SÍNDROME DA ADOLESCÊNCIA NORMAL
(REVISÃO ANO 2000)
Após quase 40 (quarenta)
anos, de publicar pela primeira vez a Síndrome da Adolescência
Normal, fui constando como o pensamento, a conduta, o conceito de valores
e o estilo de vida do adolescente foi mudando.
Essencialmente, não
muito. A interação sociedade, família, indivíduo,
sim, e significativamente.
O chamado “modernismo”,
e o “pós-modernismo”, que considero eufemismos produto da incapacidade
de lidar com as mudanças internas e externas de nosso mundo, nos
obrigam a observações diversas desde este ângulo, que
nos proporcionam diferentes perspectivas do que podemos chamar de “fenômenos
humanos”.
Assim, agora, proponho a
seguinte consideração da SÍNDROME DA ADOLESCÊNCIA
NORMAL, que observo e que também confirmam alguns de meus colaboradores.
1) Processos elaborativos
dos lutos característicos desta fase evolutiva do ser humano. (Indispensável
para atingir e estabelecer uma identidade adulta em nossa cultura).
2) Necessidade de se integrar
a grupos de coetáneos.
3) Fantasiar com o imaginário
e a saída do presente.
4) Questionamento crítico
das religiões (especialmente da religião dos pais) e da religiosidade
em geral.
5) Distemporalidade.
6) Desenvolvimento da sexualidade:
do autoerotismo a práticas de genitalidade. Identidade sexual definida.
7) Agressividade, violência,
condutas sado-masoquistas, com ou sem reivindicações sociais.
8) Contradições
freqüentes nas manifestações da conduta (inter-jogos,
internos-externos de amor-ódio)
9) Separação
progressiva ou brusca dos pais e/ou do grupo familiar
10) Flutuações
do estado de ânimo, do humor, com uma base de predomínio depressivo.
É possível
detectar variações freqüentes e inter cambiáveis
dos critérios descritivamente conhecidos como: PSICOPATIA, MANIA,
DEPRESSÃO E AUTISMO.
PROF. DR. MAURÍCIO
KNOBEL.
Voltar para a Página Principal
Para maiores informações escreva para:
[email protected]
This page hosted by
Get your own Free Homepage