Seminário - 4º Ano ( 2007-2008)História e Filosofia das Ciências Tema de "Cosmologia" |
SUMÁRIOS Docente responsável - Levi Malho |
SUMÁRIOS DO 1º SEMESTRE
MESES DE SETEMBRO/2007 A JANEIRO 2008
SUMÁRIO Nº 1 (Sessão 2 do "Seminário") ( 19. Setembro. 2007)
Introdução
aos grandes objectivos do Programa a cumprir. Considerações sobre as diferentes
possibilidades de trabalho e necessidade de escolher 1/2 temas centrais do Programa
proposto. Natureza do trabalho, procedimentos de Avaliação e calendário do ano lectivo.
Eventual início de exposição sobre um dos temas do Programa sugerido
na área de "Cosmologia".
NOTA: A sessão nº 1 (12.09.07 ) ficará a cargo da Presidente do Departamento de Filosofia e visa uma explicação global sobre as normas de funcionamento do Seminário, devido a novo calendário lectivo, considerando as datas de inscrição de forma a possibilitar a presença da maioria dos estudantes.
Ouvidas as opiniões dos alunos inscritos e atendendo ao tempo disponível para cada um dos 4 sub-temas, acordou-se centrar as sessões disponíveis no "Ponto 3" do Programa (Breve reflexão sobre visão quântica e sobre o pensamento de Einstein), sem prejuízo de fazer chamadas de atenção a assuntos referentes aos seus antecedentes a aos modelos cosmológicos contemporâneos, que seriam abordados tendo em linha de conta o "Ponto 4" do Programa.
Iniciou-se a reflexão sobre condições epistemológicas (espaço, tempo. probabilidade, "absolutismo" e "relativismo" das leis científicas,etc.) que preparam e condicionam os modelos cosmológicos da época moderna/contemporânea.
SUMÁRIO Nº 2 (Sessão 6 do "Seminário") ( 17. Outubro. 2007)
Continuação da análise das questões referenciadas no anterior Sumário.
SUMÁRIO Nº 3 (Sessão 10 do "Seminário") ( 14. Novembro. 2007)
A Natureza da luz e a abordagem do
espectro electromagnético a partir das posições propostas por Newton e contrariadas
pelas teses "ondulatórias" correntes no séc. XIX.
Iniciação da análise do Ponto 3 do Programa, de acordo com a
deliberação tomada pelos participantes do Seminário, tendo em linha de conta o número
de sessões de trabalho disponíveis.
III - Breve reflexão sobre visão quântica e sobre o pensamento de Einstein:
A. A Relatividade Restrita:
1) - Noções de base: a "Teoria da Relatividade" de Einstein. Escrita relativista das Leis. Relatividade "restrita" e "geral".
SUMÁRIO Nº 4 (Sessão 14 do "Seminário") ( 12. Dezembro. 2007)
Os 3 artigos de 1905. Mecânica estatística, teoria quântica, efeito foto-eléctrico e Relatividade Restrita. Movimento "browniano" e conceito de fotão.
FIM DO 1º SEMESTRE
SUMÁRIOS DO 2º SEMESTRE
MESES DE FEVEREIRO/2008 A JUNHO/ 2008
SUMÁRIO Nº 5 (Sessão 18 do "Seminário") ( 05. Março. 2008)
Abordagem conjunta com os estudantes inscritos no sub-tema de "Cosmologia" do tema e conteúdo do "Relatório" a apresentar, bem como da respectiva data, pois deve ser debatido na última sessão deste sub-grupo do "Seminário de História e Filosofia das Ciências".
Continuação da análise das questões referenciadas no anterior Sumário.
*** FÉRIAS DA PÁSCOA ***
SUMÁRIO Nº 6 (Sessão 22 do "Seminário") ( 09. Abril. 2008)
Análise com os alunos
inscritos, sobre o decurso dos trabalhos relativos preparação do "Relatório"
do Seminário.
Continuação da análise de assuntos decorrentes da "Teoria
da Relatividade Geral". A Geometria do Universo e a "substância
cósmica": o "contínuo espaço-tempo" de curvatura variável
(Einstein). O modelo cosmológico einsteiniano de 1905.
SUMÁRIO Nº 7 (Sessão 26 do "Seminário") ( 14. Maio. 2008)
Análise dos "Relatórios"
dos estudantes inscritos no sub-tema de "Cosmologia" do "Seminário
de História e Filosofia das Ciências". Troca de impressões com os estudantes
sobre os trabalhos efectuados.
Comentários sobre as condições pedagógicas em que decorreu o
"Seminário" durante o corrente ano lectivo. Problemas encontrados e
dificuldades logísticas e de calendário para uma eficaz e produtiva reflexão em torno
dos asuntos propostos, manifestamente sobre-dimensionados em função do tempo
calendarizado e do tempo efectivamente disponível.

![]()