emprega um expressivo quadro verbal: assim como a �gua proveniente do c�u faz as coisas crescerem, assim a palavra que sai da boca de Deus nos leva a crescer espiritualmente (55.10,11). Pedro ecoa o mesmo pensamento ao escrever que, ao bebermos do leite puro da palavra de Deus, crescemos em nossa salva��o (1Pe 2.2). 

5. A palavra de Deus � a arma que o Senhor nos proveu para lutarmos contra Satan�s (Ef 6.17; Ap 19.13-15). Jesus derrotou Satan�s, pois fazia uso da Palavra de Deus: "Est� escrito" (Lc 4.1-11; Mt 4.1-11).

6. Finalmente, a palavra de Deus tem o poder de nos julgar. Os profetas do AT e os ap�stolos do NT freq�entemente pronunciavam palavras de ju�zo recebidas do Senhor. O pr�prio Jesus assegurou que a sua palavra condenar� os que o rejeitarem (Jo 12.48). E o autor aos Hebreus escreve que a poderosa palavra de Deus julga "os pensamentos e inten��es do cora��o" (Hb 4.12). Noutras palavras: os que optam por desconsiderar a palavra de Deus, acabar�o por experiment�-la como palavra de condena��o.   

NOSSA ATITUDE ANTE A PALAVRA DE DEUS 


A B�blia descreve, em linguagem clara e inconfund�vel, como devemos proceder quanto a palavra de Deus em suas diferentes express�es. Devemos ansiar por ouvi-la (1.10; Jr 7.1,2; At 17.11) e procurar compreend�-la (Mt 13.23). Devemos louvar, no Senhor, a palavra de Deus (Sl 56.4,10), am�-la (Sl 119.47,113), e dela fazer a nossa alegria e deleite (Sl 119.16,47). Devemos aceitar o que a palavra de Deus diz (Mc 4.20; At 2.41; 1Ts 2.13), ocult�-la nas profundezas de nosso cora��o (Sl 119.11), confiar nela (Sl 119.42), e colocar a nossa esperan�a em suas promessas (Sl 119.74,81,114; 130.5). Acima de tudo, devemos obedecer ao que ela ordena (Sl 119.17,67; Tg 1.22-24) e viver de acordo com seus ditames (Sl 119.9). Deus conclama os que ministram a palavra (1Tm 5.17) a manej�-la corretamente (2Tm 2.15), e a preg�-la fielmente (2Tm 4.2). Todos os crentes s�o convocados a proclamarem a palavra de Deus por onde quer que forem (At 8.4). 

A B�blia � a boca de Deus, nela est� impresso o ensinamento de como nosso Pai quer ver seus Filhos andando. Nela est�o registradas, os poderes de Deus com seus grandes feitos, as hist�rias para edificar nossa f�. � uma carta de amor onde mostra o sacrif�cio de Cristo por nossas vidas. Assim todo adorador deve ser alimentado no seu esp�rito por Deus, atrav�s das Escrituras... 

- A B�blia guarda os segredos das armas espirituais: 
Ef 6.17 -  Tomai tamb�m o capacete da salva��o, e a espada do Esp�rito, que � a palavra de Deus;  

- Ter sede em poder ouvi-la: 
Jr 7.1,2 -  A palavra que da parte do SENHOR, veio a Jeremias, dizendo:  P�e-te � porta da casa do SENHOR, e proclama ali esta palavra, e dize: Ouvi a palavra do SENHOR, todos de Jud�, os que entrais por estas portas, para adorardes ao SENHOR.  At 17.11 Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessal�nica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim.  

- Buscar entendimento: 
Mt 13.23 -  Mas, o que foi semeado em boa terra � o que ouve e compreende a palavra; e d� fruto, e um produz cem, outro sessenta, e outro trinta.  

- Louvar a Deus pela sua Palavra: 
Sl 56.4,10  4 Em Deus louvarei a sua palavra, em Deus pus a minha confian�a; n�o temerei o que me possa fazer a carne. 10 Em Deus louvarei a sua palavra; no SENHOR louvarei a sua palavra.  

- Amar a Palavra: 
Sl 119.47 E recrear-me-ei em teus mandamentos, que tenho amado.  

- A Palavra � a nossa alegria e deleite: 
Sl 119.13 Odeio os pensamentos v�os, mas amo a tua lei. 

- Devemos aceitar o que a Palavra diz: 
Mc 4-20; At 2-41; I Ts 2-13  

- Guardar nas profundezas de nosso cora��o:
Sl 119.11  -  Escondi a tua palavra no meu cora�ao, para eu nao pecar contra ti.   

- Colocar nossa esperan�a em suas promessas: 
Sl 119.74,81,114; 130-5  

- Obedecer ao que a Palavra nos ordena: 
Sl 119.17,67; Tg 1.22-24

- Viver de acordo com seus ditames: 
Sl 119.9 - Com que purificar� o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a tua Palavra.  

- Pregar a sua Palavra fielmente e manej�-la bem: 
I Tm 5;17; II Tm 2:15; II Tm 4:2; At 8:4.


REFER�NCIA BIBLIOGR�FICA:
Biblia de Estudos Pentecostal. CPAD,p�g. 1060 (exceto a ultima parte: a Biblia e a boca de Deus...)
Voltar para Estudos
Voltar a pagina principal
Hosted by www.Geocities.ws

1