IRC é sigla para "Internet Relay Chat" e foi originalmente concebido
por Jarkko Oikarinen em 1988. Desde o seu começo na Finlandia,
tem sido usado em mais de 60 paÌses de todo o mundo. Apesar de inicialmente
pretender ser um substituto do programa "talk" no Unix, acabou por se tornar
em muito mais do que isso. O IRC é um sistema de troca de mensagens
multi-utilizador em tempo real, onde as pessoas convivem em "canais" (locais
virtuais, normalmente com um tópico de conversação)
quer seja para falar em grupo ou em privado.
Como é o IRC organizado?
· usuário utiliza um programa do tipo "cliente"
(normalmente chamado irc ou derivado desta palavra) que o liga à
rede de IRC através de um outro programa chamado "servidor". Os
servidores são responsáveis pela troca de mensagens de utilizador
para utilizador através da rede.
· Em todas as redes existem canais como #irchelp,
#irc ou #ajuda onde pode obter uma lista mais extensa de servidores
e/ou ajuda relativa à utilização do IRC.
Qual é a porta utilizada para ligar ao IRC?
Em geral, a porta utilizada é a 6667. Alguns servidores estão "atentos" a outras portas (os mais comuns variam entre os valores 6660 e 6670), mas não todos. Quando em dúvida, utilize sempre o 6667.
Quais os programas que preciso para o IRC?
Precisa de ter um software chamado de IRC Client. Para a plataforma PC o melhor IRC Client é sem dúvida o mIRC. Para Macintosh, o IRCle.
O que é um operador de canal?
Um operador de canal é vulgarmente visto com o caratere "@" antes do seu nick na lista de usuários de um canal. Os operadores (vulgo Op) são quem "controlam" o canal. Isto significa que eles podem expulsar mesmo banir do canal outros usuários. A função de um OP no #Brasil é a de manter o canal limpo e saudável, evitando a presença de usuários que ofendam outros ou destabilizem o canal.
O que é um "bot"? Como é que posso arranjar um?
"bot" È diminutivo de "robot". Trata-se de um programa que corre numa máquina e que se encontra ligado ao IRC e que aparece nos canais como um utilizador vulgar. Os bots não são na maioria dos casos necessários e devem mesmo ser evitados caso não se justifique a sua utilização. Os bots aparecem normalmente em canais com um grande fluxo de utilização e servem para proteger o canal de eventuais "takeovers". Na Undernet existem os famosos X e W, dois bots fornecidos pela própria Undernet para evitar que os usuários utilizem os seus bots, ocupando com eles um espaço que podia ser ocupado por outro usuário. Note-se que em muitos servidores, é expressamente proíbido o uso de quaisquer BOTs. Ao violar esta regra, o infrator corre o risco de ficar permanentemente banido do servidor em questão, não podendo mais utilizá-lo para aceder ao IRC.
Alguém está a utilizar o meu nick, posso
fazer alguma coisa acerca disto?
Apesar de terem já existido mecanismos que autentificam
os nicks dos utilizadores (e na Dalnet isso ainda é possível),
chegou-se à conclusão que não existem nicks suficientes
para que cada usuário pudesse ser dono legítimo de um. Se
alguém utiliza o seu nick a solução é ter um
nick alternativo. A melhor forma de evitar este problema é escolher
um nick original e que dificilmente seja também escolhido por outra
pessoa.
Termos usados no IRC
Para um newbie, alguns dos termos utilizados no IRC poderão parecer chinês :)) mas para tentar evitar as perguntas tão usuais no IRC, aqui fica uma pequena lista de termos utilizados:
Lag - Infelizmente é um fenômeno comum no IRC :( O lag é o tempo que as mensagens demoram a chegar ao seu destinatário. Quando por vezes a pessoa a quem mandou uma mensagem demora mais tempo a responder, isso pode não querer dizer que essa pessoa esteja a ignorá-lo... está simplesmente aLAGada... Para determinar isso pode fazer no mIRC "/ping nick" e no IRCle "/cping nick".
Netsplit - Outro fenômeno infelizmente usual no IRC. Acontece quando um server perde a ligação com outro server e "cai todo mundo". Felizmente, na maior parte dos casos, as ligações são rapidamente re-estabelecidas e volta tudo à normalidade.
Bot - Abreviatura de Robot. É um programa próprio que efetua certo tipo de comandos automaticamente sem qualquer intervenção humana. Na Undernet o uso de bots não é aconselhado porque o Cservice fornece bots próprios para serem colocados no canal quando são registados... os célebres X ou W, os usuários mais conhecidos do IRC e também os mais calados :)
Flood - repetição da mesma mensagem. O Flood não é aconselhado por vários motivos. Primeiro, porque pode causar lag e até se for excesso a perca de ligação ao IRC por excess flood. Segundo, porque se torna irritante...
Op - Abreviatura de Operador de canal. Indicado com o símbolo @ no mIRC ou com o nome a vermelho no IRCle, um op pode kickar e/ou banir outro usuário, por vários motivos: flood, ofensas no canal a outros usuários, comportamento incorreto, uso de bots, etc. Outra das funções dos op's (neste caso do #Brasil) é procurar, sempre que possível, esclarecer e ajudar todos os usuários do canal.
Kick - Comando utilizado pelos op's para expulsarem os usuários que não respeitam as normas do canal.
Ban - Outro comando apenas disponível aos op's, utilizado em casos de repetidos kicks ao mesmo usuário para impedir a entrada deste no canal.
Script - Comandos pré-defenidos pelo usuário para
efetuar as tarefas mais usadas.
COMANDO MAIS COMUNS
/! Traz de novo a última linha digitada onde quer que tenha sido digitada
/me Manda a ação para o canal ou private (é aquele texto que aparece em rosa), ele acrescenta seu nick antes do texto
/ame Manda a ação para todos os canais em que você está
/amsg Manda a mensagem para todos os canais em que você está
/away <mensagem> Coloca você como "away", deixando
uma mensagem para saberem que você não está
prestando atenção
/away Retira o away
/ban <#canal> <nick> Bane o nick do canal
/beep Gera o número de beeps especificado com o intervalo entre eles especificado
/channel Abre a janela de informações sobre o canal (só funciona dentro de um canal)
/clear Apaga o texto da janela
/closemsg <nick> Fecha a janela de private com o nick determinado
/dcc send <nick> <arquivo> Manda o(s) arquivo(s) para a pessoa escolhida
/dcc chat <nick> Abre uma janela para conversa privada e direta, ela é mais rápida para mandar as mensagens que a janela do /query
/dns Pede a seu provedor para "resolver" um endereço
/Quit <mensagem> Sai do mIRC mostrando a mensagem
/flood < L T I > Liga o controle de flood (L linhas em T segundos = Ignore I segundos)
/flush Remove os nicks que não estão nos canais da lista interna de usuários
/help <comando> Apresenta a ajuda do mIRC sobre este comando
/invite <#canal> Convida o nick para o #canal
/join <#canal> Entra no canal dado
/kick <#canal> <nick> Retira uma pessoa de um canal
/list [trecho] [-min n] [-max m] Lista os canais, vc pode pegar apenas os que tem um trecho no seu nome, ou que tem no máxino m pessoas e/ou no mínimo n. Cuidado, em alguns servidores este comando lhe desconecta
/log [on|off] Mostra, liga ou desliga a gravação em disco do texto do canal ou private
/mode <#canal | nick > [[+|-]caracter de modo [parametros]] Muda o modo de canais ou usuários
/msg <#canal ou nick> Manda a mensagem para o canal ou nick
/names <#canal> Mostra os nicks de quem está no canal, mesmo sem você entrar nele
/nick <novo nick> Troca o seu nick
/notice <nick> Manda a mensagem para o nick sem abrir janela
/notify [-sh][-ar][on|off|nick] Liga ou desliga o aviso de que um nick entrou ou saiu do IRC
/omsg Manda a mensagem para todos os op's de um canal
/onotice Manda o notice para todos os op's de um canal
/part <#canal> Sai do canal
/query Abre uma janela privada com alguém
/topic <#canal> <texto> Coloca o texto no tópico do canal, pode só ser possível aos operadores
/uwho [nick] Abre a janela de informações sobre um nick
/who <#canal> Mostra quem está num canal, mesmo que você não esteja nele
/who <*endereço*> Mostra todas as pessoas no IRC com este endereço
/whois Mostra mais informações sobre um nick
/whowas Mostra os dados de quem acabou de sair do IRC
/wavplay Executa um arquivo de som
A grande utilidade dos BOTs é
que, mesmo quando não existir nenhum OP logado naquele canal, o
BOT faz o papel de moderador dentro de suas possibilidades.
É de grande importância a presença
dos BOTs nos canais, pois desta forma, poderemos ter certeza de que cada
canal que os contiver estará em bom funcionamento, proporcionando
aos usuários uma conversação útil e ao mesmo
tempo, agradável.
Vejamos agora algums comandos básicos para manter contato com os BOTs, vale dizer que estes comandos são utilizados na Rede BrasIRC de Servidores.
1) Para se iniciar um DCC Chat com um BOT, é necessário que todo e qualquer usuário se registre enviando para o BOT o seguinte comando em qualquer janela de seu programa de Chat: /msg hello onde é o nome do BOT. Por exemplo, vamos supor que o nome do BOT seja "Strong", então teríamos o seguinte: /msg Strong hello
2) Após alguns segundos o BOT lhe dará uma resposta informando seu próprio nome, dando-lhe as boas vindas e dizendo como você deve proceder para lhe pedir ajuda, etc..., então após a resposta você deve enviar um outro comando para que o BOT habilite-o a entrar em Party Line: /msg pass onde é a senha escolhida pelo próprio usuário. Por exemplo, caso a senha seja "Utah657" e o nome do BOT seja "Strong" teríamos: /msg Strong pass Utah657. Após este procedimento, em alguns segundos lhe será dada uma confirmação do armazenamento da senha no BOT da seguinte maneira: "Note: Password set to Utah657".
Na Rede de Servidores BrasIRC, há uma rede de BOTs em sua topologia hierárquica definida abaixo:
BrasHUB
|--NET
|--MaGiC
|--Gallo
|--Garconet
|--MoQuEcA
|--Paulista
|--Paixao
|--_24HoRaS
|--SHeRiFF
|--PoEtINhA-
|--Palhaco
|--Pinoquio
|--Extase
|--DiGiNET
|--X
| |--BrasIRC
| `--LawKeeper
| |--linkway
| `--conselho
|--Turma2000
|--SuRFiStA
| `--ReNeGaDe
|--Mal_Knox
| `--FreeBSD
`--TuRmINhA
Além das características citadas anteriormente, os BOTs possuem algums recursos especiais, tais como a "Party Line" e o "Message Mail".
A "Party Line" acontece quando dois ou mais usuários entram em DCC Chat com BOTS diferentes e em canais diferentes, e, mesmo assim, podem se comunicar entre si sem estarem diretamente se falando por Private Messages ou DCC Chat entre si. Vejamos como isso funciona:
#Brasil #Turma
| | @X (BOT) @Turminha (BOT)
Usuários em DCC Chat Usuários em DCC Chat
@Spectro (operador) --------------LINK------------ @Limits
(operador)
Cascata (usuário) Freddie (usuário)
Java (usuário) Cracker (usuário)
|___ é necessário haver linkagem (conexão)
entre os BOTs para poder haver a Party Line. O resultado é o seguinte
abaixo.
___|
PARTY LINE
@Spectro (operador)
Cascata (usuário)
Java (usuário)
@Limits (operador)
Freddie (usuário)
Cracker (usuário)
Para se poder entrar em Party Line com os BOTs, basta que o usuário digite o seguinte comando: /dcc chat onde é o nome do BOT em que se deseja conectar. Após a digitação deste comando, uma janela será aberta indicando que você está tentando o dcc chat, na qual em sua barra de títulos irá aparecer o seguinte: "dcc chat with "; Aparecerá então uma mensagem "TYPE YOUR PASSWORD" é a hora de digitar a senha que você digitou na hora em que se cadastrou anteriormente.
Como visto acima, o objetivo da "Party Line" é realizar a conversação entre dois ou mais usuários localizados em canais diferentes, sem que eles precisem utilizar o Private ou o DCC diretamente entre si. Geralmente, em cada canal há um BOT, e nele você deverá encontrar em Party Line um Operador de Canal. Torna-se quase que uma obrigação um Operador ser encontrado numa Party Line hoje em dia.
É necessário haver a conexão entre os BOTs para que seja utilizada a Party Line com sucesso, pois somente poderão acompanhar as conversações aqueles usuários que estiverem em BOTs linkados, caso não estejam, a Party Line torna-se simplesmente um DCC Chat simples. As linkagens entre os BOTs é realizada pelos "Masters" , que são aqueles que comandam os BOTs, é deles a responsabilidade sobre o funcionamento dos mesmos, em relação aos outros usuários.
Os Masters possuem comandos especiais quando estão conectados em Party Line com os BOTs, tais como kikar, banir, fazer set (cadastrar novos operadores), bem como desfazê-los, linkar, adicionar hosts aos usuários, mudança de password, etc.
O outro recurso bastante utilizado pelos usuários nos BOTs é o Message Mail (tipo um correito eletrônico).
Mas você deve estar se perguntando......Correio no BOT ???
Isso mesmo, os BOTs possuem esse recurso muito utilizado pelos usuários, quando se entra em Party Line com os BOTs, eles dão condições de os usuários poderem ler mensagens deixadas por outros usuários anteriormente. A utilização deste recurso é bastante simples, a sintaxe utilizada é a seguinte:
.note Spectro Bom dia, caro colega, ligue-me assim que receber esta mensagem, grato! Abraços []'s do amigo Joseph.
Onde .note é o comando para
ordenar ao BOT a armazenar a mensagem; Spectro é o nickname do usuário
que será deixada a mensagem; e o restante é a mensagem propriamente
dita. Para que o usuário possa ter acesso a leitura de suas mensagens
basta digitar em Party Line .notes read .E para deletar as mensagens basta
acionar o comando abaixo: .notes erase all
Comandos
/join #canal
Você entrará no canal de sua escolha. Caso
o canal não exista. Ele será criado para você.
Exemplo: /join #brasil
/part #canal - /leave #canal
Ambos os comandos são para você deixar o
canal.
Exemplo:
/leave #brasil
/part #usa
/list [#string] [-min] [-max]
Este comando lista os canais disponíveis. Pode
pedir para listar os canais com o mínimo e o máximo de pessoas
ou definir os
canais com o #string. (Comando disponível no mIRC.
Não sei se está disponível em outros programas)
Exemplo: /list
/list -mim 5 - max 20
/list #brasil
/me mensagem
Envia uma mensagem ao canal ou a uma query do que está
fazendo.
Exemplo: Adilson digita o comando:
/me esta homepageando
Depois do enter, todos vão ver a seguinte mensagem:
Adilson está homepageando.
/msg nickname mensagem
Envia uma mensagem privativa sem necessidade de abrir
uma query window.
Exemplo: /msg Babbs Ola! Tudo bem!
/query nickname mensagem
A mesma função do /msg. A única
diferênça é na abertura de uma query window para enviar
uma mensagem privada.
/whois nickmane
Mostra informações sobre determinada pessoa.
Exemplo: /whois Adilson
O resultado (mostrado fora da janela do canal) será
o seguinte:
Adilson is [email protected] * Adilson dos Santos
Dantas
Adilson on @#brasil
Adilson using irc2.epix.net * Pennsylvania Internet Exchange
Adilson has been idle 12secs, signed on Mon, Jun 10 11:54:50
Adilson end of /WHOIS list
/nick nickname
Muda o seu nickname por qualquer um que gostaria de ser.
Desde que não tenha um sendo usado.
Exemplo: Adilson vai trocar de nick
Ele digita /nick Copyright
Em poucos segundos, ele se torna Copyright
/quit [razão]
Nesse comando, você vai se desconectar do IRC e
dará uma mensagem opcional como a razão de sua saída
(Apenas as
pessoas que estão no mesmo canal poderão
ver a mensagem).
Exemplo: Adilson vai sair e ele digita:
/quit Ate amanha!
Todos do canal vão ver a seguinte mensagem:
Adilson has quit IRC (Ate amanha!)
/away (mensagem)
Deixa uma mensagem explicando toda vez em que não
esteja prestando atenção no IRC. Quando Alguém envia
uma /msg ou
um /whois, a pessoa verá a mensagem que deixou.
Usando apenas o /away sem nenhuma mensagem, vai marcar que você não
esteja mais away.
Exemplo: /away Dei uma saidinha. Volto daqui a pouco.
/topic #canal novo topico
Muda o topico do canal
Exemplo: /topic #brasil Brasil 5 X Argentina 0.
/invite nickname #canal
Convida alguém a entrar num canal.
/ping nickname
Testa o lag existente no canal.
Exemplo: /ping Aleka
Resultado: You got PONG from irc.epix.net
ou
[Aleka PING reply]: 5 secs
Os próximos comandos são usados pelos operadores
do canal (aqueles que
usam o @ ao lado do nick). É recomendável
não abusar deles.
/kick #canal nickname mensagem
Kicka (chuta) o usuario para fora do canal, com a opção
de uma mensagem.
Exemplo: O chato esta atrapalhando o canal #Adilson e o Adilson usa o comando
/kick #Adilson chato Cai fora!
Todos do canal #Adilson vão ver a seguinte mensagem:
Chato was kicked by Adilson(Cai fora!)
E o chato verá a seguinte mensagem:
You were kicked by Adilson(Cai fora!)
/mode #canal
Esse é um poderoso comando que dão aos
operadores controle no canal e nos usuários. Existem várias
maneiras de usar entre
eles:
/mode #canal +b nick!usuario@host
Bane a pessoa do canal. Este tipo de comando usa o separador
"!" que separa o e o endereço eletrônico da pessoa. Toda vez
que for banir uma pessoa do canal, deve-se usar o comando
com a essa sintaxe.
Exemplo: /mode #brasil +b [email protected]
/mode #brasil chato!*@*
Este segundo comando bane qualquer um que tenha o nick chato do canal. Pense no * como se fosse o * quando você vai dar um dir *.extensão ou dir arquivo.* no DOS. Mas a pessoa tem a opção de mudar de nick e voltar ao canal com outro nick para atrapalhar ainda o canal. Então, a melhor opção e banir pelo endereço eletrônico.
O comando usado para banir pelo e-mail
é: /mode #canal +b *!*usuario@*host.
Este comando bane a pessoa pelo endereço eletrônico.
O primeiro * impede que a pessoa banida resolva voltar ao canal com qualquer
nick que escolher. O segundo ainda mata o ~ em certos endereços
eletrônicos. Já o terceiro * impede que qualquer pessoa que
tenha outra conta em um outro servidor, mas do mesmo domínio, entre
no canal. Mas se a pessoa não tiver o nome do servidor antes do
domínio(No caso do exemplo: [email protected]). O terceiro * já
não é mais necessário.
Exemplo:chato is [email protected]
Então e dar /mode #brasil +b *!*chato@*.mala.com
O chato poderia trocar o servidor flooder
para o servidor boring.
Mas o ban também pega o [email protected]
e ele não entra mais no canal.
Mas ainda temos aqueles que entram com o número IP no final do endereço eletrônico da pessoa. Nestes casos, o terceiro * deve ser aplicado no final do endereço. Por causa do tipo de endereço IP que podem ser das Classes A, B e C. Tomamos o exemplo do servidor em que eu uso que é o maracana.lci.ufrj.br. O IP do servidor é 146.164.41.1 mas eu posso estar numa máquina da rede e que possa ter o IP 146.164.41.7. A maior parte das redes são da classe C (número inicial de 192 até 223). o * deve ser colocado no lugar do ultimo número.
Exemplo: Flooder is [email protected]
Então é só dar /mode #brasil +b *!*[email protected].* que ele nao vai entrar de volta no canal, mesmo que ele entre numa máquina e mude o seu IP de 200.88.6.157 para 200.88.6.23
Se for na classe B(número inicial de 128 até 192). O * deve ser colocado nos dois números finais do endereço IP.
Exemplo: Adilson is [email protected]
É só dar /mode #brasil +b [email protected].* que você consegue me banir do canal.
Na classe A(Número inicial de 0 até 127), o * deve ser colocado logo após o primeiro número. Mas é muito pouco provável que você possa fazer isso. São muitas poucas redes que se encaixam na classe A. Portanto, na maioria das vezes, só o * no lugar do último número já resolve a situação.
Para retirar o ban, é só trocar o +b pelo -b na hora de usar o comando.
/mode #canal +i
Neste caso, o usuário só entra no canal
depois de convidado.
/mode #canal +l número
O canal se torna limitado a um certo número de
pessoas.
/mode #canal +m
O canal se torna moderado. Apenas quem tem voz no canal
e os operadores podem conversar no canal.
/mode #canal +v nickname
Dá voz a um usuário num canal moderado.
/mode #canal +n
Impede que algum usuário envie /msgs para o canal.
/mode #canal +o nickname
Torna um usuário um operador. Pode-se dar para
um ou mais gente.
Exemplos:
/mode #brasil +o Adilson
/mode #brasil +ooo Paulo Drica Help
Para retirar o op, é só usar o -o.
/mode #canal +p
Torna o canal privado.
/mode #canal +s
Torna o canal secreto.
/mode #canal +t
Apenas os operadores trocam o topic.
/mode #canal +k (chave)
Dá uma chave para o canal. Apenas aqueles que
conhecem a chave pode entrar no canal.