Efésios 1 - Escolhidos NELE

Introdução

O tema central da passagem é que nossas bênçãos e salvação são em Cristo Jesus. Isto é claro porque a frase "em Cristo" (ou expressão equivalente) toma lugar 12 vezes nos versos de 1 a 14. Redenção é um aspecto importante da salvação, mas existem muitos outros aspectos da salvação. Cristo não é somente a base da redenção mas a salvação em sua plenitude, incluindo o eterno plano de Deus.

O Pai estabeleceu Cristo como cabeça da salvação e Salvador dos que estão nEle. Cristo é central da criação à glória. Aqueles que estão unidos a Cristo, são unidos pela graça mediante a fé (2:8) e são considerados agora como eles serão em glória (2:6). O plano de Deus desde a eternidade em salvar aqueles que estão em Cristo é certo e imutável, portanto aqueles que estão nEle já são considerados como serão na eternidade.

Texto

1:1: Paulo, apóstolo de Jesus Cristo pela vontade de Deus, aos santos que estão em Éfeso, e fiéis em Cristo Jesus.

1:2: Graça e paz, de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo, sejam convosco.

1:3: Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com toda bênção espiritual nos lugares celestes em Cristo;

1:4: Assim como nos escolheu nele antes da fundação do mundo, para que sejamos santos e irrepreensíveis diante dele em amor.

1:5: E nos predestinou em adoção de filhos por meio de Jesus Cristo para si mesmo, segundo o que era agradável à sua vontade;

1:6: Para louvor da glória de sua graça, pela qual nos agraciou no seu Amado;

1:7: No qual temos libertação pelo seu sangue, o perdão dos pecados, segundo as riquezas de sua graça;

1:8: Com a qual abundou em nós em toda sabedoria e prudência,

1:9: Anunciando-nos o mistério de sua vontade, conforme o que lhe era agradável, o qual propusera em si mesmo;

1:10: Para no plano especial do cumprimento dos tempos, voltar a reunir todas as coisas em Cristo, tanto as que estão nos céus, quanto as que estão na terra.

1:11: Naquele em quem também somos feitos herança, tendo sido predestinados conforme o propósito daquele que opera todas as coisas segundo o conselho de sua vontade.

1:12: Para que sejamos louvor de sua glória, nós os que primeiramente esperamos em Cristo.

1:13: Em quem vós também estais, depois que ouvistes a palavra da verdade: o Evangelho de vossa salvação; em quem também, tendo crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa.

1:14: O qual é o penhor de nossa herança, até que haja libertação de sua propriedade, para louvor de sua glória.

1:15: Por isso que eu, ouvindo também a fé que há entre vós no Senhor Jesus, e o amor para com todos os santos,

1:16: Não paro de dar graças a Deus por vós, lembrando-me de vós em minhas orações;

1:17: Para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê o Espírito de sabedoria, e de revelação em seu conhecimento;

1:18: E sejam iluminados os olhos de vosso entendimento, para que saibais qual é a esperança daquilo para que ele vos chamou, e quais as riquezas da glória de sua herança nos santos;

1:19: E qual é a superabundante grandeza de seu poder para nós, os que cremos, segundo o agir de sua poderosa força;

1:20: O qual agiu em Cristo, ressuscitando-o dos mortos; e o colocou à sua direita nos lugares celestes.

1:21: Acima de todo governo, e autoridade, e poder, e domínio, e acima de todo nome que se nomeia, não somente nestes tempos, mas também nos que virão.

1:22: E ele sujeitou todas as coisas debaixo de seus pés, e lhe deu como cabeça sobre todas as coisas para a Igreja;

1:23: A qual é seu corpo, o cumprimento daquele que em todos cumpre tudo.

2:1: E vós, estando mortos em ofensas e pecados,

2:2: Nos quais anteriormente andastes segundo o proceder deste mundo, segundo o chefe da autoridade do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência;

2:3: Entre os quais também todos nós antes andávamos nos desejos de nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos nossos pensamentos; e éramos filhos da ira por natureza, assim como também os demais.

2:4: Mas Deus, que é rico em misericórdia, por seu muito amor com que nos amou,

2:5: Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, juntamente com Cristo nos vivificou; pela graça sois salvos.

2:6: E juntamente nos ressuscitou, e nos fez sentar nos lugares celestes em Cristo Jesus.

2:7: Para que nos tempos futuros mostrasse as abundantes riquezas de sua graça, por sua bondade para conosco em Cristo Jesus.

2:8: Porque pela graça sois salvos, por meio da fé, e isto não vem de vós; é dom de Deus.

2:9: Não por obras, para que ninguém tenha orgulho de si mesmo.

2:10: Porque nós somos resultado de seu agir, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que nelas andássemos.

2:11: Portanto lembrai-vos de que vós, que antes éreis gentios na carne, e chamados de incircuncisos pelos que se chamam de circuncisos na carne, uma obra feita por mãos;{Efésios 1:1-2:10 BLIVRE}

Análise Verso a Verso

1:3 Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com toda bênção espiritual nos lugares celestes em Cristo;

Deus Pai é verdadeiramente o Pai de Cristo. Cristo procede do Pai, ainda que Cristo não seja menos eterno ou menos Deus.

A frase "lugares celestes" está em Efésios 5 vezes e em mais nenhum lugar na Bíblia (Ef 1:20; Ef 2:6; Ef 3:10; Ef 6:12). Ela é, de fato, uma tradução da palavra "epouraniois", um plural neutro de "epouranios" que é uma palavra comum para paraíso. Porém, o plural neutro só é usado em Efésios (novamente, 5 vezes) e duas vezes em Hebreus (Hb 5:5 e Hb 9:23). Em Ef 2:6 o crente já está assentado com Cristo.

Efésios 2:6: E juntamente nos ressuscitou, e nos fez sentar nos lugares celestes em Cristo Jesus.

Isto pode ser entendido como futuro ou agora mas espiritualmente. Baseado nos dois versos seguintes, o futuro parece ser o entendimento correto.

Somos abençoados em Cristo Jesus. Nossas bênçãos são dEle, mediante Ele e nEle. O propósito de Deus Pai da salvação estava nEle. Apenas mediante união nEle a Igreja é abençoada.

O "nós" a que Paulo se refere é a Igreja. Paulo, judeu, está unindo a si mesmo com sua audiência gentílica. Em Cisto, eles estão unidos.

Efésios 1:4: Assim como nos escolheu nele antes da fundação do mundo, para que sejamos santos e irrepreensíveis diante dele em amor.

A escolha de Deus, desde a eternidade passada, foi salvar a Igreja, aqueles unidos a Cristo, mediante a obra de Cristo. Eleição é em Cristo. Cristo não é simplesmente o meio de salvar aqueles a quem o Pai elegeu. De fato, Cristo é eterna e a própria fundação da eleição.

Seremos santos (positivo) e irrepreensíveis (negativo). Deus irá esquecer completamente perdoar os que estão em Cristo Jesus. Deus decidiu salvar aqueles unidos em Cristo. A frase santos e irrepreensíveis aparece também em Colossenses 1:22-23:

E vós, que éreis estranhos a isto, e inimigos no entendimento, em más obras, porém agora ele vos reconciliou, No corpo de sua carne, pela morte, para vos apresentar como santos, irrepreensíveis e inculpáveis diante dele; Se realmente vós estais permanecendo fundados e firmes na fé, e não vos movendo da esperança do Evangelho que tendes ouvido, o qual é pregado entre toda criatura que há abaixo do céu, do qual eu, Paulo, fui feito trabalhador; {Colossenses 1:22-23 BLIVRE}

Aqui em Efésios terminar santos e irrepreensíveis é certo, incondicional e causado por Deus. Em Colossenses, terminar santos e irrepreensíveis é contingente e condicional baseado na nossa continuidade na fé. Aqui em Efésios a Igreja é abordada como um corpo. Em Colossenses, os indivíduos são abordados. Em Colossenses, os indivíduos são abordados. A Igreja jamais falhará, mas os indivíduos podem ou não ser unidos ou permanecer na Igreja.

Efésios 1:5: E nos predestinou em adoção de filhos por meio de Jesus Cristo para si mesmo, segundo o que era agradável à sua vontade;

Deus pré-arranjou que a Igreja se tornaria Seus filhos, mediante Cristo. Seu plano é certo, e mesmo que ainda estejamos na terra, nós podemos muito bem estarmos no paraíso assentados com Cristo.

Eleição Corporativa

Era necessário para Cristo vir e nos redimir? Foram a Encarnação e a Expiação simplesmente meios de realizar o plano pré-existentre de Deus? Esta passagem ensina que o papel de Cristo é ao mesmo tempo instrumental e todo-abrangente na eleição.

A Encarnação e a Redenção foram de fato necessárias. O próprio caráter de Deus em justiça requer que o pecado não possa ser ignorado ou saia impune. Não poderia haver qualquer salvação sem redenção mediante o sangue de Cristo, que provê o perdão dos pecados. Deus estava em Cristo reconciliando o mundo Consigo Mesmo (2Co 5:19-21). Deus amou o mundo de tal maneira que Ele deu Seu Filho Unigênito(Jo 3:16), Ele não poupou Seu Filho mas O entregou à morte por todos nós (Rm 8:32) e a morte de Cristo foi preordenada desde antes da fundação do mundo (1Pe 1:20).

Com isto em mente, a eleição de Deus foi baseada em Cristo e Sua obra. Eleição não poderia ser de outra maneira. Deus não poderia escolher salvar pecadores à parte da redenção em Cristo Jesus. A santidade de Deus não permitiria salvação mediante outras formas.

Cristo foi estabelecido por escolha de Deus para ser a fundação da salvação. Pelo Seu sangue, pecadores seriam salvos. Mas no estabelecimento de Cristo como Salvador a Igreja é implicitamente escolhida. Aqueles que estão em Cristo e unidos a Ele foram estabelecidos pelo plano de Deus. Todos em Cristo são eleitos para salvação e à parte de Cristo, ninguém é eleito para salvação.

A eleição não é de certos indivíduos quer estejam ou não unidos a Cristo. É de todos e apenas daqueles que estão unidos a Cristo. A eleição não une pessoas a Cristo. Ao contrário, ela adota pessoas a Deus mediante sua união com Cristo. Somos unidos a Cristo pela graça mediante fé.

O Dom da Fé

Porque pela graça sois salvos, por meio da fé, e isto não vem de vós; é dom de Deus. Não por obras, para que ninguém tenha orgulho de si mesmo.{Efésios 2:8-9 BLIVRE}

Fé é um dom de Deus e mediante este dom somos unidos a Cristo e desse modo salvos1. Um dom doado implica um doador e um receptor. Se o receptor não quiser tais dons, eles podem ser rejeitados e devolvidos. Dons jamais são adquiridos ou merecidos. Eles são doados livremente.

Então em que sentido a fé é um dom? Primeiro temos que entender o que fé é. Em Hebreus 11 lemos isso:

Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se veem. Porque por ela os anciãos obtiveram testemunho. Pela fé entendemos que os tempos foram criados pela palavra de Deus; de maneira que as coisas que se veem não foram feitas de algo visível. {Hebreus 11:1-3 BLIVRE}

Normalmente assentimos com a verdade assim que vemos e entendemos a prova. Esta é a diferença entre crença e opinião. A prova é evidência da verdade. Às vezes a verdade é sua própria prova; ou melhor, é auto-evidente. Em fé, nós mantemos a convicção de algo que não se vê. Fé, ela própria, é a garantia. Fé, ela própria, é a evidência. Fé age como a prova em convencer-nos da verdade para a qual não há outra prova.

Uma vez que entendemos matemática básica, crer que 1+1=2 não é de fato uma escolha. Uma vez que isto é entendido, não pode ser rejeitado. A evidência proíbe. Crer ou não crer não é volicional. A evidência, e não a nossa vontade, nos move a assentir com a verdade.

Fé é como opinião, em que não temos evidência movendo nossa fé para manter uma convicção. Em vez disso, optamos por fazer assim, voluntariamente. Em contraste com o exemplo matemático em que a evidência move nossa mente a adotar uma convicção, nossa vontade move a mente a manter tal convicção. Fé difere de opinião no que fé é a substância da certeza. Fé, ela mesma, nos causa a aceitar a verdade.

Então fé é um dom de Deus, no qual Ele move nossas vontades a assentir com a verdade do Evangelho, para a qual não há outra prova. Ele inicia nossa vontade em direção a crer na verdade, e enquanto não resistirmos à Sua graça, Ele nos leva até a pleno assentimento com a verdade do Evangelho.

Como um exemplo, digamos que um cão esteja preso numa casa, inconsciente e a casa em chamas. Um pedregulho cai no cão e quebra suas pernas. O cão certamente morrerá. Um homem corre até a casa e acorda o cão. O cão fica apavorado, mas não sabe como escapar. O homem mostra ao cão a saída, mas o cão não pode segui-la por causa das pernas quebradas. O homem pega o cão e corre para um lugar seguro.

Se o cão tivesse mordido o homem enquanto ele corria para fora, o homem poderia ter abandonado o cão e tal cão morreria. Mas se o cão não resiste, ainda assim não diremos que o cão se salvou por si mesmo.

Do mesmo modo Deus leva nossas vontades a assentir com a verdade do Evangelho.

Resposta às Objeções Calvinistas

Baseados nessa passagem, três argumentos a favor da eleição incondicional têm sido afirmados:

  • Argumento 1: Ele nos escolheu para sermos santos, não porque somos santos
  • Argumento 2: A escolha ocorreu antes da fundação do mundo e não no momento em que os indivíduos vieram à fé
  • Argumento 3: Nenhuma razão a mais foi dada além do beneplácito de Sua vontade

A visão calvinista se divide em duas variedades principais. A primeira, chamada supra-lapsária, afirma que Deus predestinou alguns para glória, outros para destruição antes de considerar o homem como caído ou em Cristo. O segundo, a visão infra-lapsária afirma que Deus predestinou alguns para vida eterna e passou ao largo pelo restante após considerar o homem como caído e em pecado.

O primeiro argumento não favorece a posição supra-lapsária (humanidade pré-queda). De fato ele se opõe a ela. Aqueles que foram predestinados eram impios. Eram pecadores. Mas Adão, antes de cair não era pecador necessitando de graça salvífica. O verso 6 afirma que predestinação é para o louvor e glória de Sua graça. A graça é dada para os pecadores, então uma referência à graça aqui parece considerar o homem numa condição caída. Ademais, a passagem afirma que nós somos feitos aceitos em Cristo, mas primeiro devemos ser considerados rejeitados devido ao pecado. Esta é evidência de que Deus considera o homem como pecador antes da predestinação.

A posição infra-lapsária (humanidade pós-queda) não tem este problema. Elas concordam que os homens são considerados como pecadores quando são predestinados para salvação. O erro é não que a eleição é feita antes dos indivíduos crerem, mas que a eleição se relaciona a indivíduos e não o grupo. Também a eleição é em Cristo, não para união com Cristo.

Verso 4 descreve os indivíduos como "nEle" mas apenas crentes são unidos a Cristo. Porque Cristo é a fundação da salvação, ninguém pode ser predestinado à salvação à parte da união com Cristo.

Ademais, o "nós" do verso 1 e "os fiéis em Cristo Jesus". Versos 13 e 23 indicam que a referência é a um grupo e não indivíduos.Nos versos 22 e 23 aqueles que estão "nEle" são noemados a Igreja, mas a Igreja é um grupo de crentes e não "indivíduos sem serem considerados crentes". No verso 13 apenas após crer os gentios se juntaram aos judeus que primeiro creram e foram oficialmente adicionados ao grupo pelo Santo espírito que os selara.

Paulo está afirmando que Deus desde antes da fundação do mundo escolheu salvar crentes mediante Cristo e predestiná-los ao Paraíso. Basicamente, esta é a formulação do Evangelho antes da fundação do mundo. Deus não teve de escolher salvar ninguém afinal. Crentes não obtém sua salvação mediante a fé. Deus, pelo beneplácito de sua vontade graciosamente escolheu salvar crentes.

Conclusão

Efésios 1 ensina que Deus desde antes da fundação do mundo escolheu salvar crentes mediante Cristo e predestiná-los ao Paraíso. Deus não aceita pecadores nem escolhe alguém para vida eterna exceto em e por causa de Cristo. "Assim como nos escolheu nele", verso 4; "pela qual nos agraciou no seu Amado", verso 6. Isto demonstra que a condição do homem antes da eleição era caído e necessitado de graça salvífica. Esta graça é em Cristo e providenciada mediante fé, que nos une a Ele.

META

Footnotes:

1

Algumas pessoas objetam que a fé propriamente não é o dom aqui, notando o gênero dela e de fé sendo diferentes no grego. Eles preferem entender a salvação ou a economia da salvação mediante a fé como o dom. O grego é inconclusivo e pode ser lido de qualquer dessas maneiras. Apesar de eu preferir o entendimento de que fé é um dom, qualquer das leituras é permissível. Mas o conceito de que precisamos da graça de Deus para crer é claro a partir de muitas passagens da Escritura, tais como Jo 15:5, At 18:27 e 2Tm 2:25.

Created: 2022-04-08 Fri 22:19

Validate