HELP - ESTADÃO - Língua Portuguesa


O que são?


São áreas, que após um distúrbio, tiveram eliminada a camada fértil do solo, gerando assim alterações no sistema hídrico. Mesmo tendo sofrido esse distúrbio mantém seus meios de regeneração naturais.


Quais os tipos?


Erosão- é um fator natural, que se dá no impacto da água com o solo. O solo estando sem uma cobertura vegetal, que dá proteção as partículas liberadas por ele, fica propenso ao arrastamento das mesmas, pela água.
Ocupação de áreas inadequadas- com o aumento da densidade demográfica no estado de são Paulo, há o aparecimento de novas comunidades em locais inadequados. Para essa ocupação, as pessoas têm que desmatar a área, deixando o terreno desprotegido à ação da chuva e de outros processos naturais. O solo começa a se desgastar podendo até entrar em processo de desertificação; isso sem contar que não se sabe também o quanto aquele terreno suporta, podendo haver o escorregamento, erosões e diversos outros fatores.
Desmatamento- É causado por loteamentos, exploração de minérios produção de carvão vegetal, extração de palmito. A maioria dos desmatamentos é por motivo econômico, e a partir da medida que o solo não oferece mais o que necessitam, procuram outras áreas para continuar o processo.
Existem vários tipos de desmatamentos, e um deles é por queimadas, que prejudicam o solo, a fauna além de também prejudicar o clima provocando alterações climáticas. Por não possuir árvores e raízes, o solo não consegue reter água e suprir seu calor, podendo com isso sofrer erosão e desertificação.
Queimadas- São usadas para desmatar mas também como forma de cultivo. Queima-se o solo para acabar com a vegetação abundante que se instala durante o período de repouso do terreno. Causam vários danos devidos a destruição da fauna e da flora, sem contar a perda de nutrientes essenciais para o solo ( nitrogênio, fósforo, magnésio, etc.), ficando nele apenas os materiais pesados que não podem ser levados pela chuva nem pelo vento; e podendo assim, ocorrer erosão e desertificação.


Devastação de florestas


Passamos tanto tempo sem ver ou pensar numa floresta que imaginamos que é coisa do passado , que nada tem a ver com a vida modernas das cidades. As florestas , devem ter sido muito úteis para o homem primitivo .
Sem se dar conta de que sem as florestas, o progresso e a vida na terra seriam impossíveis, o homem vem destruindo-as em toda parte. Por isso são poucas as que ainda restam e o Brasil está entre os países que mais desmatam suas florestas.
A história do Brasil, desde o início de sua exploração pelos europeus, é a história da destruição das florestas. Como pagamento pela exportação de matéria-prima e produtos agrícolas, o Brasil recebe dos países importadores do Hemisfério Norte, cada vez menos. Então, tem que exportar cada vez mais e, por isso, derrubam-se mais florestas.
A mesma coisa acontece com todos os países pobres do Terceiro Mundo. Não é de surpreender, portanto, que as florestas tropicais estejam reduzidas para 44% de sua área original e que aproximadamente 80.000km de florestas sejam destruídas anualmente.
A derrubada das florestas já levou a extinção de vários animais e plantas. Todos os países ricos são responsáveis pela destruição das florestas tropicais. Para a agricultura e pecuária, a derrubada dessa florestas pode ser fatal. Muitos insetos que antes encontravam sua comida e seu predador na floresta, uma vez cortada a mata, sem ter o que comer e sem o predador, atacam as lavouras e os animais, causando grandes estragos à produção de alimentos.
Por tudo isso, países pobres de todo mundo reuniram-se e tiraram a seguinte conclusão: não se consegue proteger as florestas tropicais apenas com leis ,é preciso também mudar as regras do comércio internacional, além disso, é preciso continuar progredindo sem provocar tanto danos às florestas.

Os Bons e Maus Exemplos na Amazônia


O mau exemplo- Maior pólo madeireiro do País, o município paranaense de Paragominas já perdeu 35% de sua cobertura vegetal pela ação devastadora das motosserras. O desperdício da matéria-prima é enorme. Cerca de 50% da madeira cortada da mata não é aproveitada pelas empresas.
Selva Limpa- A Petrobrás explora 7.500 barris diários de petróleo de reserva do rio Urucu, a 625 Km se Manaus. Para não poluir os rios da região, a estatal transporta, de barco, até a capital do Amazonas, toda água salgada que sai dos poços. A Petrobrás vai replantar todas as espécies que forem derrubadas pelo projeto. Solo

O desenvolvimento econômico e a tecnologia dos países industrializados têm mudado o modo como as pessoas estão utilizando o solo. Tem crescido assustadoramente o uso de pesticidas e fertilizantes. Nesses países industrializados, a agricultura mecanizada e o uso intensivo de produtos químicos estão causando erosão no solo; queda na produtividade da terra e a contaminação de lençóis de água. A degradação e perda do solo podem ocasionar grandes gastos econômicos. Hoje em dia, muitos países dependem profundamente da importação de alimentos, da ajuda alimentar e reservas estocadas em alguns países.

Florestas

Florestas inteiras chegam a desaparecer com o corte de árvores. Com isso, muitas árvores que não suportam a retirada de madeira são danificadas ou mortas por máquinas pesadas de corte que causam uma compactação do solo, tornando a regeneração da árvore ainda mais difícil.
Hoje em dia, a extração de madeira esta destruindo as florestas muito mais rápido do que o reflorestamento ou a capacidade de regeneração das árvores.
O desmatamento de grandes áreas de florestas sempre ameaça o potencial de desenvolvimento de um país. Elas possuem muitas funções importantes à produtividade nacional a longo prazo. Elas protegem bacias de águas, regulam o tempo e a temperatura, previnem a erosão, fornecem alimentos, fibras, madeiras, etc...
No Brasil, temos o desflorestamento na Amazônia. Em 60, agricultores sem terra começaram a entrar na região à procura de terras e emprego. Descobriram que o solo da região era frágil e poderia suportar a agricultura e o gado por pouco tempo. Em 70, o desflorestamento da Amazônia, principalmente em Rondônia, já eram alarmantes. Em 1988, 25% da floresta original de Rondônia havia sido desmatada. Só nesse ano, o Brasil deve ter sofrido queimadas em 20 milhões de hectares de florestas e cerrados, para que fossem abertas clareiras para cultivo e criação de gado.
Antes de serem exploradas, as florestas deveriam ser classificadas quanto à adequação à agricultura, produção de madeira, proteção da vida selvagem e outros usos.

Oceanos e Costas

As maiores ameaças à vida nos oceanos são o esgoto municipal, o lixo industrial e o mau uso dos ecossistemas caseiros causando a contaminação do petróleo. As cidades litorâneas despejam esgotos diretamente no mar, contaminando os seres marinhos. Com isso conseguem reduzir a capacidade de os seres vivos de viverem em seu habitat e manter sua vida., afetando assim, sua cadeia alimentar.
Fertilizantes químicos e pesticidas de zonas rurais e efluentes de cidades e indústrias são transportados pelos rios que deságuam no mar, levando a uma maior contaminação.
Oceanos quando poluído pode danificar, além das cadeias alimentares, também podem romper os sistemas que condicionam a vida no planeta devido a destruição da camada de ozônio protetora da Terra. Os oceanos exercem papéis importantes como a vida marinha, a moderação do clima e fornece energia, proteínas e transporte.

Cidades

Áreas mal planejadas se expandem, a poluição degrada o ar e contamina os locais onde ocorrem o fornecimento de água. Com isso, ocorrem as doenças que se alastram com facilidade, contaminando as pessoas. Essas pessoas ficam enfraquecidas pela subnutrição, sem condições de saneamento, cuidados médicos e educação sanitária.
Para regularmos alguns produtos que usamos e que são considerados químicos, usamos outros que são igualmente prejudiciais ao ambiente. Usamos o cloro para substituir a amônia, para evitar o fosfato usamos o alumínio. Usamos enormes quantidades de sais de cobre que não são naturais aos ecossistemas, e evitamos as algas que são naturais. Os depósitos de ácidos estão matando árvores, prejudicando colheitas, o solo, a vida aquática e também afetando a saúde humana.

Indústria

Ela deveria expandir-se para suportar o crescimento populacional e melhorar também os padrões de vida. Destrói o meio ambiente, enfraquece o potencial econômico através dos recursos naturais. Os custos econômicos e ambientais de suas contaminações não são aparentes, até que a capacidade do meio ambiente de absorver a poluição seja excedida. A cada ano, 1.000 à 2.000 novos produtos químicos entram no mercado, e muitos não foram testados quanto a toxicabilidade. A indústria química mundial tem crescido rapidamente. Hoje em dia, 10% do comércio mundial, com cerca de 70.000 à 80.000 produtos químicos disponíveis.

Pobreza e crescimento populacional

Famílias tentam cultivar alimentos em qualquer terra disponível, independente da fragilidade do solo ou da adaptação de culturas. A produção de leite, por exemplo, é um alimento essencial, só que muitas pessoas não conseguem comprar. Em 1940, no Norte e Nordeste só se encontravam pessoas desnutridas. Hoje, a desnutrição já está em todo o país.
As crianças são as mais prejudicadas pela falta de alimento, e com isso adquirem doenças e danos com o seu crescimento físico e ao desenvolvimento mental.
O Brasil precisa de um plano para que todas as famílias tenham disponibilidade a uma vida saudável, não passando fome e nem necessidades.

Estilhaços da Explosão Populacional

Espécies: A devastação destrói 100 espécies animais e vegetais. Oitenta por cento do desmatamento é devido ao crescimento populacional. Ar: O dióxido de carbono vai aumentar cada vez mais, se a população continuar a crescer ao ritmo atual. Oceano: Com o crescimento populacional, os pescadores terão ultrapassado o limite dos oceanos em 20%. Com isso ocorrerá um desequilíbrio no ecossistema marinho.

Revista Geográfica Universal - Julho de 90 - Ricardo Beliel

Hosted by www.Geocities.ws

1