Regeneração Precede Fé?

Texto

O que vem primeiro, fé ou regeneração? Esta é a questão de fato. Não posso pensar em um uma questão teológica mais importante acerca da controvérsia entre arminianismo e calvinismo. É a característica definidora acerca da questão se a graça salvadora de Deus é ou não irresistível. O calvinista James White parece concordar,

A questão é: [Deus traz os pecadores à vida] porque os homens cumprem certas condições, ou Ele o faz livremente, em Seu próprio tempo, e nas vidas daqueles que Ele escolheu para trazer em uma relação Consigo Mesmo por intermédio de Jesus Cristo? A questão é normalmente emoldurada no contexto entre fé e regeneração. Nós cremos para ser renascidos, ou primeiro devemos nascer de novo antes de exercer a verdadeira fé salvífica? (Debating Calvinism, pg. 198)

Muitos arminianos escolhem focar nos textos-prova oferecidos pelos calvinistas ao lidar com a alegação de que a graça de Deus é irresistível. Ainda que este seja uma nobre abordagem (e faremos isto futuramente), é muito mais efetivo examinar a evidência bíblica que endereça diretamente a questão da prioridade. A Bíblia ensina algo sobre este assunto, ou devemos confiar primeiro nas assertivas de um sistema teológico como James White conclui,

Objeções à graça irresistível são,na realidade, de longe, objeções às previamente estabelecidas verdades da doutrina da graça [i.e. calvinismo]. Obviamente, se Deus é soberano e livremente e incondicionalmente elege uma pessoa para salvação, e se o homem está morto em pecados e é escravo da sua vontade, Deus deve ser capaz de libertar estes eleitos em tempo e trazê-los à fé em Jesus Cristo, e isto por uma graça que não vacile ou dependa da cooperação humana. (ibid, pg. 198)

James White parece admitir livremente que a afirmação de que a regeneração precede a fé não é derivada primariamente das Sagradas Escrituras, mas de um compromisso anterior com o entendimento calvinista de eleição incondicional e a morte do homem em pecados. Ele parece dizer que o caso pela graça irresistível é biblicamente fraco exceto se primeiro adotarmos o sistema teológico calvinista que necessariamente leva a tal. Se é isto o que James White está afirmando [e eu provavelmente me oporei], então eu concordo plenamente. Existem diversos problemas com a crença da regeneração anterior à fé:

  1. Ela não leva em conta teologicamente a natureza da justificação
  2. Ela não leva em conta teologicamente a correlação entre regeneração e santificação.
  3. Ela não é suficientemente centrada na cruz ou em Cristo.
  4. Ela na realidade minimiza a seriedade e natureza da morte humana em pecados.
  5. Ela não cogita seriamente a necessidade e as implicações da união com Jesus Cristo em relação a todas as bênçãos espirituais.

A Bíblia é clara que nós somos justificados pela fé em Jesus Cristo. Nem mesmo calvinistas argumentarão contra isto. Basta ler Gálatas 3 e Romanos 3:21-5:21 para estabelecer plenamente que Deus justifica com base na fé. O que se encerra na justificação? Justificação é o ato de Deus pelo qual Ele esquece de nossos pecados e nos declara retos. Este esquecer e justificar repousam somente nos méritos do sangue de Cristo, e é desfrutado apenas por aqueles que vêm a estar em uma união com Ele. Considere as passagens:

Sendo então justificados pela fé, temos paz para com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo; Pelo qual também temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança da glória de Deus. E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações, sabendo que a tribulação opera paciência; {Romanos 5:1-3 BLIVRE}

Logo muito mais agora, sendo já justificados em seu sangue, seremos por ele salvos da ira. {Romanos 5:9 BLIVRE}

Que é a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo, para todos e sobre todos os que creem; porque não há diferença; Porque todos pecaram, e destituídos estão da glória de Deus; Sendo justificados gratuitamente por sua graça, pelo resgate que está em Cristo Jesus; Ao qual Deus propôs por sacrifício de reconciliação pela fé em seu sangue, para demonstração de sua justiça, deixando de considerar os pecados antes cometidos, sob a paciência de Deus;{Romanos 3:22-25 BLIVRE}

Em quem vós também estais, depois que ouvistes a palavra da verdade: o Evangelho de vossa salvação; em quem também, tendo crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa. O qual é o penhor de nossa herança, até que haja libertação de sua propriedade, para louvor de sua glória.{Efésios 1:13,14 BLIVRE} #+endquote

Estas passagens nos ensinam muito acerca da natureza da justificação. Antes da justificação a ira de Deus repousa sobre nós (5:9). Somente podemos estar em “paz” com Deus após estarmos justificados (5:1). Somente podemos ser justificados vindo a ter uma união em Jesus Cristo pela fé, e é somente nesta união que o sangue purificador de Cristo é aplicado (Ef 1:13, 3:17; Rm 5:2,9,25). Afirmar que a regeneração precede a fé é afirmar que Deus pode doar vida à parte do sangue de Seu Filho. É afirmar que Deus dá vida antes de remover o pecado. Desde que é o pecado que causa morte espiritual, nosso pecado deve ser primeiro removido pelo sangue de Cristo antes de Deus nos dar vida. Enquanto o pecado permanecer, a morte permanece. Se Deus pode dar vida (regenerar) à parte da aplicação do sangue de Jesus Cristo, então a expiação se torna menos que a maneira necessária pela qual um Deus Santo reconcilia os pecadores consigo mesmo (Rm 5:10, Cl 1:21-23). Por esta razão, a doutrina calvinista da graça irresistível não é suficientemente cristocêntrica, não é teologicamente compatível com a natureza e a necessidade da justificação, ignora a necessidade da justificação, e minimiza a seriedade dos efeitos mortais do pecado. A Bíblia é clara quando afirma que a nova vida pertence apenas aos que foram justificados por intermédio da união salvífica com Cristo. Olhe Romanos 5:10:

Porque se sendo nós ainda inimigos, somos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, sendo já reconciliados, seremos salvos por sua vida.{Romanos 5:10 BLIVRE}

É somente na união com Cristo, trabalhada pela reconciliação em Seu sangue, que podemos experimentar a regeneração. Apenas quando estamos “em Cristo” podemos experimentar a vida que flui dEle, e esta união resulta da fé (Ef 1:13, Rm 5:1). Considere Colossenses 2:12,

Sepultados com ele no batismo em quem também com ele ressuscitastes pela fé do agir de Deus, que o ressuscitou dos mortos. {Colossenses 2:12 BLIVRE}

Enquanto Paulo menciona batismo, nosso batismo não é nada além de uma demonstração pública do que Deus já tem feito no coração. De acordo com esta passagem, somos trazidos à vida “pela fé” no “poder de Deus”. O contexto também deixa claro que esta ressurreição espiritual é o resultado de se estar “em Cristo”(versos 6-13). Paulo afirma em Gálatas que a vida em Cristo que habita dentro dele é “pela fé no Filho de Deus” (2:20). Ele proclama também em Efésios que todas as bênçãos espirituais, incluindo ser feito “vivo com Cristo”(2:5) e ser “levantado com Cristo”(2:6) são “pela graça, mediante a fé” (2:8). Um outro problema que a insistência calvinista de que a regeneração precede a fé falha em abordar é a correlação teológica entre regeneração e santificação. F. Leroy Forlines observa,

… Justificação deve ser anterior à regeneração, [porque] a regeneração é o começo da santificação. (The Quest for the Truth, pg. 260 – enfase do autor original)

Ele continua citando o calvinista Louis Berkhof: “regeneração é o início da santificação” (pg 260), e conclui afirmando:

Se de fato é verdade que a regeneração é o 'início da santificação' (Berkhof, um famoso teólogo calvinista), e se de fato é verdade que Deus não pode entrar com Sua graça santificadora até que o problema da culpa seja resolvido pela justificação (Haldane, cujas credenciais calvinistas não estão em disputa), o calvinismo está em problemas com sua visão de manter a regeneração anterior à justificação (pg 261)

É absurdo crer que Deus possa começar a nos fazer santos enquanto ainda estamos debaixo da ira de Deus e mortos em pecados. Deus deve primeiro nos reconciliar pelo sangue de Cristo [justificação] antes de nos dar vida e nos fazer santos. Podemos expressar o caso arminiano como se segue:

  1. Não podemos experimentar a justificação ou regeneração à parte da união com Cristo.
  2. Nós chegamos à união com Cristo pela fé.
  3. Portanto, a fé precede a regeneração e justificação.

Ou

  1. Não podemos experimentar vida (regeneração) enquanto estivermos em nossos pecados.
  2. Continuaremos em nossos pecados até que sejamos justificados pelo mérito do sangue de Cristo.
  3. Somos justificados pela fé.
  4. Portanto, fé precede regeneração.

Creio que o reverso do que James White disse acima é igualmente verdadeiro. Desde que se pode demonstrar biblicamente que a fé deve preceder e de fato precede a regeneração, então temos todas as razões para rejeitar o sistema calvinista, que precisa de tal conclusão não-escritural como a doutrina da justificação precedente à fé.

META

Created: 2022-04-08 Fri 22:19

Validate