"SIMPLESMENTE O MELHOR!"

Aqui estão algumas palavras de pessoas que correram e/ou conviveram com Ayrton Senna. Mais abaixo estão algumas palavras do próprio Ayrton Senna.


"Ayrton Senna era um extraordinário piloto de corridas. Sua habilidade, sua perícia, sutileza e coragem eram de tamanha magnitude que ele transformou em anões uma geração de pilotos. Com a McLaren ele venceu três campeonatos mundiais, e ao fazer isso deu prazer não somente a todos nós da equipe, mas a milhões de pessoas. Mas para mim ele era mais do que tudo isso, mais do que um campeão mundial, mais do que um empresário de sucesso. Para mim ele era um amigo.

As amizades nascem de muitos modos e significam coisas diferentes para pessoas diferentes. Ayrton e eu brigávamos bastante, discutímos ainda mais e, às vezes, chegávamos a nos ignorar mutuamente. Isso porque ambos éramos consumidos pela mesma vontade de vencer, e de vencer honestamente. De nossa paixão compartilhada surgiu o respeito mútuo. Entretanto continuávamos assim, um tentando vencer o outro. No final percebemos que cada um era tão teimoso e dedicado quanto o outro. Foi aí que nossa amizade começou. Em princípio lentamente, tornou-se cada vez maior.

Essa amizade, nascida no calor da batalha pelo sucesso, significava muito para mim. Normalmente não sou um homem emotivo. Nem Ayrton. Mas ambos descobrimos emoçõoes profundas quando participamos juntos dos Grandes Prêmios. Vou sentir imensa falta dele."

- Ron Dennis, da McLaren


"Estou em choque absoluto - como tenho certeza de que todo mundo no automobilismo está - com esta horrível perda de vida. Fiquei atordoado depois da morte do piloto austríaco, Roland Ratzenberger, e o fato de Ayrton perder a vida no dia seguinte torna este fim de semana em particular um fim de semana muito negro da história do automobilismo.

Ayrton e eu compartilhamos algumas das corridas mais empolgantes que já aconteceram, e é impossível colocar em palavras o tamanho desta perda para o automobilismo, porque quando um verdadeiro grande piloto e um grande campeão perde a vida fica um vácuo enorme.

Envio minhas sinceras condolências à família e aos amigos de Roland Ratzenberger e Ayrton Senna. E sei, tendo pilotado para a equipe Williams durante seis anos, como eles devem estar se sentindo. Meus pensamentos, minha simpatia e minha compreensão estão com eles, também. Só posso acrescentar que não há um único piloto no mundo que não esteja chocado e profundamente afetado por esta notícia terrível."

- Nigel Mansell


"Sempre tive um bom relacionamento com ele, em nossos breves contatos. Senna foi muito bom conosco. Ele apoiou Michael Andretti). Na verdade, foi dele uma das primeiras mensagens de parabéns que Michael recebeu depois de vencer na Austrália (primeira corrida de Fórmula Indy de 1994, em março). Honestamente, não sei o que dizer. É um choque tremendo para todos nós. Uma perda devastadora."

- Mario Andretti


"Eu o conheci pessoalmente, e noventa e nove por cento das coisas que você lia sobre ele não eram verdadeiros. ele era uma pessoa muito boa, me apoiou, com todos os problemas que tive. Foi um sujeito que realmente me deu força."

- Michael Andretti


"A água está boa hoje, e eu adoraria estar lá, na minha prancha de surfe. Queria estar fazendo alguma coisa. Enquanto olho para fora, a morte de Ayrton me faz perceber que é preciso viver a vida e desfrutá-la. Eu achava que o cara era imortal. Realmente. Ele ia ser um monumento e terminar os dias na praia, fazendo windsurf. Como eu, ele era de Peixes, e entendia de água. Wordsworth disse: 'Bons tempos, maus tempos, são os únicos tempos'. O que aconteceu com Ayrton faz a gente perceber como todos desperdiçamos muito tempo nos preocupando com o futuro."

- Dennis Rushen, chefe de equipe de Senna da F-2000


"A morte de Ayrton Senna em Ímola, no domingo, 1º de maio, atordoou toda a organização Renault. O pessoal da Renault, que compartilha o amor pelo automobilismo, está unido na tristeza pela perda desse grande campeão, que levou as cores da Renault com o estilo, a perícia e a vontade de vencer que caracterizavam este notável piloto."

- Renault Motor Sport


"Jimmy Clark era basicamente um agricultor que entrou para o automobilismo. Stirling Moss desfrutava a vida totalmente, fora do automobilismo. Eu tinha minha família e praticava tiro esportivo. Ayrton só tinha as corridas e era cem por cento dedicado, sempre foi."

- Jackie Stewart


"A vida de Ayrton Senna era um exemplo de dedicação e do amor pelo esporte como poucos esportistas demonstraram em nível internacional. O mundo perdeu o maior atleta da história do automobilismo, e eu perdi um grande amigo. Os Grandes Prêmios nunca serão iguais sem Ayrton."

- Emerson Fittipaldi


A partir de agora, coloquei algumas de suas palavras.

Aqui estão algumas das frases dele:

"Desafiando o campeonato mundial na Fórmula Um e competindo no mais alto nível por vários anos teve uma influência importante no desenvolvimento da minha personalidade. Fez-me buscar pela excelência, profissionalismo e perfeição. Se você quiser ter sucesso, você deve estar totalmente mergulhado no que quer e deve sempre ir aos últimos limites e dar o seu melhor."

"Não acho que seja o maior ídolo brasileiro, não acho que sou tão importante."

"Eu, o homem do esporte mais popular no Brasil? É uma vitória inesperada, que apenas me faz ir adiante."

"A McLaren de 88 foi o melhor carro que eu dirigi em todos os tempos."

"Enquanto minha paixão pela minha profissão se mantiver viva, meu sonho será sobreviver. No dia em que essa paixão começar a enfraquecer, meu sonho terminará. A Fórmula Um é um mundo de fortes emoções e egos onde a fraqueza não sobrevive."

"Meu erro na Williams: eu trabalhei para eles muito tarde."

"De várias maneiras somos um sonho para as pessoas, não uma realidade. Isso conta na minha cabeça. Mostra o quanto você pode tocar as pessoas, e o quanto você pode tentar dar a essas pessoas algo que não é comparado com o que elas vivem nas suas mentes, em seus sonhos, para você. E isso é algo muito especial, algo muito, muito especial para mim."

"Se sou obcessivo é de uma maneira positiva. Eu tenho um 'empurrão' natural, mas ele não é prejudicial, não é uma doença."

"Ainda tenho muitas coisas para aprender, mas eu tenho encontrado todas as respostas nas palavras de Deus."

"As orações me dão serenidade e tranqüilidade."

"Sou uma pessoa privilegiada. Nasci rico em um país pobre. Vencer é uma obrigação para mim."

"Longe do Brasil, às vezes fico em profunda depressão."

"Fisicamente posso fazê-lo por muitos, muitos anos. Estou em boa condição física."

"No começo eu estava fazendo isso pela sensação de dirigir: eu gostava do sentimento de mover o pedal, frear, acelerar, sentir a máquina, ouvir o motor, sentindo o ar no meu rosto, a velocidade. Me pegou quando eu era criança; entrou em mim e ficou aqui."

"A única motivação para correr corrida-após-corrida, viagem-após-viagem é vencer. A possibilidade que você tem é de vencer. Se você não tiver essa possibilidade, nada mais pode fazer você trabalhar."

"Meus pais são a chave para tudo que aconteceu na minha carreira, desde o kart até a Fórmula Um."

"A família é o ponto central da minha vida. Lá eu tenho paz, amor, carinho e compreensão."

"Às vezes eu tento vencer as opiniões das pessoas, mas em várias ocasiões eu vejo que é melhor bater minhas próprias opiniões. Isso me dá mais satisfação. Não me sinto feliz se estou confortável. Algo dentro de mim me empurra quando estou confortável. Me faz ir além e eu quero continuar sendo empurrado."

"Essas coisas trazem-lhe a realidade de o quão frágil você é, ao mesmo tempo em que você está fazendo algo que ninguém mais é capaz de fazer. Ao mesmo tempo você é visto como o melhor, o mais rápido e alguém que não pode ser tocado, você é enormemente frágil. Porque em um milésimo de segundo, foi-se. Esses dois extremos são sentimentos que você não tem todo dia. Essas são todas as coisas que contribuem para - como posso dizer? - conhecer a si mesmo mais e mais profundamente. Essas são as coisas que me fazem continuar."

"Gosto da criatividade, do imponderável, do desafio."

"Se você vai competir e você não tem condições de vencer, então você está perdendo seu tempo."

"Eu só sento em um carro para ser o primeiro."

"O que posso fazer? Eu adoro a velocidade!"

"Se acontecer de eu ter um acidente que eventualmente custe minha vida, espero que seja de uma vez só. Eu não gostaria de ficar em uma cadeira de rodas. Eu não gostaria de estar em um hospital sofrendo de qualquer coisa que fosse. Se vou viver, quero viver completamente. Muito intensamente, porque sou uma pessoa intensa. Arruinaria minha vida se eu tivesse que viver parcialmente."

"Acidentes são inesperados e indesejados, mas eles são parte da vida. No momento que você se senta em um carro de corrida e está competindo para vencer, o segundo ou terceiro lugares não satisfazem. (...) Isso significa que ou você corre ou não."

"Não sei dirigir de uma maneira que não seja arriscada. Quando tenho que ultrapassar, ultrapassarei. Cada piloto tem seus limites. Meu limite é um pouco acima do limite dos outros."

"Eu sempre disse que meus ídolos são Niki Lauda e Gilles Villeneuve."

"Você nunca saberá como um piloto se sente quando ele vence uma corrida. O capacete esconde sentimentos incompreensíveis."

"O que realmente importa é vencer. O resto é consequência."

"(...) Pode ser hoje ou daqui a 50 anos. A única verdade é que ela virá." (sobre a morte)

"Sou feliz. Serei completamente feliz, talvez, se eu completar 60 anos com sabedoria. De qualquer maneira, ainda tenho muita vida pela frente."

"As pessoas do mundo de fora não me conhecem e fazem suposições, suposições erradas."

Bem, eu apenas pus essas frases aqui. Elas não estão dispostas por data ou qualquer outra coisa. Acho que as palavras falam por si sós.

E por mim, como um brasileiro, acho que a última frase resume todos os meus sentimentos sobre ele. Acho que ele foi muitas vezes mal compreendido, e as pessoas usavam isso para tentar enfraquece-lo.

Mas ele provou de várias maneiras que ele é "Simplesmente o Melhor", como Tina Turner disse em um show depois de Austrália 93, que ele venceu.

Obrigado por vir aqui. Se eu escrevi qualquer coisa errada, por favor mande-me um e-mail, e eu corrigirei.

Quer comprar livros sobre automobilismo?

Compre livros na Amazon.com!

Clique aqui!

 

Página principal

Hosted by www.Geocities.ws

1