Cartas
![]()
Carta de uma mãe Portuguesa
Querido filho te escrevo para que saibas
que estou viva. Escrevo devagar porque nao sei se tu sabes ler rápido.
Bom, nao vais mais reconhecer a casa quando vieres, porque a gente
se mudou. Finalmente enterramos teu avô. Encontramos o cadáver na mudança; estava no
armário desde aquele dia em que ganhou da gente brincando de esconde-esconde. Hoje
tua irma Julia teve um filho, mas como ainda nao sei se é menino ou menina, nao posso
dizer se você é tio ou tia. Estou preocupada com o cachorro Boby, que insiste em
perseguir os carros parados e está ficando cada vez mais chato. Que achas? Teu
irmao José fechou o carro com a trava e deixou as chaves dentro; teve que ir lá em casa
para pegara chave duplicada e poder tirar todos nos de dentro do carro.
Esta carta te mando por Manolo, que vai amanha para aí. A
propósito será que podes pegá-lo no aeroporto? Bom, meu filho, nao escrevo o
meu endereço porque nao o sei, é que a última família portuguesa que morava aqui
levou os números para nao terem que mudar de endereço. Se encontrares a D. Maria,
dá um alô de minha parte; caso nao a encontres, nao precisas dizer nada.
Tua mae que te ama: EU
P.S.: Ia te mandar cem escudos, mas já fechei o envelope
Resposta do filho Prodígio à mãe Portuguesa
Querida mamae,
As coisas nao vao indo bem, aqui no Brasil. A minha esposa
Maria, que aliás também e' tua nora, ficou adoentada e a levei ao ginecologista.
Imediatamente, ele nos perguntou se tínhamos orgasmo. Fomos embora na hora, pois só
tínhamos Golden Cross Se nao bastasse isto, teu filho é um fracassado nos negócios.
Primeiramente, comprei um táxi, mas nao conseguimos nenhum
passageiro. Ainda bem que a Maria estava sempre no banco do passageiro me consolando. O
apoio dela foi fundamental.
Entao, fui trabalhar numa loja de carros e fui despedido logo no
primeiro dia. Imagine só: para cada Uno vendido, eu dava um Prêmio de presente. e
ainda estou sendo processado por furto! Novamente tentei ser empresário. Abri um
parque de diversoes e, atendendo ao apelo dos clientes sadomasoquistas, construí um
cinema 180 graus. Infelizmente, eles não resistiram e morreram
carbonizados. Fecharam o parque e atualmente respondo a um processo por homicídio
doloso. Arrasado, tentei outro emprego, desta vez em uma loja de
tecidos na 25 de Março.
As coisas nao estavam indo bem e o Sr. Assad me pediu que fizesse
uma "queima de estoque". nao entendi, mas ordens sao ordens. Queimou o
quarteirao inteiro, fui despedido e falaram que a culpa era toda minha, razao pela qual
estou respondendo a um processo por tentativa de homicídio e outro por destruiçao de
patrimônio.
Nem ao menos posso me divertir andando de skate. Aqui no
Brasil só tem subida, ora pois!
Na verdade, o povo daqui é muito estranho. Entrei um dia
desses num elevador de um prédio e o motorista me perguntou em que andar eu
iria.........Ai resmunguei "qualquer um", pois já tinha errado de prédio,
mesmo... E, se nao bastasse tudo isso, acabei com o pouco dinheiro ao comprar uma caixa de
naftalinas para matar as baratas que andam pela minha casa. O problema é que minha
pontaria e uma droga e nao consegui acertar nenhuma.
Aí eu comecei a jogar e fui conferir o jogo na Super Sena;
me ocorreu algo engraçado: eu sempre perdia. Ao conferir um jogo, descobri
que tinha empatado. joguei o bilhete fora, ora pois. Será que algum dia eu vou
ganhar? Te escrevo agora da prisao, pois levava Maria para passear e meu furgao foi
abordado por um policial que me pediu o documento da besta.
Imediatamente, dei meu passaporte. nao é que o guarda me
ofendeu? E pediu entao o documento da perua, ao que dei o passaporte da Maria. Nao é que
o tal guarda ficou nervoso e me ordenou que saísse do carro e colocasse as maos na
cabeça... mamae, juro que nao tive culpa se a peruca dele caiu. O homem ficou uma
fera ! Mamae, nao vou poder pegar o Manolo no aeroporto amanha, pois estou na cadeia. Mas
peça para ele me aguardar, que quando sair daqui vou buscá-lo lá mesmo.
Um beijo do seu eterno, Joaquim Manoel
CARTA DE UM UNIVERSITÁRIO
Queridos papai e mamãe,
Faz agora três meses que estou na faculdade. Atrasei-me muito para escrever-lhes, e sinto
muito tê-los desapontado. Mas agora vou pô-los a par de tudo. Antes de continuar, por
favor, sentem-se. Não continuem a leitura antes de sentar, OK ? Agora estou bem. A
fratura e o traumatismo craniano que eu tive ao pular a janela de meu quarto em chamas,
logo depois de minha chegada, estão praticamente curados. Passei só duas semanas no
hospital, e minha vista está quase normal. E essas enxaquecas horríveis só estão
voltando uma vez por semana. Como o incêndio foi causado por um descuido meu, temos de
pagar 50 mil dólares a faculdade pelos danos causados, mas isso não é nada pois o
importante é que estou vivo. Felizmente, a atendente da lavanderia que fica em frente viu
tudo. Foi ela que avisou os bombeiros e chamou a ambulância. Ela também foi me ver no
hospital, e como eu não tinha onde ir com meu apartamento em cinzas, ela teve a gentileza
de me convidar a morar na casa dela. Na verdade é um quarto no subsolo, mas é muito
agradável. Com o dobro da minha idade, é uma mulher adorável, e nós estamos
perdidamente apaixonados. Queremos nos casar. Não decidimos ainda a data, mas será antes
da gravidez dela ficar muito visível. Pois é, pais queridos, serei papai logo. Sei como
vocês anseiam ser avós, e tenho certeza de que vocês acolherão o bebê com todo o amor
e o carinho que vocês me deram quando eu era pequeno. A única coisa que está atrasando
nossa união é essa pequena infecção que minha noiva pegou, que nos impede de fazer os
testes pré-nupciais. Eu também, por descuido, acabei pegando-a também, mas ela vai
desaparecer logo com as injeções de penicilina que estou tomando diariamente. Sei que
vocês a acolherão de braços abertos em nossa família. Ela é muito amável, e mesmo
não tendo estudado, ela tem muita ambição. Embora não seja da mesma religião que a
nossa, sei que vocês são tolerantes. Tenho certeza de que vocês a amarão tanto quanto
eu. Como ela tem mais ou menos idade de vocês, sei que se darão muito bem com ela, e que
se divertirão muito juntos. Os pais dela são também pessoas muito legais: parece que o
pai dela é um mercenário famoso numa aldeia da África de onde ela vem. Agora que vocês
sabem de tudo, e preciso que eu lhes diga que não houve incêndio nenhum no apartamento.
Não tive traumatismo nem fratura do crânio, não fui ao hospital, não estou noivo, não
tenho sífilis e não há nenhuma mulher em minha vida. É que eu tirei zero em física, 2
em matemática e 1 em biologia, e eu quis mostrar a vocês que existem coisas piores na
vida que notas baixas.
Beijos de seu filho
Leia Normalmente
Querida, faz tanto tempo que eu não me
conformo, tendo somente o meu pensamen-
to em vc. Por isso estou com grande te-
mor e estou sabendo que tenho ra-
zão e não descansarei enquanto não fo-
calizar meu pensamento ainda mais pra po-
der até esgotar o último pingo da por-
ção de alegria que em meu peito se encer-
ra, que está acumulada dentro do meu cará-
ter de homem que vive do traba-
lho, espero que goste do meu fu-
turo, sempre ao seu lado, mantendo-me o mes-
mo que sempre esperou por você.
Agora releia pulando uma linha ( ler somente as linhas azuis )
Ministério da Saúde passará a colocar os seguintes avisos
nas garrafas de bebidas alcóolicas
01. CUIDADO: O consumo de álcool pode fazer você pensar que esta sussurrando, quando na
verdade não está.
02. CUIDADO: O consumo do álcool pode fazer você falar demais e achar que esta
agradando, quando na verdade não está.
03. CUIDADO: O consumo de álcool é a maior
causa de fazer você dançar como um idiota.
04. CUIDADO: O consumo de álcool pode fazer você contar a mesma história chata várias
vezes, até que seus amigos achatem sua cara.
05. CUIDADO: O consumo de alcool pode fager foxe valar coisas dexe zeito.
06. CUIDADO: O consumo de álcool pode fazer você acreditar que ex-namoradas estão
realmente a fim de receberem um telefonema seu as 4 horas da madrugada.
07. CUIDADO: O consumo de álcool pode fazer você se virar ao acordar e ver algo
realmente escabroso (cujo nome e/ou espécie você nem consegue se lembrar).
08. CUIDADO: O consumo de álcool é a principal causa de inexplicáveis hematomas e galos
na testa.
09. CUIDADO: O consumo de álcool pode criar a ilusão de que você é mais esperto,
sedutor e forte do que um cara muito, muito grande, chamado Montanha.
10. CUIDADO: O consumo de álcool pode levá-lo a achar que as pessoas estão rindo COM
você, e nao DE você.
11. CUIDADO: O consumo de álcool pode causar um desvio espaço/tempo, onde um pequeno (as
vezes muito grande) intervalo de tempo pode literalmente "desaparecer".
12. CUIDADO: O consumo de álcool pode realmente CAUSAR gravidez.
O Windows95 é realmente multi-tarefa!
Ele trava seu teclado enquanto lê o drive A . Já notaram como o Windows roda rápido? Nem eu! Tudo que é bom deve ser lembrado... O que é Windows mesmo? WINDOWS Setup, insira os disquetes na sequência correta: 4,1,7,2,3,9,16... Windows: faz tudo que o DOS faz e ainda te dá tempo de ler o jornal. FIAT, peidos e WINDOWS, só os donos gostam Chernobyl usava WINDOWS para monitorar seus reatores Pearl Harbor usava o WINDOWS para monitorar seus radares. O helicóptero do Ulysses Guimarães era controlado pelo WINDOWS. O shampoo contra calvície do Esperedião Amin foi feito pelo WINDOWS. O alicerce da Torre de Piza foi calculado no WINDOWS. Atlântida tinha um sistema de flutuação controlada pelo WINDOWS. O Zeppelin usava o WINDOWS para prevenir os vazamentos de gás. A altura do Nelson Ned foi projetada pelo WINDOWS. O WINDOWS foi projetado pelo WINDOWS. Melhor reinar no WINDOWS do que ser escravo da IBM WINDOWS 95. A graça de quem vê, a desgraça de quem usa OS/2 VirusScan - 'WINDOWS found : Remove it? (Y/Y). Placar: OS\2 X WINDOWS 95.
Um engenheiro meio introvertido finalmente conseguiu realizar o sonho da sua
vida: um cruzeiro. Era a coisa mais doida que tinha feito até então.Estava começando a
desfrutar da viagem quando um furacão virou o navio como se fosse uma caixa de fósforos.
O rapaz conseguiu agarrar-se a um salva-vidas e chegar a uma ilha aparentemente deserta e
muito escondida. Deparou com uma cena belíssima: cachoeira, bananas, coqueiros...mas
quase nada além disso. Ele se sentiu desesperado e completamente abandonado. Vários
meses se passaram, e um belo dia apareceu, remando, uma belíssima moça, daquelas de
fazer parar o transito em São Paulo.
A moça começou uma conversa:
- Eu sou do outro lado da ilha. Você também estava no cruzeiro?
- Estava! Mas onde conseguiu esse bote?
- Simples! Tirei alguns galhos de arvores, sangrei alguma borracha, reforcei os galhos, e
fiz a quilha e os remos com madeira de eucalipto.
- Mas... com que ferramentas?
- Bom, achei uma camada de material rochoso, evidentemente formada por aluviões. Eu
descobri que esquentando este material a uma certa temperatura, ele assumia uma forma
muito maleável. Mas chega disso!
Onde você tem vivido esse tempo todo? Não vejo nada parecido com um teto...
- Para ser franco, eu tenho dormido na praia...
- Quer vir a minha casa?
O engenheiro aceitou, meio sem jeito. A moca remou com extrema destreza ao redor da ilha.
Quando chegou no ""seu"" lado, amarrou a canoa com uma corda que mais
parecia uma obra prima de artesanato. Os dois caminharam por uma passarela de pedras
construída pela moça, e depararam, atrás de um coqueiro, com um lindo chalé pintado de
azul e branco.
- Não é muito - disse ela - mas eu o chamo de lar.
Já dentro, ela convidou:
- Sente-se, por favor! Aceita um drinque?
- Não, obrigado! Não agüento mais água de coco!
- Mas não é água de coco! Eu tenho um alambique meio rudimentar lá fora, de forma que
podemos tomar Pinas-coladas autênticas!
Tentando esconder a surpresa, o engenheiro aceitou. Sentaram no sofá dela para
conversar. Depois de contarem suas historias, a moça perguntou:
- Você sempre teve barba?
- Não. Toda a vida eu andei bem barbeado.
- Bom, se quer se barbear, tem uma navalha lá em cima, no armarinho do banheiro.
O homem já não perguntava mais nada. Foi em cima no banheiro e fez a barba com um
complicado aparelho feito de osso e conchas, tão afiado quanto uma navalha. Em seguida,
tomou um bom banho, sem nem querer arriscar palpites sobre como ela tinha água quente no
banheiro. Desceu sem poder deixar de se maravilhar com o acabamento do corrimão.
- Você ficou ótimo! Vou lá em cima também me trocar por algo mais confortável.
Nosso herói continuou bebericando sua pina colada. Em instantes, a moça estava de volta,
com um delicioso perfume de gardênias, e vestindo um estonteante e revelador robe, muito
bem trabalhado em folhas de palmeira.
- Bom - disse ela - ambos temos passado um longo tempo sem qualquer companhia...
Você não tem se sentido solitário? Há alguma coisa de que você sente muita saudade?
Que lhe faz muita falta e do qual todos os homens e mulheres precisam?
- Mas é claro! - disse ele esquecendo um pouco sua timidez. Tem algo que venho querendo
todo esse tempo. Mas... aqui nesta ilha... sabe como é... era simplesmente impossível.
- Bom - disse ela - já não é mais impossível, se é que você me entende...
O rapaz, tomado de uma excitação incontrolável, disse, quase sem alento:
- Não acredito..... Você não está querendo dizer que... você consegue pegar os seus
e-mails aqui, na ilha!?!?!?!?!
Era uma vez... Um garoto que nasceu com uma doença que não tinha cura.
Tinha 17 anos e podia morrer a qualquer momento. Sempre viveu na casa de seus pais,
sob o cuidado constante de sua mãe. Um dia decidiu sair sozinho e, com a permissão da
mãe, caminhou pela sua quadra, olhando as vitrines e as pessoas que passavam. Ao passar
pôr uma loja de discos, notou a presença de uma garota, mais ou menos da sua
idade, que parecia ser feita de ternura e beleza. Foi amor a primeira vista. Abriu a
porta e entrou, sem olhar para mais nada que não a sua amada. Aproximando-se
timidamente, chegou ao balcão onde ela estava. Quando o viu, ela deu-lhe um sorriso
e perguntou se podia ajuda-lo em alguma coisa. Era o sorriso mais lindo que ele já havia
visto, e a emoção foi tão forte que ele mal conseguiu dizer que queria comprar um
CD. Pegou o primeiro que encontrou, sem nem olhar de quem era, e disse
"Esse aqui". "Quer que embrulhe para presente" perguntou a
garota sorrindo ainda mais e ele só mexeu com a cabeça para dizer que sim. Ela saiu do
balcão e voltou, pouco depois, com o CD muito bem embalado. Ele pegou o pacote e saiu,
louco de vontade de ficar por ali, admirando aquela figura divina. Daquele dia em
diante, todos as tardes voltava a loja de discos e comprava um CD qualquer. Todas as vezes
a garota deixava o balcão e voltava com um embrulho cada vez mais bem feito, que ele
guardava no closet, sem nem abrir. Ele estava apaixonado, mas tinha medo da reação
dela, e assim, por mais que ela sempre o recebesse com um sorriso doce, não tinha coragem
para convida-la para sair e conversar. Comentou sobre isso com sua mãe e ela o
incentivou, muito, a chama-la para sair. Um dia, ele se encheu de coragem e foi para
a loja. Como todos os dias comprou outro CD e, como sempre, ela foi embrulha-lo. Quando
ela não estava vendo, escondeu um papel com seu nome e telefone no balcão e saiu da loja
correndo. No dia seguinte o telefone tocou e a mãe do jovem atendeu. Era a garota
perguntando por ele. A desconsolada, nem perguntou quem era, começou a chorar e disse:
"Então, você não sabe? Faleceu essa manha". Mais tarde, a mãe entrou no
quarto do filho, para olhar suas roupas e ficou muito surpresa com a quantidade de
CDs,todos embrulhados. Ficou curiosa e decidiu abrir um deles. Ao faze-lo, viu cair um
pequeno pedaço de papel, onde estava escrito: "Você é muito simpático, não quer
me convidar para sair? Eu adoraria". Emocionada, a mãe abriu outro CD e dele também
caiu um papel que dizia o mesmo, e assim todos quantos ela abriu traziam uma mensagem de
carinho e a esperança de conhecer aquele rapaz. Assim e a vida: não espere demais para
dizer a alguém especial aquilo que você sente. Diga-o já; amanha pode ser muito tarde.
Essa mensagem foi escrita para fazer as pessoas refletirem e assim, pouco a pouco, ir
mudando o mundo. Esta mensagem é para dizer que você e muito especial.
O Guardião do Mosteiro
Certo dia, num mosteiro Zen -Budista, com a morte do guardião, foi preciso encontrar um
substituto. O grande mestre convocou, então, todos os discípulos para descobrir quem
seria o novo sentinela. O Mestre, com muita tranquilidade , falou:
-Assumirá o posto o monge que conseguir resolver primeiro o problema que eu vou
apresentar.
Então, ele colocou uma mesinha magnífica no centro da enorme sala em que estavam
reunidos e, em cima dela, pôs um vaso de porcelana muito raro, com uma rosa amarela de
extraordinária beleza a enfeitá-lo. E disse apenas:
- Aqui está o problema!
Todos ficaram olhando a cena: o vaso belíssimo, de valor inestimável, com a
maravilhosa flor ao centro. o que representaria? O que fazer? Qual seria o enigma?
Nesse instante, um dos discípulos sacou a espada, olhou o mestre e os companheiros
e, dirigiu-se ao centro da sala e... zapt... destruiu tudo com um só golpe. Tão logo o
discípulo retornou a seu lugar, o Mestre disse:
- Você é o novo guardião. Não importa que o problema seja algo lindíssimo. Se for um
problema, precisa ser eliminado. Um problema é um problema, mesmo que se trate de uma
mulher sensacional, um homem maravilhoso ou um grande amor que acabou. Por mais lindo que
seja ou tenha sido, se não existir mais sentido para ele em sua vida, deve ser suprimido.
Muitas pesoas carregam a vida inteira o peso de coisas que foram importantes no passado
mas que hoje somente ocupam espaço - um lugar indispensável para criar a vida.
Os orientais dizem:
- Para você beber o vinho numa taça cheia de chá , é necessário primeiro jogar o chá
para, então, beber o vinho. Ou seja, para aprender o novo , é essencial desaprender o
velho. Limpe sua vida!!