SIMBOLOS LITURGICOS
|
VELA O uso litúrgico da vela é frequente. A vela é o símbolo da luz e da consagração. acompanha o cristão em sua caminha por este mundo até chegar ao reino da luz. Sobre o Altar vão também duas velas para a celebração da missa. As velas tem valor simbólico: significam a "luz da fé", que nós cristãos recebemos do "Cristo Luz do Mundo" em nosso Batismo. Elas nos lembram que a missa só tem sentido para aqueles que tem fé, pois alem das coisas visíveis a missa encerra o Mistério. |
|
| ÓLEO O óleo e bastante usado na Liturgia. Cristo, o ungido, unge por sua vez os cristãos, tonando-os participantes de sua santidade e de sua salvação. Jesus transmitiu aos apostolos o poder de curar e de salvar, por isso, quando a Igreja usa o oleo nas celebrações dos Sacramentos, ele se torna símbolo da graça e do dispensador da graça, o Espírito Santo. |
||
|
PADRE: - O Filho de Deus, Jesus Cristo, é o sacerdote por excelência. Os demais sacerdotes são como representantes e participantes desse sacerdócio único e eterno de Jesus. O padre é a pessoa constituída para presidir o culto divino, santificar o povo de Deus e interceder pela comunidade, no que diz respeito à salvação. Como presbítero, tem também o ofício de ensinar e governar o Povo de Deus em lugar de Jesus Cristo. |
|
| TUNICA: - A túnica é um manto longo que cobre o corpo todo, lembrando a túnica de Jesus, "Sem costura de alto a baixo" sobre a qual os soldados lançaram sorte para ver a quem caberia, A túnica em geral é branca, mas pode ser também de outras cores. |
||
| ESTOLA: - É uma faixa vertical, com duas pontas. A estola acompanha a cor liturgica. Existem 4 cores: branca, verde, vermelha e roxa. As estolas costumam ser bordadas com símbolos cristãos. Representa o poder sacerdotal. |
||
| CASULA: - Antigamente o celebrante vestia várias peças. A ultima delas, que cobria tudo, chama-se casula, pois era como uma pequena "casa". Ainda hoje pode-se usar a casula sobre a túnica. Ela acompanha como a estola, a cor do dia. |
||
|
ALTAR: O altar constitui, sem dúvida, o centro de uma Igreja Católica. É de tal importância que em geral é consagrado e fixo. No Novo Testamento o altar é antes de tudo a mesa sagrada da Ceia do Senhor. O altar cristão é o lugar em que se torna presente o sacrifício da Cruz, é igualmente a mesa do Senhor onde todo o povo de Deus é convidado a participar. |
|
| TOALHA: - A toalha branca do altar é feita de linho e indica o sudário de Cristo. |
||
|
CRUCIFIXO: - Sobre o altar, no centro, deve haver um crucifixo, que pode ser de metal, de madeira ou de pedra. É um objeto importante na celebração eucarística, porque recorda o sacrifício redentor de Jesus, que é inseparável do Mistério da Ceia. Na ceia Jesus deu aos discípulos o seu Sangue da Aliança, que ia ser derramado por muitos para a remissão dos pecados. |
|
|
PÃO E O VINHO:- Um dos símbolos mais eloquentes é o pão e o vinho, que no plano da graça querem expressar o que significam no plano natural. Existe no homem o íntimo desejo de comunhão de vida com Deus. Gostaria de estar unido a Ele. Cristo se tornou para nós pão e vinho. Podemos comê-lo e bebê-lo. Isto é tornar-nos um com Ele na saciedade inebriante da vida feliz. Este pão tona-se para nós garantia da imortalidade. O pão é repartido entre a família. Significa o mais importante alimento da família e todos os bens vindos de Deus |
|
|
CÁLICE:- É um dos mais importantes objetos usados na missa. Nele se deposita o vinho que vai ser consagrado. Portanto contém o sangue do Senhor. O cálice é uma espécie de taça, em geral feito de metal dourado ou prateado. |
|
| ÂMBULA:- Semelhante ao cálice, mas fechada com uma tampa justa. Na âmbula são colocadas as hóstias para os fiéis. Em geral as âmbulas são de metal, como o cálice prateadas ou douradas. Após a missa a âmbula com hóstias consagradas fica no sacrário. |
||
| SANGUINHO:- ë uma toalhinha comprida, semelhante a um lenço branco, dobrado somente num sentido. Coloca-se sobre o cálice, ficando suas pontas caídas para os dois lados. Serve para enxugar os lábios do celebrante, o cálice e a âmbula ao final da missa. |
||
| PATENA:- É como um pratinho que vai sobre o cálice. Acompanha o estilo do cálice, do qual é um complemento. A patena trás dentro de si a hóstia grande do celebrante. |
||
| HOSTIA GRANDE:-
O Celebrante consagra, para si, uma hóstia bem maior que a dos fiéis. E grande para que possa ser vista pelos fiéis quando o padre a apresenta após a consagração e na hora da comunhão, quando diz. "Eis o cordeiro de Deus", Tanto esta hóstia grande como as pequenas são feitas de trigo puro sem fermento. |
||
| PALA:- É uma peça quadrada, como um cartão de papel revestido de linho branco, portanto uma peça dura. Serve para cobrir o cálice, com o vinho, desde o ofertório até a comunhão. Mesmo antes e depois da missa, a pala está sempre sobre o cálice. |
||
| CORPORAL:- É uma espécie de toalhinha quadrada, que vai ao centro do altar. É dobrada em três partes iguais, nos dois sentidos. Chama-se corporal, porque sobre ela coloca-se a hóstia consagrada, que é o corpo do Senhor. É branca como o sanguinho. |
||
| GALHETAS:- As galhetas são como duas jarrinhas, em geral de vidro, água e vinho separadamente. O vinho é para a consagração. A água serve para três coisas: um pouquinho é misturada no vinho antes da consagração e o restante é para lavar as mãos do celebrante e purificar o cálice e as âmbulas, após a comunhão. |
||
| MANUSTÉRGIO:- Dissemos que o sanguinho é para enxugar o cálice, onde estava o sangue do Senhor, por isso é que se diz "sanguinho" O manustérgio, por sua vez, é para enxugar os dedos ou as mãos do celebrante, no ofertório. |
||
|
ÁGUA Trata-se de água natural. É usada para purificar as mãos do sacerdote e para ser misturada com o vinho, simbolizando a união da Humanidade com a Divindade em Jesus. Também é usada para purificar o cálice e a âmbula |
|
|
FLORES Em dias festivos pode-se usar flores, não sobre o altar, mas ao lado deste. Sobre o altar usa-se decoração com motivos litúrgicos, tais como o pão e o vinho, o trigo e a uva, além das velas e crucifixo. No tempo da Quaresma não se usa flores; durante o Advento, admite-se seu uso desde que seja com moderação, para não antecipar a alegria do Natal. |
|
| INCENSO O uso do incenso, desde a antiguidade, teve um sentido de purificação e proteção. Aos poucos, no contexto de uma religiosidade mais espiritual, tornou-se símbolo da oração que se eleva a Deus. |
![]()