DOMINGO DE RAMOS

No século IV, já encontramos em Jerusalém notícias sobre uma celebração que procurava recordar o mais exatamente possível a entrada de Jesus de Nazaré na cidade. Na descrição desse ingresso o Senhor em Jerusalém não se fala em uma celebração eucarística. Menciona-se apenas uma oração à cruz depois do lucernário. Essa procissão tinha um grande sucesso.

No Oriente, todo o dia de domingo estava ligado ao tema dessa entrada.

Em Roma, no domingo que antecede à Páscoa, se lê o Evangelho da Paixão do Senhor.

A CELEBRAÇÃO DO DOMINGO DE RAMOS NOS DIAS DE HOJE

O Vaticano II restaurou a ordem dos domingos da Quaresma. O quinto domingo da quaresma passou a chamar-se "Domingo da Paixão ou Domingo de Ramos".

A reforma prevê três tipos de celebrações da entrada de Jesus em Jerusalém:

1 - Consiste em uma procissão que vem de fora e tem como ponto de partida um lugar de reunião dos fiéis, fora da Igreja. A celebração se inicia com um cântico ( p.ex. Hosanna filio David ). Há a proclamação do Evangelho que conta a entrada de Jesus em Jerusalém e inicia-se a procissão até a Igreja

( Os paramentos são da côr Vermelha e não mais a roxa)

2 - Tem como cenário a própria Igreja. Há uma entrada solene, os fiéis são reunidos na porta da Igreja, levando ramos nas mãos.

3 - A mais simples consiste em um canto de entrada que comemroa a entrada de Jesus em Jerusalém.

A benção e a procissão de Ramos são um memorial e atualização do fato ocorrido em Jerusalém. Jesus entra cidade cavalgando a montaria dos pobres ( o jumento ). Ele veio não para ser servido e dominar pela força, mas para servir e dar exemplo de doação e amor. Há o costume popular de conservar os ramos nas casas para se queimarem em dias de tempestades, como proteção contra raios e trovões. É sinal de nosso compromisso com o Cristo que nos ensina o amor a Deus e a dedicação aos irmãos.

A preparação da celebração parte de uma preocupação em cumprir um dos princípios fundamentais da liturgia. A celebração não pode ser reduzida à execução de ritos e leituras, mas exigem uma participação ativa e consciente da comunidade.

Toda liturgia do Domingo de Ramos e uma proclamação antecipada do Kirios, o Senhor Ressucitado. Antes de recordar os sofrimentos da morte de Jesus, a Liturgia faz questão de assegurar a fé atual do Povo de Deus em Jesus, como Senhor vivo e vencedor.

SUGESTÕES PARA A CELEBRAÇÃO

A. No percurso da procissão, podera haver enfeites com folhas de palmeira ( ramos ) - também cartazes e faixas dentro da motivação.

B. Um burrinho, lembrando o fato histórico.

C. Fazer a proclamação da Paixão ao longo da procissão, ao estilo de via sacra.

D. Entremear os vários episodios com cantos correspondentes.

E. Utlizar-se de faixas e cartazes

F. Atualizar o tempo histórico com a atualidade e ao Tema da Campanha da Fraternidade

** Critividade da Equipe de Liturgia e Equipe de Celebração**

PARA A CELEBRAÇÃO DE RAMOS

PREPARAR:-

RAMOS

CARVÃO E INCENSO

TURÍBULO

ÁGUA BENTA

CRUZ PROCESSIONAL

VELAS

PARAMENTOS VERNELHOS ( CASULA )

MISSAL

LECIONÁRIO

NAS OFERENDAS: - PÃO E VINHO

MAIS AS OFERENDAS CRIADAS PELA EQUIPE.

PARA O ATO PENITENCIAL QUE CONVEM SE VIVO

CRIAR MOMENTOS OPORTUNOS DURANTE A

PROCISSÃO

AO CHEGAR NA IGREJA, PROVIDENCIAR UMA ACOLHIDA

QUE MANTENHA O CLIMA DE ORAÇÃO E PENITÊNCIA

CRIADO NA PROCISSÃO.

A IGREJA DEVE ESTAR ORNADA COM RAMOS.

MANTER DURANTE TODO O TEMPO VELAS LADEANDO A

CRUZ PROCESSIONAL.

 
Hosted by www.Geocities.ws

1