Vamos voltar no tempo um pouquinho, cerca de seis meses. Vamos falar sobre questões diplomáticas (econômicas) entre países. Os Estados Unidos queriam invadir novamente o Iraque, pois Sadam Russein não queria mais manter o tratado que anteriormente cumpriu com a ONU- ou melhor, com os E.U.A. Já haviam bases americanas posicionadas nas fronteiras do Iraque, à espera da ordem de invasão.
O governo sabia que outra invasão ao Iraque abalaria a opinião pública. Passou então a usar outro método- tentaria jogar argumentos contra a oposição e, com isso, eliminar os contras. Assim ninguém mais teria motivos para chiar.
Foi armado um debate transmitido ao vivo pela t.v., onde os homens do governo se colocavam no centro e vários setores da sociedade (jornalistas, estudantes, políticos,...) ficavam numa arquibancada ao redor deles. O debate então começou. O governo manteve no início um certo controle da situação, mas depois de certo tempo, a sociedade passou a mandar na discursão. Com o tempo, começava a bagunça, gritaria, xingamentos. Acabou que os agentes do departamento de estado americano perderam  totalmente o controle da situação, permaneciam calados e o debate acabou sendo interrompido. Saldo final: a invasão não foi efetuada e um artifício que supostamente ajudaria a política de guerra americana foi por água a baixo.

Bem, mas onde eu quero chegar? Isso tudo que disse não teria sentido se não tivesse notado, no meio das pessoas que lá estavam contra a guerra, um grupo de jovens, que no meio da confusão gritavam em coro: "one, two, three, four- we don't want your fuckin' war!" (slogan cantando em coro no final da música 'Como deve se sentir uma mãe de mil mortos?'). Um deles estava com um casaco com o emblema do CRASS. A banda acabou há quatorze anos, mesmo assim não foi esquecida. Os jovens não eram punks, deveriam ser estudantes. A idéia central que a banda sempre teimou em mostrar não foi abandonada como acontece sempre no nosso mundo moderno- muito pelo contrário, foi assimilada e usada pela causa exatamente proposta. Talvez oque esses jovens fizeram no debate não tenha influenciado em nada, talvez nem tivessem sido notados. Mas a mensagem foi dita, e se alguém dos oito membros da banda assistiu, deve ter se sentido muito orgulhoso.

CRASS é a banda que não pode ser esquecida. É um exemplo de perseverança e vontade, é o entusiasmo necessário; é o que mostra ser tudo possível. Eles deram tudo nisso, e cabe a gente continuar o caminho. Nunca é tarde, sempre é hora. Foi a melhor de todas que se propuzeram levar a mensagem de consciência de liberdade à musica pop. Se existe o punk político, o rock realmente alternativo, a música verdadeiramente underground, é exclusivamente por causa do CRASS.
O rock sabe disso...
 

 
 
 
 

Hosted by www.Geocities.ws

1